“Mas é preciso ter força, é preciso ter raça, é preciso ter gana sempre”: entrevista com a Assistente Social Luiza Erundina de Sousa
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.51146Palavras-chave:
Entrevista, Luiza ErundinaDownloads
Referências
ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa, DURIGUETTO, Maria Lúcia. “Serviço Social e lutas sociais: o relato de uma experiência de trabalho profissional na prefeitura municipal de São Paulo (1979-1982)”. Revista Ser Social, Brasília (DF), v. 26, nº 55, de julho a dezembro de 2024.
ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa; DURIGUETTO, Maria Lúcia; BATISTONI, Maria Rosângela “Lutas da classe trabalhadora e sua relação com a organização sindical do Serviço Social na realidade paulistana”. Revista Em Pauta, 23(59), 2025.
CABRA MARCADO PARA MORRER. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: Mapa Filmes / C.P.C. – Centro Popular de Cultura da UNE / MPC – Movimento de Cultura Popular de Pernambuco, 1984. Documentário, 119 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yaOQ2Pyo15w. Acesso em: 10 nov. 2025.
FREIRE. Paulo. Prefácio. In: SOUSA, Erundina Luiza de. Exercício da paixão política. São Paulo: Cortez, 1991.
SOUSA, Erundina Luiza de. Exercício da paixão política. São Paulo: Cortez, 1991.
JULIÃO, Francisco. Que são as Ligas Camponesas? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1962.
MEDEIROS, Leonilde Sérvolo de. História dos movimentos sociais no campo. São Paulo: Editora FASE, 1987.
MEMORIAL DAS LIGAS CAMPONESAS. © 2025. Disponível em: www.ligascamponesas.org.br. Acesso em: 7 nov. 2025.
Entrevistas concedidas por Luiza Erundina de Sousa:
SOUSA, Luiza Erundina de. Luiza Erundina (depoimento, 2001). Rio de Janeiro, CPDOC/Ministério da Previdência e Assistência Social - Secretaria de Estado de Assistência Social, 2002.
ERUNDINA, Luiza. Memória da Associação Profissional dos Assistentes Sociais (APASSP). 2009. Disponível em: http://exerciciodapaixaopolitica.blogspot.com/2011/11/memoria-da-associacao-profissional-dos.html. Acesso em: 14 nov. 2025.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Lúcia Duriguetto, Maria Beatriz Costa Abramides, Maria Rosângela Batistoni

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(s) autor(es) esta(ão) de acordo que o conteúdo do trabalho aprovado para publicação na Revista Libertas são de responsabilidade exclusiva do(s) mesmo(s) e que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral no artigo foi creditado ao(s) autor(es) ou a permissão para uso do nome.
O(s) autor(es) tem (têm) ciência de que a revista se reserva o direito de efetuar alterações nos originais apenas de ordem normativa, ortográfica e gramatical com vistas a manter o padrão da língua e a padronização de layout, respeitando, contudo, o estilo dos autores. A aprovação final pelo(s) autor(es) fica condicionada ao aceite dos termos desta declaração e validação da versão final do artigo.
Os Direitos Autorais para artigos publicados neste periódico são do autor, com direitos de primeira publicação para a Revista. Em virtude de aparecerem nesta Revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais, de exercício profissional e para gestão pública.

