Sobre a Revista

A Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.

A partir de 2020 a revista passa a fazer publicações quadrimestralmente. A primeira (jan./abr.) e a terceira (set./dez.) publicações funcionam no sistema de demanda espontânea, contemplando trabalhos diversificados do ponto de vista das temáticas, metodologias, abordagens e correntes teóricas. A segunda publicação (mai./ago.) é uma edição especial que reúne trabalhos correlatos a uma temática definida pela Equipe Editorial. Esse número é organizado por professores convidados ou por chamada pública.

Todos os trabalhos recebidos passam por uma análise feita pelos editores, de forma a verificar se estão adequados à política editorial da revista e às exigências normativas. Em seguida, são encaminhados a, no mínimo, dois pareceristas externos para avaliação por pares (peer review) no sistema duplo-cego. Os pareceristas são selecionados por especialidade e/ou afinidade em relação ao tema do trabalho sob apreciação. Em caso de pareceres divergentes, recorre-se a um terceiro parecerista. A equipe editorial coordena as informações entre autores e pareceristas, cabendo-lhe a decisão final sobre quais trabalhos serão publicados com base nas recomendações feitas pelos avaliadores. Os resultados são expressos como: Aceito; Aceito com restrições; Não aceito. Quando recusados, os artigos são devolvidos com a justificativa do editor. Quando aceitos com restrições, os trabalhos são devolvidos ao(s) autor(es) para que realize(m) as modificações no prazo informado pelo editor. A versão definitiva dos textos aceitos passa por revisão textual e editoração.

Se após o fechamento das edições houver artigos excedentes, esses ficarão arquivados para os números seguintes. Os autores são avisados sobre o volume, número e ano em que os trabalhos serão publicados. Solicitamos que o autor não envie para avaliação trabalhos já submetidos a outras revistas, nem envie a outra revista trabalhos submetidos a nós, enquanto não houver parecer final.

Somente são avaliados artigos enviados por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/. Da mesma forma, todo o processo de avaliação, edição e editoração dos trabalhos é feito através do SEER.

As normas para submissão de trabalhos estão descritas no item "Submissões". Importa destacar que a revista Instrumento possui um modelo para envio dos manuscritos (Template). O seu uso é obrigatório para a adequação às normas da Revista.

A Instrumento está indexada nas seguintes bases e divulgadores:

- Bibliografia Brasileira de Educação (BBE)

- CNEN

- Diadorim

- Diretório de Periódicos Nacionais em Educação

- Edubase

- IRESIE

- Latindex

- Redib (Rede Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico)

- Google Acadêmico (indexador de métricas)

 

Avaliação: B2 no Qualis/CAPES na área de Educação