Edições anteriores
-
Fluxo Contínuo
v. 26 (2024)Edição comemorativa dos 25 anos da Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação.
-
Dossiê: Geografias das Infâncias – espacializações da vida de bebês e crianças
v. 24 n. 2 (2022)Compreender os bebês e as crianças e suas infâncias pelo viés de suas espacialidades é o foco central do campo de investigações conhecido no Brasil como Geografia da Infância. A publicação deste dossiê é para nós um momento de comungar algumas das pesquisas transpassadas pelo Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância, GRUPEGI-UFF-UFJF/CNPq, mas não se restringindo a ele. Somam-se aqui, também, trabalhos construídos em diversos outros grupos de pesquisa que colaboram na constituição e consolidação do campo.
-
Edição Especial- Dossiê Residências Docente e Pedagógica
v. 23 n. 3 (2021)Em meio ao cenário de destruição, caos social e agudização das vulnerabilidades emocionais, sociais e econômicas, tanto das/os estudantes e suas famílias, como das/os docentes; professoras e professores de todo o país lutaram e se reinventaram para garantir a preservação da vida e a continuidade dos processos educativos de forma remota, a partir da compreensão da Educação como principal arma para enfrentar a pandemia do vírus, bem como a da desinformação e a da barbárie. Foi nesse contexto que os programas de Residência não só resistiram como tiveram um papel fundamental na reinvenção dos processos educativos, conforme retratado nos textos que compõem este Dossiê.
-
Dossiê: Relações de gênero e sexualidades nas escolas
v. 23 n. 2 (2021)Este Dossiê, sobre as relações de gênero e sexualidades nos espaços escolares, cumpre uma dupla função: divulgar os movimentos de pesquisa que estão se construindo nesses dias conturbados em que vivemos e, simultaneamente, se constituir como um espaço de resistência frente aos ataques cada vez mais frequentes que esse campo de pesquisa vem sofrendo. Os artigos que o compõem trazem um entrelaçamento entre diversidade, relações de gênero, sexualidades e educação sob diferentes olhares, focos e perspectivas metodológicas.
-
Número temático - Professores e professoras de Colégios de Aplicação e suas pesquisas: contribuições para a educação brasileira
v. 21 n. 2 (2019)Em 1999 foi publicada a primeira edição da Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa sobre Educação, e esse ano completa 20 anos. Para comemorarmos essas duas décadas, decidimos dedicar este número temático às produções científicas de professores e professoras de Colégios de Aplicação vinculados às Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil. Foram convidadas a contribuir com esta Apresentação as quatro editoras-chefes que assumiram a nobre missão de conduzir a revista ao longo desses anos, preservando o seu caráter plural, democrático e de qualidade. É uma leitura que vale a pena!