FOCO E ESCOPO

A Revista Libertas, criada em 2001, é uma publicação semestral da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora. Seu objetivo é estimular o intercambio da produção intelectual, de conteúdo crítico, produzida a partir de pesquisas empíricas e teóricas, no âmbito brasileiro e internacional, sobre temas atuais e relevantes da área do Serviço Social e das Ciências Sociais e Humanas, com as quais mantem interlocução.

 

POLÍTICAS DE SESSÃO

Editorial: 

O editorial ou a apresentação de cada edição da Revista Libertas é responsabilidade do(s) editor(es). Este texto deve ter, no máximo, 3 laudas com 25 linhas. 

Artigos: 

Artigos inéditos produzidos a partir do resultado de pesquisas de natureza empírica ou teórica, bem como, análises e avaliações de tendências teórico-metodológicas e conceituais. O artigo deverá apresentar, no mínimo 12 laudas e, no máximo, 25 laudas com 25 linhas.

Seção Especial:

As edições da Revista Libertas poderão conter um ou mais trabalhos publicados na Seção Especial, com as seguintes caracteristicas:

Traduções: traduções, para o português, de artigos relevantes na área de pesquisa empírica ou teórica. O texto traduzido não deve ultrapassar 25 laudas com 25 linhas.

Resenhas: análise crítica de livro publicado nos últimos dois anos, com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas. O autor, a autora, deve anexar, como documento suplementar, uma reprodução de alta definição da capa do livro resenhado.

Entrevistas: com, no máximo, 5 laudas com 25 linhas.

Relatos de experiências: com no máximo 25 laudas com 25 linhas

Observações:

1. Os artigos são recebidos no sistema de fluxo contínuo, contudo, o prazo para o fechamento de cada edição será lembrado através de edital;

2. Além dos artigos submetidos, a editoria da revista pode, também, publicar artigos de autores, autoras convidados. A decisão final sobre a publicação caberá à Comissão Editorial, após recebimento dos pareceres ad hoc;

3. Os autores devem responsabilizar-se pela revisão das normas ortográficas, gramaticais e  da ABNT;

4. Para esclarecimentos sobre as normas para publicação, consulte o item “Diretrizes para autores”, em “Submissões”.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos à publicação serão analisados por pares, membros do Conselho Editorial Científico, ou pareceristas ad hoc, os quais arbitrarão sobre a conveniência, ou não, de sua aceitação e poderão sugerir ao(s) autore(s), às autora(s) reformulações, ou adaptações às normas editoriais. A decisão final sobre a publicação dos trabalhos recebidos será da Comissão Editorial, com base no programa editorial da revista. Durante a análise, será levada em conta a probidade ético-teórica, bem como, serão verificados o rigor, a clareza e a precisão do conteúdo analítico; o rigor, a clareza e a precisão da redação. As eventuais modificações de estrutura e conteúdo serão acordadas com o(s) autor(es), a(s) autora(s). Não serão admitidos acréscimos ou alterações ao texto, após sua avaliação e aceitação final. A Comissão Editorial assegura o anonimato para o(s) autor(es), a(s) autora(s) no processo de avaliação, como, também, assegura aos avaliadores, às avaliadoras, o sigilo de sua participação, permitindo liberdade para emitir julgamentos.

O(s) autore(s), as autora(s) devem informar a existência de conflitos de interesses (financeiros ou de outra ordem) que possam ter influenciado o seu trabalho. Portanto, precisam registrar no artigo todo o apoio institucional recebido e outras colaborações (financeiras ou pessoais) relacionadas ao estudo e/ou pesquisa realizados. O parecerista, por sua vez, deve comunicar à Comissão Editorial quaisquer conflitos de interesses que, em sua opinião, possam influir na sua avaliação sobre o artigo (caso o identifique) e, quando couber, deve declarar-se impedido de analisá-lo.

 

PERIODICIDADE

Semestral

 

DIRETÓRIOS E INDEXADORES

. Diadorim: http://diadorim.ibict.br/simple-search?query=Libertas

. Latindex: https://www.latindex.org/latindex/Solar/Busqueda

. Periódicos de Minas: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/libertas-revista-da-faculdade-de-servico-social-e-do-programa-de-pos-graduacao-em-servico-social/

. OJS: https://periodicos.emnuvens.com.br/o-que-e/open-journal-systems-ojs/

. Portal de Periódicos Científicos da UFJF: https://periodicos.ufjf.br/index.php/libertas

 

POLÍTICA DE LIVRE ACESSO

A Revista Libertas oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento cientifico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.