Capa e contracapa Libertas 25-2

Autores

Palavras-chave:

Capa, Contracapa, Libertas

Resumo

A escolha das imagens que compõem este número da Libertas dialoga com as lutas sociais atuais, dentre as quais a luta indígena em defesa do território para os povos originários, como também a luta pela propriedade coletiva da terra, seu uso social, como tem defendido, historicamente, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A força desses movimentos provém, em grande medida, de milhares de mulheres que insistem e persistem na luta pela vida, ainda que sobrevivendo em condições difíceis. Assim, as imagens expressam o protagonismo feminino, a força e a resistência, através de cores vibrantes que assinalam a garra e a vitalidade necessárias a todas/os que desejam construir uma sociedade justa. E, para esta sociedade existir, é necessário enfrentar as barreiras impostas pelo capitalismo, as quais ameaçam a vida em todas as suas formas. 

As belas imagens da capa e contracapa foram registradas pelo fotojornalista Fabio Rodrigues-Pozzebom, da Agência Brasil, na III Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em Brasília em setembro de 2023. Nesta edição do encontro – promovido pela Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) –, o tema central foi “Mulheres Biomas em Defesa da Biodiversidade através das raízes ancestrais”, congregando a luta por igualdade de gênero, segurança, garantia de direitos e da preservação da cultura dos povos originários, assim como a demarcação de terras e a defesa da biodiversidade.

IMAGENS DA CAPA E CONTRACAPA: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil, 2023.

 ARTE CAPA E CONTRACAPA: Luciano Cardoso de Souza, 2025.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Rodrigues-Pozzebom, Agência Brasil/EBC

Fotógrafo desde 1995, foi no laboratório fotográfico preto e branco que começou a afinar seu olhar para a linguagem fotojornalística. Desde então, Fabio trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil, Comunidade e Tribuna do Brasil e ainda nas agências BG Press e Photoagência, além de atuar como stringer das agências Associated Press, Reuters e AFP. Desde 2006 faz parte da equipe de fotojornalistas da Agência Brasil/EBC, tendo como suas principais coberturas a visita do Papa Bento XVI ao Brasil, as posses dos presidentes Lula e Dilma, a visita do presidente norte-americano Barack Obama ao país e a Rio+20. Foi ganhador, em grupo, do prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos em 2009 e do concurso "O fim dos Clics", promovido pelo Núcleo de Fotografia de Campinas, em 2012. Em 2014 promoveu a exposição Brasília Noir, onde fotos em alto contraste dialogavam com a arquitetura da capital.

Referências

-

Downloads

Publicado

2025-12-23

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>