Serviço social e gestão de unidades acadêmicas na perspectiva da gestão democrática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.48076

Palavras-chave:

Serviço social, Universidade pública, Gestão democrática

Resumo

O texto versa sobre os desafios colocados na gestão de unidades acadêmicas, subjacente à experiência na direção da Escola de Serviço Social de uma Universidade Publica, onde se problematiza os dilemas e estratégias construídos para a realização da gestão democrática que reitera a defesa da universidade pública ancorada, ainda, no projeto ético político do Serviço Social. Em tempos autoritários, onde o produtivismo atravessa a lógica da universidade, ainda assim encontram-se formas de gerir sobre outros prismas, conforme se conclui no artigo. Do ponto de vista metodológico, a produção é oriunda de uma experiência concreta no período de 2017 a 2021 que se articula com a revisão bibliográfica e se fundamenta na perspectiva crítica, dialogando com autores do campo marxista.

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Biografia do Autor

Francine Helfreich Coutinho dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente social.  Professora associada  da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).  Professora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (PPGSSDR).  Doutora em Serviço Social do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Espaços Populares e Favelas (NEPFE)  e integrante do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos. (NEPHU).

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Publicado

2025-12-23