Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A revista Libertas não cobra custos de publicação de artigos.
- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- Declaro que inclui os dados dos autores, no sistema e em arquivo específico, conforme o item 4 das Diretrizes para Autores,
- Declaro estar ciente de que as informações relativas aos metadados dos autores é de minha inteira responsabilidade.
- URLs para as referências foram informadas quando possível.
- O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página INFORMAÇÕES.
- Declaro que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra.
- Declaro estar ciente do insterstício mínimo de dois anos entre publicações de um mesmo autor (salvo quando convidado) estabelecido pela revista.
- O manuscrito está rigorosamente revisado, conforme as normas gramaticais vigentes.
- O manuscrito está de acordo com as normas técnicas atuais da ABNT e em suas referências constam apenas as obras citadas no corpo do texto.
- Declaro estar ciente de que o aceite e a publicação do artigo podem estar condicionados à apresentação de um parecer técnico de um revisor qualificado de língua portuguesa e/ou de normas da ABNT, caso seja solicitado pela Comissão Editorial da Libertas.
- Declaro que o artigo não possui em qualquer parte de seu material plágio total ou parcial.
- A identificação de autoria não está em nenhuma parte do corpo do trabalho e foi removida das propriedades do documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista para avaliação por pares.
- Declaro ter ciência que durante a edição o manuscrito será adaptado ao projeto e formato editorial da Libertas.
- Declaro conhecer que os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Que a revista Libertas adota a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Artigos - Tema livre
Artigos inéditos produzidos a partir do resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, bem como, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais. O artigo deverá apresentar, no mínimo 12 laudas e, no máximo, 25 laudas com 25 linhas.
Entrevista
Com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas.
Tradução dos Clássicos
Seção destinada à tradução de textos clássicos, de autores consagrados nas áres da filosofia e das ciências humanas em geral.
Tradução
Traduções, para o português, de artigos relevantes na área de pesquisa empírica ou teórica. O texto traduzido não deve ultrapassar 25 laudas com 25 linhas.
Resenha
Análise crítica de livro publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas. O autor, a autora, deve anexar, como documento suplementar, uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.
Relatos de experiências
com no máximo 25 laudas com 25 linhas
Dossiê: Realidade brasileira e Serviço Social
A revista Libertas está recebendo artigos que versam sobre os fundamentos da formação social brasileira, seus dilemas, impactos na conformação da sociedade contemporânea. Para tal, deve-se considerar as contribuições acerca de diferentes temas que perpassam a realidade brasileira, tais como as classes sociais e suas formas de organização; a relação Estado e sociedade; a cultura; a especificidade do desenvolvimento capitalista; o Povo e a Nação. Bem como interessa-nos estudos que visam entender as implicações e/ou relações dessa formação social no mundo do trabalho; nas relações de gênero, sexualidade, raça/etnia; nas questões agrária, urbana e ambiental. Receberemos também elaborações acerca das contribuições dos autores clássicos e contemporâneos do pensamento social crítico brasileiro, além de formulações e experiências de como o estudo da realidade brasileira impacta e contribui para o Serviço Social, sua trajetória histórica, o trabalho profissional e a formação profissional; no estudo das particularidades da questão social no Brasil; na conformação das lutas sociais, dos direitos e das políticas sociais no país.
Declaração de Direito Autoral
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.