Princípios Éticos
Declaração de ética e boas práticas da publicação
A revista Libertas prima sempre pela manutenção dos mais elavados padrões de ética de publicação e adota todas as medidas possíveis contra quaisquer malversações no processo de publicação. A Libertas considera que os princípios recomendados pelo Committee on Publication Ethics – COPE devem orientar os padrões de comportamento de todas as partes envolvidas nas publicações; esses princípios se aplicam, portanto, ao autores, aos editores da revista e aos membros do Conselho Editorial. Para os autores, além das condições incluídas no processo de submissão exige-se:
Questões éticas relacionadas à pesquisa envolvendo seres humanos são de responsabilidade única dos autores.
Todos os trabalhos resultantes de pesquisa ou relatos de experiências que envolvam sujeitos humanos ou informações de acesso restrito deverão informar no texto o número de aprovação em comitê de ética em pesquisa indicando sua observância às resoluções nacionais e internacionais que regulamentem essas questões. O texto que não obedecer essas exigências não será avaliado na Revista e terá sua submissão rejeitada.
Recomenda-se também aos autores, pareceristas e editores, o estudo dos seguintes documentos de diretrizes básicas para a integridade da atividade científica e publicações:
- Declaração de Cingapura sobre Integridade em Pesquisa, 2010;
- Código de Boas Práticas em Pesquisa da FAPESP, 2014;
- Diretivas para a Integridade da Pesquisa do CNPq, 2011;
- Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 510, de 07 de abril de 2016 - Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais