Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A revista Libertas não cobra custos de publicação de artigos.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Declaro que inclui os dados dos autores, no sistema e em arquivo específico, conforme o item 4 das Diretrizes para Autores,
  • Declaro estar ciente de que as informações relativas aos metadados dos autores é de minha inteira responsabilidade.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página INFORMAÇÕES.
  • Declaro que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra.
  • Declaro estar ciente do insterstício mínimo de dois anos entre publicações de um mesmo autor (salvo quando convidado) estabelecido pela revista.
  • O manuscrito está rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
  • O manuscrito está de acordo com as normas técnicas atuais da ABNT e em suas referências constam apenas as obras citadas no corpo do texto.
  • Declaro estar ciente de que o aceite e a publicação do artigo podem estar condicionados à apresentação de um parecer técnico de um revisor qualificado de língua portuguesa e/ou de normas da ABNT, caso seja solicitado pela Comissão Editorial da Libertas.
  • Declaro que o artigo não possui em qualquer parte de seu material plágio total ou parcial.
  • A identificação de autoria não está em nenhuma parte do corpo do trabalho e foi removida das propriedades do documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares.
  • Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Libertas.
  • Declaro conhecer que os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Que a revista Libertas adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Diretrizes para Autores

A revista Libertas não cobra custos de publicação de artigos

O encaminhamento de trabalhos à Revista Libertas implicará aceitação das seguintes condições:

1. O artigo deve ser original e inédito. Excepcionalmente, serão aceitos trabalhos já publicados, desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor, pela autora, e pelo Conselho Editorial do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.

2. No momento de encaminhar o artigo, os autores, as autoras deverão concordar com a política de direito autoral adotada pela revista. Segue descrição abaixo:

Declaração de direitos autorais

Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública. A Revista adotou a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Esta licença permite copiar, distribuir e reproduzir em qualquer meio, bem como adaptar, transformar e criar a partir deste material, desde que para fins não comerciais e que seja fornecido o devido crédito aos autores e a fonte, inserido um link para a Licença Creative Commons e indicado se mudanças foram feitas. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou um capítulo de livro).

2.1 - O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.

2.2 - O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo

3. Todos os trabalhos resultantes de pesquisa, ou relato de experiência, que envolverem sujeitos humanos terão sua publicação condicionada ao cumprimento dos princípios éticos, que deverão ser claramente descritos no artigo. Deverão indicar se os procedimentos respeitaram o constante na Declaração de Helsinki (1975, revisada em 1983). Os trabalhos de autores, autoras, brasileiros, brasileiras, deverão, ainda, indicar respeito às Resoluções do Conselho Nacional de Saúde n. 196, de 10/10/96 e n. 251, de 07/08/97, e apresentar o parecer do Comitê de Ética da instituição de origem do(s) autor(es), da(s) autora(s).

4. O limite do número de autores para artigos com resultados de pesquisas aplicadas e artigos com resultados de pesquisas teóricas é limitada a 5 (cinco). Acima disso, os nomes devem ser listados nas notas finais (que devem ser indicadas no arquivo de dados autorais), com a indicação de sua participação na pesquisa. Para ensaios, resenhas, entrevistas e adaptações de palestras, o número de autores limita-se a 1 (um).

Atenção: TODOS OS AUTORES DEVEM PREENCHER O CAMPO COM OS RESPECTIVOS DADOS CURRICULARES NO CAMPO DESTINADO AO CADASTRO DE AUTORES. Os dados devem ser anexados em documento a parte e enviado pelo sistema, como documento anexo: "Dados Autorais".

5. A revista Libertas estipula o intervalo mínimo de dois anos entre artigos publicados de um mesmo autor, salvo  quando convidado.

6. A revista Libertas publica trabalhos nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. 

7. As opiniões emitidas nos trabalhos, assim como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências, são de exclusiva responsabilidade dos autores, das autoras, não refletindo, necessariamente, o posicionamento da Comissão Editorial.

8. Os autores devem responsabilizar-se pela revisão das normas ortográficas, gramaticais e da ABNT.

9. Dois documentos deverão ser OBRIGATORIAMENTE ANEXADOS à plataforma no ato da submissão:

- O ARTIGO - totalmente desprovido de quaisquer elementos que possam identificar o autor (conforme descrito nas Normas de Submissão, apresentadas em seguida).

 - Os DADOS AUTORAIS - devem ser enviados em um arquivo Word, separado do artigo, contendo:

1) Nome completo; titulação e instituição na qual a obteve; atual atividade profissional exercida; instituição na qual atua profissionalmente; ORCID, caso possua; número de telefone e e-mail. Algumas dessas informações irão constar no texto descritivo da biografia do(s) autor(es) e o seu correto envio é imprescindível para a submissão do artigo. Como orientação, sugerimos a consulta de um de nossos artigos publicados, observando-se as informações contidas no *,  referentes ao(s) autor(es).

Exemplo: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas/article/view/39548/25270

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO

As submissões de artigos à Revista Libertas devem obedecer as seguintes normas:

 

1. Formato geral de apresentação dos artigos

O arquivo com o artigo, em Word deve ter no mínimo 12 laudas e, no máximo, 25 laudas, com 25 linhas.  O corpo do artigo deve ser redigido em letra tipo Times New Roman, tamanho 12 e espaço entre linhas de 1,5; todas as margens iguais a 2,5 cm.  O limite máximo de laudas considera o título, o resumo, o abstract, o texto, as ilustrações (figuras, planilhas e quadros) e a bibliografia.

Dados dos autores, autoras

Os  seguintes dados dos autores, das autoras, devem ser omitidos das páginas do artigo e encaminhados em arquivo separado, também em Word: nome completo; titulação e instituição na qual a obteve; atual atividade profissional exercida; instituição na qual atua profissionalmente; ORCID, caso possua; número de telefone e e-mail.

