Trabalho Social – uma definição em disputa: breve revisão do debate de lutas e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.49667

Palavras-chave:

Trabalho Social, Serviço Social, FITS

Resumo

Este artigo realiza uma crítica à definição mundial do Trabalho Social formulada pela FITS em 2000, destacando suas limitações teóricas, políticas e práticas no contexto da atuação profissional. Utiliza-se o materialismo histórico-dialético como método, com revisão bibliográfica e documental. A partir de um resgate histórico e da análise das propostas do CFESS e do workshop brasileiro sobre o Serviço Social, discute-se a necessidade de incorporação de conhecimentos teóricos sólidos, a superação do conservadorismo e a valorização do caráter ético-político da profissão. O texto enfatiza que a prática profissional deve transcender o individualismo, promovendo a defesa intransigente dos direitos humanos e sociais, em consonância com as especificidades culturais, políticas e socioeconômicas de cada país. Por fim, ressalta-se a urgência de revisar a definição vigente para fortalecer a identidade, a superação do conservadorismo e o projeto político do Serviço Social no cenário mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Holanda Leite Menezes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em estudos Pós-graduados em Política Social - UFF. Professora adjunta escola de Serviço Social UFRJ.

Camila Andrade Moura Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestrado na UFRJ e pesquisadora no projeto de pesquisa de “Universidade e Saúde” - UFRJ. Graduação em Serviço Social pela ESS/UFRJ e residência multiprofissional em clínica médica no HUCFF/UFRJ.

Jullie Doria Freitas, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduanda em Serviço Social - ESS/UFRJ, pesquisadora no projeto de pesquisa “Universidade e Saúde” - ESS/UFRJ e estagiária de Serviço social no Centro de Apoio às Vítimas do TJ/RJ. Graduação em Psicologia - IBMR.

Referências

ABEPSS (org.). Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CEAD/UnB, 1999. p. 15–16.

BRASIL. Conselho Federal de Serviço Social (CFESS). Resolução nº 569, de 25 de março de 2010. Dispõe sobre a vedação da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2010.

CFESS. A definição de trabalho social da FITS: Por que revisar? Serviço Social &

Sociedade. São Paulo: Cortez, n. 108, p.733-747, out/dez. 2011.

CFESS. Código de Ética Profissional do Assistente Social. 8. ed. Brasília, DF: CFESS, 2011. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/CEP2011_CFESS.pdf. Acesso em: 16 de julho de 2025.

CFESS. FITS (2000) Definição mundial de trabalho social. [S. l.]: CFESS, 2000. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/diagramacao_consolidado_definicoes-FINAL.pdf. Acesso em 15 de julho de 2025.

CFESS. Workshop sobre a definição de serviço social. [S. l]: CFESS. 2012. Disponível em: https://www.cfess.org.br/arquivos/diagramacao_definicao_workshop.pdf. Acesso em: 15 julho 2025.

ESTEVÃO, Ana Maria Ramos. O que é Serviço Social. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1999.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Relações sociais e Serviço Social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. São Paulo: Cortez, 1982.

IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2008.

IAMAMOTO, Marilda Villela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 2004. Disponível em: https://wandersoncmagalhaes.wordpress.com/wp-content/uploads/2013/07/livro-o-servico-social-na-contemporaneidade-marilda-iamamoto.pdf. Acesso em: 15 de julho de 2025.

IFSW. Global Definition of Social Work: Proposta de tradução da Definição Global da Profissão de Serviço Social. [S. l.]: International Federation of Social Workers (IFSW), 2014. Disponível em: https://www.ifsw.org/what-is-social-work/global-definition-of-social-work/. Acesso em: 10 de out. de 2025.

NETTO, José Paulo. A construção do projeto ético-político do Serviço Social. In: MOTA, Elizabete Ana. et al (org.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2022. p 1-22.

NETTO, José Paulo. Capitalismo monopolista e Serviço Social. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

NETTO, José Paulo. Ditadura e Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1994.

TAVARES, Camilo (Direção). O dia que durou 21 anos. São Paulo: Pequi Filmes, 2012. 1 vídeo (77 min), son., color.. Disponível em: https://youtu.be/4ajnWz4d1P4?si=uy97FaWEDjBiF2n6. Acesso em: 29 de julho de 2025.

YAZBEK, Maria Carmelita. Os fundamentos históricos e teórico-metodológicos do Serviço Social brasileiro na contemporaneidade. In: CFESS; ABEPSS (org.). Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: UnB, 2009. p. 1–27.

Publicado

2025-12-23

Edição

Seção

Artigos - Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)