A educação em saúde na atenção primária e o papel do assistente social
DOI:
https://doi.org/10.34019/1980-8518.2025.v25.48434Palavras-chave:
Educação em saúde, Assistente social, Promoção em saúde, Atenção primária à saúdeResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir o papel do assistente social na educação em saúde na atenção primária. A relevância desse tema reside na necessidade de ampliar a compreensão sobre a contribuição desse profissional para a promoção de práticas coletivas e democráticas, fundamentais para assegurar o acesso dos usuários aos serviços de saúde, especialmente no SUS. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter exploratório, fundamentada em levantamento bibliográfico. A análise dos dados seguiu os princípios da análise temática (Minayo, 2010) e foi complementada por uma análise de similitude, realizada com o uso do software IRaMuTeQ, a partir de um corpus extraído da seção teórica referente à atuação do assistente social na atenção primária. Essa etapa permitiu identificar núcleos de sentido e relações semânticas entre os termos, contribuindo para aprofundar a compreensão sobre as estratégias de educação em saúde. Os resultados evidenciam a relevância do assistente social nos processos educativos em saúde, mediante o desenvolvimento de ações estratégicas articuladas na atenção primária, vinculadas à gestão de políticas públicas, ao controle social, ao exercício da cidadania e à qualificação do SUS.
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