Advertimos para a necessidade de retirar a identificação de autoria automaticamente inserida no documento pelo programa Word. Para proceder a retirada deve-se seguir os seguintes passos: 1- clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo; 2- clicar o menu "propriedades"; 3- em seguida, acessar a opção "detalhes"; 4- No campo inferior, clicar em "Remover Propriedades e Informações Pessoais"; 5- marcar a opção: "Criar cópia com todas as propriedades possíveis removidas". O Word criará uma cópia do arquivo sem as informações pessoais.

Citações

As citações diretas de até três linhas, devem permanecer no corpo do texto e estar contidas entre aspas duplas. As citações diretas com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com espaço entre linhas simples, sem aspas e com fonte tamanho 11. Ao final da citação, deve ser feita, entre parêntesis, a referência ao autor, com a primeira letra maiúscula e as demais em minúsculas, com ano e número da página da publicação consultada. Ex: (Brito, 2015, p. 122). (Conforme ABNT - NBR 10520/2023)

Notas de rodapé

As notas de rodapé devem ser marcadas com número no alto (algarismos arábicos), à direita da palavra, com fonte tamanho 10.

 

2. Apresentação da primeira página:

A primeira página deve apresentar, nessa sequência:

Título: conciso e explicativo, representando o conteúdo do trabalho, com no máximo 90 caracteres (incluindo espaços). Não deve conter abreviaturas. Deve ser redigido em fonte Times New Roman, negrito, tamanho 22; espaço entre linhas simples; apenas a primeira palavra iniciada com letra maiúscula e as demais palavras com letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

(Ex:  Serviço Social e formas de gestão da questão social em pequenos municípios: um estudo na Zona da Mata Mineira).

Resumo: deve ter até 1000 toques (incluindo os espaços),  em que fiquem claros a síntese dos propósitos, métodos empregados e principais conclusões. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples.

Palavras-chave: mínimo de 3 e máximo de 5. Devem ser apresentadas em Times New Roman, tamanho 11, separadas por ponto e virgula. A primeira letra de cada palavra-chave deve ser maiúscula, mesmo que seja composta por mais de uma palavra, exceto os nomes próprios que devem ter inicial com letra maiúscula. Não colocar todas as letras em maiúsculo.

Ex: Questão social; Politica social; Zona da Mata Mineira.

Titulo em inglês: versão do titulo em inglês. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, negrito, tamanho 14, apenas a primeira palavra iniciada com letra maiúscula e as demais palavras com letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

Abstract: versão do resumo em inglês. Deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaço entre linhas simples.

Keywords: palavras-chave em inglês. Devem ser apresentadas em Times New Roman, tamanho 11, separadas por ponto e virgula, com todas as palavras em letras minúsculas, exceto os nomes próprios que devem ter inicial com letra maiúscula.

 

 3. Estrutura do corpo do artigo:

Para o corpo do artigo, recomenda-se a seguinte estrutura, sem numeração: introdução; itens e subitens relativos ao  desenvolvimento do texto; considerações finais e referências bibliográficas.

Os subtítulos, relativos aos itens internos ao artigo, devem ser apresentados  sem numeração, em negrito, tamanho 14; apenas a primeira palavra iniciada por maiúsculas e as demais palavras em letras minúsculas, exceto nomes próprios que devem ser redigidos com inicial maiúscula.

Obs.: Não se incluem, nesse formato, as resenhas, entrevistas, relatos de pesquisas e traduções. Nesses casos, verificar o link politicas de seção.

 

4. Referências bibliográficas

As referências bibliográficas devem ser relacionadas no final do texto e apresentadas segundo as normas da ABNT. Exemplos:

Livros: 

AUTOR. Título do livro. Local (cidade) da edição: editora, ano da edição.

Ex: BRITO, C. D. Questão social e periferia urbana. Belo Horizonte: Editora Domus, 2015.

Artigos em periódicos impressos: 

AUTOR. Título do artigo. Título do periódico, local de publicação, número do volume, número do fascículo, número da página inicial e final do artigo, abreviatura dos meses da publicação, ano.

Ex: SILVA, L.TIncerteza política, crise econômica e tendências de cortes de verbas para a assistência social na atualidade.  Revista Século XXI, Vitória, vol. 16, n.2, p. 124-138, ago./dez. 2016.

Artigos em periódicos on-line:

AUTOR. Título do artigo. Título da publicação, local (cidade), volume, número do fascículo, página inicial e final, mês, ano. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data.

Ex: PEREIRA, B. Gestão da pobreza e crise. Revista Em Tempo, Porto Alegre, vol.6, n.1, p. 46-59, jan./jul. 2014. Disponível em <http:www.ufrgs.edu.br>. Acesso em: 12 de julho de 2016.

______________________________________________
Formulário para pareceristas

Atenção: O download do formulário para pareceristas deverá ser feito pelos navegadores Edge, Mozila Firefox, Safari ou Internet Explorer. O Google Chrome não está apto.

______________________________________________

Artigos - Tema livre

Artigos inéditos produzidos a partir do resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, bem como, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais. O artigo deverá apresentar, no mínimo 12 laudas e, no máximo, 25 laudas com 25 linhas.

Entrevista

Com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas.

Tradução dos Clássicos

Seção destinada à tradução de textos clássicos, de autores consagrados nas áres da filosofia e das ciências humanas em geral.

Tradução

Traduções, para o português, de artigos relevantes na área de pesquisa empírica ou teórica. O texto traduzido não deve ultrapassar 25 laudas com 25 linhas.

Resenha

Análise crítica de livro publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas. O autor, a autora, deve anexar, como documento suplementar, uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.

Relatos de experiências

com no máximo 25 laudas com 25 linhas

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.