
Sobre a Revista
A revista Libertas, criada em 2001, é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é estimular o intercâmbio da produção intelectual, de conteúdo crítico, produzida a partir de pesquisas empíricas e teóricas, no âmbito brasileiro e internacional, sobre temas atuais e relevantes da área do Serviço Social e das Ciências Sociais e Humanas, com as quais mantém interlocução.
Qualis A3 na área de Serviço Social.
Edição Atual

A Libertas 25-1 traz, no dossiê Realidade Brasileira e Serviço Social, artigos que versam sobre os fundamentos da formação social brasileira, seus dilemas e impactos na conformação da sociedade contemporânea. Tratam-se de pesquisas oriundas da área de Ciências Humanas e Sociais, e, sobretudo da área de Serviço Social, na qual tais estudos têm logrado espaço e visibilidade. Apresentamos textos que visam entender a particularidade da formação social brasileira, as implicações e/ou relações dessa formação no mundo do trabalho, nas relações de gênero, sexualidade, raça/etnia, como também nas questões agrária, urbana e ambiental. O estudo da realidade brasileira impacta e contribui para a compreensão das particularidades da questão social, na conformação das lutas, dos direitos e das políticas sociais no país, temas complexos e imprescindíveis para a área de Serviço Social.
Edição completa (PDF) Edição completa (HTML)
Capa e contracapa Expediente e sumário Editorial
Artigos – Dossiê Temático:
- Ofensiva da direita, crise da democracia e ameaças às conquistas civilizatórias - Ana Elizabete Fiuza Simões da Mota.
- Da espontaneidade à direção consciente: a potencialidade das lutas sociais na realidade brasileira - Ivete Simionatto, Edinaura Luza, Fabiana Luiza Negri, Raví Calseverini de Toledo.
- Burguesia dependente e crise de hegemonia no Brasil - Isabela Ramos Ribeiro.
- Neoliberalismo: da direita à esquerda na política brasileira - Daniel Carvalho Silva.
- A função mistificadora do Produto Interno Bruto brasileiro e o aumento da taxa de mais-valor - Artur Bispo dos Santos Neto.
- Escravidão e construção do Estado Nacional: implicações sobre a generalização do trabalho assalariado no Brasil - Alcione Ferreira da Silva.
- Particularidades do capitalismo no Brasil: superexploração da força de trabalho, racismo e mito da democracia racial no capitalismo dependente - Lívia Cintra Berdu, Flávia Saragiotto Magalhães do Valle.
- A superação do obstáculo epistemológico: método e ambiguidade - Erykah Rodrigues dos Santos Iturriet, Rafael Cardiano.
- Formação das sociedades angolana e brasileira: dominação e resistências dos povos originários - Boás dos Santos, Edna Maria Goulart Joazeiro.
- Capitalismo dependente e questão social: apontamentos sobre eugenia e serviço social - Larisse Miranda de Brito.
- A ofensiva conservadora ao pensamento de Antonio Gramsci e o Serviço Social brasileiro - Eliana Andrade da Silva.
- Gestão social no Brasil de 1988 a 2021 - Maria Suelen Santos, Mariana de Ávila Santos.
- Proteção social na realidade brasileira: a assistência social em questão - Ana Carolyna Ribeiro Sales, Vera Núbia Santos, Maria da Conceição Vasconcelos Gonçalves.
- A questão ambiental e destrutividade capitalista: o desastre ambiental no Rio Grande do Sul - Letícia Soares Nunes, Paula Algeri Roithmann.
- Reassentamento involuntário e desenvolvimento urbano em Belém – Pará - Gizele Cristina Carvalho dos Santos, Hisakhana Pahoona Corbin.
- Desigualdade no acesso ao saneamento básico no Brasil: questão social e a dimensão de gênero - Isabel Jardin do Nascimento Andrade.
- Atualidade do pensamento educacional de Florestan Fernandes - Raí Vieira Soares.
Artigos – Tema Livre:
- A recepção do direito à centralização de capital no contexto da produção do espaço urbano - Murilo Amadio Cipollone.
- Educação e trabalho: considerações sobre o processo de formação humana - Luiz Carlos de Souza Junior.
- As implicações da organização do trabalho para a interprofissionalidade na saúde mental - Karina Faustino de Carvalho Tetéo, Edla Hoffmann.
- O invisível salta aos olhos: saúde mental e residência multiprofissional no Hemorio - Bruna Alves da Motta, Keiza da Conceição Nunes, Ingrid de Assis Camilo Cabral.
- Judicialização da saúde pública e trabalho profissional: de estratégia a fluxo institucional - Clara Stephanie Andrade Pereira.
- Do chão à tela: dimensões da proteção social de jovens na pandemia de covid-19 - Bruna Carolina Silva dos Reis, Sônia Regina Nozabielli, Júlia Bezerra Nunes do Amaral, Patrícia Leme de Oliveira Borba.
- As teses do VI CBAS de 1989 nas trincheiras da luta antirracista do serviço social brasileirolegado e atualidade - André Henrique Mello Correa.
Entrevista: Filha de Xica Manicongo: entrevista com Adriana Lohanna dos Santos - Entrevistador: Samuel Francisco Rabelo.
Tradução: Considerações sobre o conceito gramsciano de "classes subalternas" - Massimo Modonesi.
Tradução por: Ana Lívia Adriano, Emilie Faedo Della Giustina.