Sobre a Revista

A revista Libertas, criada em 2001, é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é estimular o intercâmbio da produção intelectual, de conteúdo crítico, produzida a partir de pesquisas empíricas e teóricas, no âmbito brasileiro e internacional, sobre temas atuais e relevantes da área do Serviço Social e das Ciências Sociais e Humanas, com as quais mantém interlocução.

Notícias

Chamada para o Dossiê Temático da Libertas 25-2 (jul/dez) de 2025.

2025-03-27

Tema: Fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social.
Publicação: dezembro de 2025.

A revista Libertas está recebendo artigos sobre os fundamentos históricos, teórico-metodológicos e ético-políticos do Serviço Social no Brasil e em outros países. No âmbito desta temática estão incluídos os estudos e pesquisas que tratam das dimensões teórico-metodológicas, ético-políticas e técnico-operativas do Serviço Social. Agrega-se ainda, o recebimento de produções que abordam as demandas e perfis dos sujeitos que utilizam os serviços sociais; as relações estabelecidas entre assistentes sociais e as lutas/movimentos sociais na mediação com as políticas sociais; e as formas de organização profissional do Serviço Social.

As submissões devem ser realizadas até: 31 de julho de 2025.

Lembramos que os artigos de temas variados, desde que se relacionem ao escopo da revista, podem ser submetidos a qualquer momento, para a seção Tema Livre.

Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê Temático da Libertas 25-2 (jul/dez) de 2025.

Edição Atual

v. 24 n. 2 (2024): Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/dez, 2024)
					Visualizar v. 24 n. 2 (2024): Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/dez, 2024)

A crise estrutural do capital vem se apresentando através de seus múltiplos aspectos – as chamadas crises ambiental e climática, crise urbana, energética etc. – evidenciando a destrutividade do capital sobre todas as dimensões da vida, sobretudo a da classe trabalhadora e a dos povos na periferia do capitalismo. Diante disso, torna-se urgente e indispensável dar visibilidade às alternativas em construção através das mais diversas iniciativas – sejam elas desenvolvidas no campo ou na cidade, em qualquer área do conhecimento – que apontem para a criação de novas sociabilidades e novos horizontes civilizatórios. Neste sentido, o dossiê Crise civilizatória, alternativas em construção e Serviço Social impulsionou o debate e a análise acerca do crítico momento histórico em que vivemos, visibilizando algumas alternativas que estão sendo construídas e as contribuições do Serviço Social nesse processo.

 

Edição completa (PDF)             Edição completa (HTML)

Capa e contra capa                   Expediente e sumário

Editorial

 

Artigos – Dossiê Temático:

Artigos – Tema Livre:

Entrevista: Fundamentos do Serviço Social e formação profissional: Entrevista com Maria Carmelita Yazbek - Entrevistadora: Thaisa Teixeira Closs.

Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Capa e contracapa

Expediente

Editorial

Artigos - Dossiê temático

Artigos - Tema livre

Ver Todas as Edições