Sobre a Revista

A revista Libertas, criada em 2001, é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é estimular o intercâmbio da produção intelectual, de conteúdo crítico, produzida a partir de pesquisas empíricas e teóricas, no âmbito brasileiro e internacional, sobre temas atuais e relevantes da área do Serviço Social e das Ciências Sociais e Humanas, com as quais mantém interlocução.

Notícias

Chamada para o Dossiê Temático da Libertas 25-1 (jan/jun) de 2025.

2024-11-22

Tema: Realidade brasileira e Serviço Social

A revista Libertas está recebendo artigos que versam sobre os fundamentos da formação social brasileira, seus dilemas, impactos na conformação da sociedade contemporânea. Para tal, deve-se considerar as contribuições acerca de diferentes temas que perpassam a realidade brasileira, tais como as classes sociais e suas formas de organização; a relação Estado e sociedade; a cultura; a especificidade do desenvolvimento capitalista; o Povo e a Nação. Bem como interessa-nos estudos que visam entender as implicações e/ou relações dessa formação social no mundo do trabalho; nas relações de gênero, sexualidade, raça/etnia; nas questões agrária, urbana e ambiental. Receberemos também elaborações acerca das contribuições dos autores clássicos e contemporâneos do pensamento social crítico brasileiro, além de formulações e experiências de como o estudo da realidade brasileira impacta e contribui para o Serviço Social, sua trajetória histórica, o trabalho profissional e a formação profissional; no estudo das particularidades da questão social no Brasil; na conformação das lutas sociais, dos direitos e das políticas sociais no país.

As submissões devem ser feitas até 09 de março de 2025.

Lembramos que os artigos de temas variados, desde que se relacionem ao escopo da revista, podem ser submetidos a qualquer momento, para a seção Tema Livre.

Saiba mais sobre Chamada para o Dossiê Temático da Libertas 25-1 (jan/jun) de 2025.

Edição Atual

v. 24 n. 2 (2024): Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/dez, 2024)
					Visualizar v. 24 n. 2 (2024): Libertas - ISSN: 1980-8518 (jul/dez, 2024)

A crise estrutural do capital vem se apresentando através de seus múltiplos aspectos – as chamadas crises ambiental e climática, crise urbana, energética etc. – evidenciando a destrutividade do capital sobre todas as dimensões da vida, sobretudo a da classe trabalhadora e a dos povos na periferia do capitalismo. Diante disso, torna-se urgente e indispensável dar visibilidade às alternativas em construção através das mais diversas iniciativas – sejam elas desenvolvidas no campo ou na cidade, em qualquer área do conhecimento – que apontem para a criação de novas sociabilidades e novos horizontes civilizatórios. Neste sentido, o dossiê Crise civilizatória, alternativas em construção e Serviço Social impulsionou o debate e a análise acerca do crítico momento histórico em que vivemos, visibilizando algumas alternativas que estão sendo construídas e as contribuições do Serviço Social nesse processo.

 

Edição completa (PDF)             Edição completa (HTML)

Capa e contra capa                   Expediente e sumário

Editorial

 

Artigos – Dossiê Temático:

Artigos – Tema Livre:

Entrevista: Fundamentos do Serviço Social e formação profissional: Entrevista com Maria Carmelita Yazbek - Entrevistadora: Thaisa Teixeira Closs.

Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Capa e contracapa

Expediente

Editorial

Artigos - Dossiê temático

Artigos - Tema livre

Ver Todas as Edições