Interpenetrabilidade epistêmica como modelo contemporâneo de construção do conhecimento: reflexões a partir de Alain Depaulis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.50305

Palavras-chave:

Transdisciplinaridade, Pensamento complexo, Fragmentação do conhecimento

Resumo

A obra Naissance de la transdisciplinarité (Depaulis, 2024) tem sua gênese e percurso epistemológico analisados na presente recensão. O livro reconstitui o conflito histórico entre visões unitárias e diversas do saber, culminando na formalização do campo, tendo o pensamento complexo de Edgar Morin como eixo. Enaltece-se a pertinência do estudo, mas critica-se a aparente despreocupação do autor com os perigos de uma relativização imprudente dos padrões científicos, um risco que pode legitimar pseudociências.

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Biografia do Autor

Fábio Luiz Nunes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Mestre e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Didática, Práticas de Ensino e Tecnologias Educacionais pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em Formação Docente para a Cultura Digital pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e em Retórica e Análise do Discurso em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Araraquara. Psicólogo pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Profissional técnico-administrativo no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

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Publicado

2025-12-23