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A educação em saúde na atenção primária e o
papel do assistente social
Health education in primary health care and the role of the social worker
Iza Maria Pereira*
Francisca Felícia Campos Paiva de Lima**
Jean Carlos Dantas de Oliveira ***
Resumo: Este trabalho tem como objetivo
discutir o papel do assistente social na educação
em saúde na atenção primária. A relevância
desse tema reside na necessidade de ampliar a
Abstract: This study aims to examine the role
of the social worker in health education within
primary healthcare. The significance of this
topic lies in the need to broaden the
understanding of the professional's contribution
to fostering collective and democratic practices,
which are essential to ensure user access to
healthcare services, particularly within the
Unified Health System (SUS). The research
adopts a qualitative, exploratory approach,
based on a bibliographical survey. Data analysis
followed the principles of thematic analysis
(Minayo, 2010) and was complemented by a
similarity analysis conducted with the
IRaMuTeQ software, using a corpus derived
from the theoretical section regarding the social
worker’s role in primary healthcare. This
analysis allowed for the identification of key
thematic units and semantic relationships
between terms, further deepening the
understanding of health education strategies.
The findings highlight the importance of social
workers in health education processes, through
the development of strategic actions in primary
healthcare, linked to public policy management,
social control, citizenship, and the enhancement
of SUS.
compreensão sobre
a
contribuição desse
profissional para a promoção de práticas
coletivas e democráticas, fundamentais para
assegurar o acesso dos usuários aos serviços de
saúde, especialmente no SUS. A pesquisa é de
natureza qualitativa, com caráter exploratório,
fundamentada em levantamento bibliográfico. A
análise dos dados seguiu os princípios da análise
temática (Minayo, 2010) e foi complementada
por uma análise de similitude, realizada com o
uso do software IRaMuTeQ, a partir de um
corpus extraído da seção teórica referente à
atuação do assistente social na atenção primária.
Essa etapa permitiu identificar núcleos de
sentido e relações semânticas entre os termos,
contribuindo para aprofundar a compreensão
sobre as estratégias de educação em saúde. Os
resultados evidenciam a relevância do assistente
social nos processos educativos em saúde,
mediante
o
desenvolvimento de ações
estratégicas articuladas na atenção primária,
vinculadas à gestão de políticas públicas, ao
controle social, ao exercício da cidadania e à
qualificação do SUS.
Palavras-chaves: Educação em saúde;
Assistente social; Promoção em saúde; Atenção
primária à saúde.
Keywords: Health education; Social worker;
Health promotion; Primary attention care.
* Universidade Estadual do Ceará. E-mail: iza.pereira@aluno.uece.br
** Centro Universitário de Patos. E-mail: feliciapaiva21@gmail.com
***
Fundação de Amparo e Promoção da Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte. E-mail:
DOI: 10.34019/1980-8518.2025.v25.48434
Esta obra está licenciada sob os termos
Recebido em: 25/04/2025
Aprovado em: 28/07/2025