O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

O encaminhamento de trabalhos à Revista Libertas implicará aceitação das seguintes condições:

 

  1. O artigo deve ser original e inédito. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos já publicados, desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor, pela autora, e pelo Conselho Editorial do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.

 

  1. No momento de encaminhar o artigo, os autores, as autoras deverão enviar a Carta de Encaminhamento, a Declaração de Responsabilidade e a Transferência de Direitos Autoraisdevidamente assinados.

 

  1. Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiência, que envolverem sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverão ser claramente descritos no artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revisada em 1983). Os trabalhos de autores, autoras, brasileiros, brasileiras, deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10/10/96 e n. 251, de 07/08/97, e apresentar o parecer do Comitê de Ética da instituição de origem do(s) autor(es), da(s) autora(s).

 

  1. O limite do número de autores, autoras para artigos com resultados de pesquisas aplicadas, é limitada a 3 (três). Para os artigos com resultados de pesquisas teóricas, este número é limitado a 2 (dois). Acima destes números, os nomes devem ser listados nas notas finais, com a indicação de sua participação na pesquisa. Para ensaios, resenhas, entrevistas e adaptações de palestras, o número de autores limita-se a 1 (um).

 

  1. A Revista Libertas publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês 

 

  1. Todos os direitos editoriais são reservados à Revista LibertasNenhuma parte das publicações pode ser reproduzida, estocada por qualquer sistema ou transmitida por quaisquer meios ou formas existentes ou que venham a ser criados, sem prévia permissão por escrito da Comissão Editorial, ou sem constar o crédito de referência, de acordo com as leis de direitos autorais vigentes no Brasil.

 

  1. As opiniões emitidas nos trabalhos, assim como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade dos autores, das autoras, não refletindo, necessariamente, o posicionamento da Comissão Editorial.

 

  1. Os autores devem responsabilizar-se pela revisão das normas ortográficas, gramaticais e da ABNT.

 

Normas para submissão

 

As submissões de artigos à Revista Libertas devem obedecer as seguintes normas:

 

1. Formato geral de apresentação dos artigos

O arquivo com o artigo, em Word. deve ter no mínimo 12 laudas e, no máximo, 25 laudas, com 25 linhas.  O corpo do artigo deve ser redigido em letra tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5; todas as margens iguais a 2,5 cm.  O limite máximo de laudas considera o título, o resumo, o abstract, o texto, as ilustrações (figuras, planilhas e quadros) e a bibliografia.

Dados dos autores, autoras

Os  seguintes dados dos autores, das autoras, devem ser omitidos das páginas do artigo e encaminhados em arquivo separado, também em Word:  nome do(s) autor(es)titulação; atual atividade profissional exercida;  instituição na qual atuam profissionalmente; número de telefone e e-mail.

Citações

As citações diretas de até três linhas, devem permanecer no corpo do texto e estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com espaço entre linhas simples, sem aspas e com fonte tamanho 11. Ao final da citação, deve ser feita, entre parêntesis, a referência ao autor, em letras maiúsculas, com ano e número da página da publicação consultada. Ex: (BRITO, 2015:122).

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser marcadas com número no alto, à direita da palavra e colocadas no final do artigo, com fonte tamanho 10.

 

2. Apresentação da primeira página:

A primeira página deve apresentar, nessa sequência:

Título: conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho. Não deve conter abreviaturas. Deve ser redigido em fonte Times New Roman, negrito, tamanho 22; espaço entre linhas simples; apenas a primeira palavra iniciada com letra maiúscula e as demais palavras com letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

(Ex:  Serviço Social e formas de gestão da questão social em pequenos municípios: um estudo na Zona da Mata Mineira).

Resumo: deve ter até 10 linhas,  em que fiquem claros a síntese dos propósitos, métodos empregados e principais conclusões. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples.

Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5. Devem ser apresentadas em Times New Roman, tamanho 11, separadas por ponto e virgula, com todas as palavras em letras minúsculas, exceto os nomes próprios que devem ter inicial com letra maiúscula.

Ex: questão social; serviço social; politica social; Zona da Mata Mineira

Titulo em inglês: versão do titulo em inglês. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, negrito, tamanho 14, apenas a primeira palavra iniciada com letra maiúscula e as demais palavras com letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

Abstract: versão do resumo em inglês. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples.

Keywords: palavras-chave em inglês. Devem ser apresentadas em Times New Roman, tamanho 11, separadas por ponto e virgula, com todas as palavras em letras minúsculas, exceto os nomes próprios que devem ter inicial com letra maiúscula.

 

 3. Estrutura do corpo do artigo:

Para o corpo do artigo, recomenda-se a seguinte estrutura, sem numeração: introdução; itens e subitens relativos ao  desenvolvimento do texto; considerações finais e referências bibliográficas.

Os subtítulos, relativos aos itens internos ao artigo, devem ser apresentados  sem numeração, em negrito, tamanho 14; apenas a primeira palavra iniciada por maiúsculas e as demais palavras em letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

Obs.: Não se incluem, nesse formato, as resenhas, entrevistas, relatos de pesquisas e traduções. Nesses casos, verificar o link politicas de seção.

 

4. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser relacionadas no final do texto e apresentadas segundo as normas da ABNT. Exemplos:

Livros: 

AUTOR. Título do livro. Local (cidade) da edição: editora, ano da edição.

Ex: BRITO, C. D. Questão social e periferia urbana. Belo Horizonte: Editora Domus, 2015.

Artigos em periódicos impressos: 

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial e final do artigo, abreviatura dos meses da publicação, ano.

Ex: SILVA, L.TIncerteza política, crise econômica e tendências de cortes de verbas para a assistência social na atualidade.  Revista Século XXI, Vitória, vol. 16, n.2, p. 124-138, ago./dez. 2016.

Artigos em periódicos on-line:

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação, local (cidade), volume, número do fascículo, página inicial e final, mês, ano. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data.

Ex: PEREIRA, B. Gestão da pobreza e crise. Revista Em Tempo, Porto Alegre, vol.6, n.1, p. 46-59, jan./jul. 2014. Disponível em <http:www.ufrgs.edu.br>. Acesso em: 12 de julho de 2016.

______________________________________________
Formulário para pareceristas

 

______________________________________________
Formulários para autores:

Declaração de responsabilidade

Termo de responsabilidade

Tranferência de direitos autorais

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.