Elementos para pensar o trabalho profissional de assistentes sociais pela perspectiva da totalidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.49629

Palavras-chave:

Serviço Social, Trabalho profissional, Totalidade social, Objetivos profissionais, Praticismo

Resumo

Este artigo é resultado de trajetória profissional e acadêmica de docentes da área da formação e do trabalho profissional em Serviço Social. A partir de uma revisão bibliográfica, objetiva-se contribuir, à luz da totalidade social, com as discussões sobre a problemática do trabalho profissional, destacando a compreensão das políticas sociais como campo mediador do trabalho de assistentes sociais e a necessária distinção e mediação entre objetivos das políticas sociais e objetivos profissionais; e o enfrentamento do traço praticista que desemboca na forma de compreender o trabalho e planejar as ações profissionais. Para tanto, é necessária, não exclusivamente, uma postura dialógica, educativa e de formação permanente. Esse enfrentamento não será obra individual e requer o fortalecimento dos debates coletivos, da reorganização política da categoria profissional e de intenso processo de qualificação profissional.

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Biografia do Autor

Lorena Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social.  Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Doutora em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. Realizaou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Unesp-Franca/SP.  Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a formação profissional em Serviço Social no Brasil (GEPFOR). Presidenta do Sindiprol/Aduel- Seção Sindical do Andes-SN.

Melissa Ferreira Portes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Professora Associada do Departamento de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL-PR). Doutora em Serviço Social e Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da UEL. Realizou pesquisa de pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo sobre formação e trabalho profissional (GEFORT).

Evelyn Secco Faquin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Assistente Social. Doutora pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático