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CHAMADA DE ARTIGOS PARA A SEÇÃO TEMÁTICA “Residências Docente e Pedagógica: desafios e potencialidades para a formação docente”

As Residências Docente e Pedagógica constituem uma política de formação de professores e professoras e, como tal, investem em ações, fundamentos e discussões que visam associar a formação docente inicial e continuada. Chamadas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e para a Formação Continuada (RESOLUÇÃO nº 2 CNE/CP 2015), diversas universidades públicas no Brasil propuseram projetos distintos que deram materialidade aos programas de Residência Docente e de Residência Pedagógica. Projetos que buscavam problematizar e intervir em currículos, formação docente, ensino-aprendizagem, experiência docente, relação professor/professora-aluno/aluna, temáticas contemporâneas para a formação docente, enfim, pensar um conjunto de ações que, em última análise, buscava contribuir para a formação docente em sua aposta nas escolas de Educação Básica como espaços privilegiados de formação.

A UFJF também fez parte desse movimento e construiu o seu programa de Residência Docente em articulação com a Faculdade de Educação e o Colégio de Aplicação João XXIII em 2018, dando origem à sua primeira turma em 2019. Estamos agora na segunda turma de residentes, o que nos permite traçar um caminho de formação que acreditamos ser importante compartilhar com outras experiências de residência.

Nesse sentido, com a vontade de propiciar e potencializar a socialização de saberes e experiências de diferentes programas de Residência, realizados em outras instituições de ensino, nós, professores do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF e participantes do Programa de Residência Docente desta instituição, fazemos a presente chamada pública de trabalhos para integrar a publicação da Seção Temática da Revista Instrumento. Nossa intenção é construir um espaço de troca e fortalecimento das ações já realizadas ou em curso, para ampliar os efeitos dos programas das Residências Docente e Pedagógica para além de seus próprios espaços de formação e dos sujeitos que participaram deles. A ideia é socializar os desafios e as potencialidades desses programas, reforçando a finalidade da Universidade pública e laica de construir e fomentar conhecimentos. Os trabalhos aprovados serão publicados no v. 23, n. 3 (set./dez. 2021) da Revista Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação.

A Instrumento é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.

Para esta Seção Temática serão selecionados cerca de 12 (doze) artigos científicos e 3 (três) relatos de experiência que contemplem a diversidade institucional dos autores. Somente serão avaliados trabalhos enviados por meio da plataforma da Revista Instrumento (https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento). Da mesma forma, todo o processo de avaliação, edição e editoração dos trabalhos é feito na plataforma. No momento da submissão, o(a) autor(a) deverá selecionar a seção “Residências Docente e Pedagógica: desafios e potencialidades para a formação docente”.

As normas para submissão de trabalhos estão descritas em https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/about/submissions. Importa destacar que existe um modelo para envio dos manuscritos (Template). O seu uso é obrigatório para a adequação às normas da Revista.

 

Cronograma

- Recebimento de manuscritos (artigos ou relatos): até 23 de julho de 2021

- Retorno dos pareceres: até 23 de agosto de 2021

- Envio da versão revisada pelos autores: até 07 de setembro de 2021

- Revisão textual e de ABNT: até 23 de setembro de 2021

- Envio da versão final pelos autores: até 30 de setembro de 2021

 

Os Organizadores:

Prof. Dr. Anderson Ferrari

Profa. Dra. Carmem Rita Guimarães Marques de Lima

Profa. Dra. Fernanda Bassoli Rosa

Profa. Dra. Isabela Ferreira Lima

Profa. Dra. Laura Assis

  • Chamada de artigos para seção temática Residências Docente e Pedagógica

    2021-02-17

    As Residências Docente e Pedagógica constituem uma política de formação de professores e professoras e, como tal, investem em ações, fundamentos e discussões que visam associar a formação docente inicial e continuada. Chamadas a atender às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial e para a Formação Continuada (RESOLUÇÃO nº 2 CNE/CP 2015), diversas universidades públicas no Brasil propuseram projetos distintos que deram materialidade aos programas de Residência Docente e de Residência Pedagógica. Projetos que buscavam problematizar e intervir em currículos, formação docente, ensino-aprendizagem, experiência docente, relação professor/professora-aluno/aluna, temáticas contemporâneas para a formação docente, enfim, pensar um conjunto de ações que, em última análise, buscava contribuir para a formação docente em sua aposta nas escolas de Educação Básica como espaços privilegiados de formação.

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  • Chamada de artigos para 2020

    2019-12-23

    CHAMADA DE ARTIGOS PARA 2020

    Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação é um periódico do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Publica artigos, ensaios e relatos de experiência inéditos, resultantes de pesquisas empíricas ou teóricas na área da Educação, que contribuam com a formação e a prática de professores das diversas áreas do conhecimento.

    A submissão de trabalhos é feita em fluxo contínuo. Ou seja, a qualquer momento é possível que o(a) autor(a) submeta o seu manuscrito.

    Estamos recebendo trabalhos para a composição da próxima publicação (v. 22, n. 1, jan./jun. 2020). Os textos precisam ser inéditos e devem se adequar ao escopo da Revista.

    Os trabalhos devem ser enviados pelo Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento. Todo o processo de avaliação, edição e editoração é feito através desse sistema. As orientações quanto aos procedimentos de submissão estão disponíveis em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/about/submissions

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  • Ampliação do prazo para envio de artigos

    2019-08-02

    Comunicamos que o prazo para envio de artigos para o número especial Professores e  professoras de Colégios de Aplicação e suas pesquisas: contribuições para a educação brasileira” foi prorrogado. O novo prazo é 30 de agosto de 2019.

    Esta chamada passa a estender-se a outros Colégios de Aplicação vinculados a IES (Instituições de Ensino Superior). 

    As normas para submissão estão disponíveis em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/about/submissions

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