O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • O texto para submissão está em formato Microsoft Word e não ultrapassa 2MB.
  • Está sendo empregado o template e o texto está digitado em folha formato A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12 e sem numeração de páginas.
  • O texto possui entre 14 e 18 páginas (artigo e ensaio) ou entre 8 e 12 páginas (relato de experiência), incluindo título, resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Foram removidas do texto quaisquer referências ou marcas que possam identificar sua autoria.
  • O arquivo contendo o trabalho não possui nenhum tipo de identificação de autoria em suas propriedades, garantindo o critério de sigilo.
  • O texto está de acordo com as “Diretrizes para autores”.

Diretrizes para Autores

Sobre os autores

  1. Cada trabalho poderá ter, no máximo, três (3) autores.
  2. Trabalhos de graduados e/ou mestrandos serão aceitos para análise desde que em coautoria com o(a) orientador(a).
  3. Visando evitar a endogenia e garantir a diversidade de autores e instituições, após a publicação na revista, o autor deverá aguardar um (1) ano para submeter outro artigo.

Sobre o processo de submissão

  1. Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outro(s) periódico(s).
  2. Para serem publicados, os trabalhos devem representar contribuição para o campo educacional. Serão avaliados, considerando os seguintes critérios: pertinência ao foco e escopo da revista Instrumento; relevância para o campo educacional; consistência e rigor teórico-conceitual; articulação entre objetivo, fundamentação teórico-metodológica, análise e resultados; bibliografia pertinente e atualizada; adequação da linguagem; respeito às normas técnicas da
  3. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, espanhol ou inglês. Se o texto submetido em língua estrangeira for aceito, o(s) autor(es) deverá(ão) providenciar a tradução para o português, para publicação simultânea nos dois idiomas.
  4. Os textos devem ser inseridos no template (modelo para submissão) da revista, observando a formatação indicada. A seguir, devem ser gravados sem qualquer identificação de autoria no documento. As informações referentes à autoria constarão apenas no SEER da revista, na parte referente ao perfil do(s) autor(es). É obrigatório que os autores preencham todos os campos e informem o seu identificador ORCID.
  5. Durante o processo de submissão do trabalho no SEER, os metadados devem ser, necessariamente, preenchidos com: nome(s) do(s) autor(es), sem abreviações e apenas com as letras iniciais em maiúsculo; instituição/afiliação (nome completo da instituição, com sigla apenas no final); e-mail; resumo da biografia (última titulação, instituição de vínculo, departamento, grupo de pesquisa, área de atuação). Em caso de autor(es) sem vínculo de trabalho com instituição de ensino ou de pesquisa, a filiação a ser informada deve ser a instituição que lhe concedeu a última titulação. O título do trabalho deve ser digitado sem caixa alta: apenas nomes próprios devem estar com as iniciais em maiúsculo.
  6. Opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Sobre a formatação e outras convenções

A formatação dos trabalhos segue as instruções das normas NBR6022/2018 (artigo científico), NBR 6023/2018 (referências), NBR 6024/2012 (numeração progressiva das seções de um documento), NBR 6028/2003 (resumos) e NBR10520/2002 (citações).

A revista disponibiliza um template (modelo para submissão) que deve ser utilizado para a formatação e a estrutura dos trabalhos.

Os trabalhos devem estar em formato Microsoft Word, em folha tamanho A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12 e sem numeração de páginas.

Os textos devem ser estruturados com os seguintes elementos: Título (em português, inglês e espanhol), Resumo (com Palavras-chave), Abstract (com Keywords), Resumen (com Palabras clave), Introdução, Desenvolvimento (que poderá ser nomeado com subtítulos), Considerações Finais e Referências. Todos esses elementos devem estar em negrito, com somente as letras iniciais maiúsculas e não devem ser numerados.

O título deve se limitar ao máximo de 18 palavras. Deve ser escrito em fonte Calibri, tamanho 14, negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois . Em seguida, os títulos em inglês e em espanhol serão escritos utilizando fonte Calibri, tamanho 14, sem negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois.

Logo abaixo do título (nos três idiomas), deve ser inserido o(s) nome(s) do(s) autor(es), em fonte Calibri, negrito, tamanho 13. A afiliação institucional vem logo abaixo, em fonte Calibri, tamanho 10, itálico.

O resumo, bem como sua versão para o inglês e o espanhol (abstract e resumen), deve ter o máximo de 10 linhas, sendo digitado em parágrafo único, com espaçamento simples e alinhamento justificado. O resumo deve conter informações sobre o tema geral, os objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões. No final, deve apresentar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto. Estas mesmas diretrizes devem ser seguidas para a versão em inglês (Abstract) e espanhol (Resumen), que devem suceder, nesta ordem, o resumo. Os termos “Resumo”, “Abstract”, “Resumen”, “Palavras-chave”, “Keywords” e “Palabras clave” devem estar em negrito.

Os textos devem ter entre 14 e 18 páginas (artigos e ensaios) ou entre 8 e 12 páginas (relatos de experiência), incluindo título, resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências.

O arquivo que contém o trabalho deve ter o tamanho máximo de 2 MB e não pode conter nenhum tipo de identificação nas propriedades do arquivo.

Devem ser removidas do corpo do texto quaisquer referências ou marcas que possam identificar a autoria do mesmo.

Tabelas, figuras e gráficos devem ser inseridos no texto logo após a sua citação e conter títulos numerados sequencialmente e as fontes. As figuras digitalizadas devem ter 200 dpi de resolução e, além de serem inseridas no texto na posição em que constarão, devem ser gravadas no formato jpg ou png e enviadas como documentos suplementares no SEER. As tabelas devem estar em textos editáveis, numeradas sequencialmente e acompanhadas das fontes.

Notas explicativas somente devem ser utilizadas em caso de extrema necessidade. Nesse caso, devem ser numeradas sequencialmente (numeração com algarismos arábicos sobrescritos) e inseridas no término do trabalho (antes das Referências). O formato das notas deve ser fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado, mantendo espaçamento simples na nota e entre as notas.

Termos que serão referidos por siglas e abreviações devem aparecer por extenso quando citados pela primeira vez no texto, seguidos de suas siglas ou abreviações entre parênteses.

As citações devem seguir as instruções da NBR10520/2002. Para citações indiretas curtas, no corpo do texto, usar o estilo sobrenome e ano: Autor (ano) ou (AUTOR, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (AUTOR; AUTOR, ano). Citações diretas curtas (até 3 linhas) devem ser apresentadas entre aspas no corpo do texto, usando o estilo sobrenome, ano e página: Autor (ano, página) ou (AUTOR, ano, página). Para citações longas (mais de 3 linhas), utilizar recuo de 4cm, fonte Calibri, tamanho 11, espaço simples, sem aspas e sem itálico. O recurso de itálico deve ser empregado apenas em palavras de língua estrangeira ou para ênfases, indicando no caso das citações diretas se os grifos constavam no original  –  neste caso, a indicação do sobrenome do autor, ano e página citados deve ser acompanhada da expressão “grifos do autor(es)” – ou se são destaques do autor do texto submetido (neste caso, acompanha-se a expressão “grifos nossos”). –

As referências devem seguir as instruções da NBR 6023/2018, usar espaçamento simples, alinhamento à esquerda e manter 1 espaço simples entre as referências. Nome e sobrenome dos autores devem ser digitados por extenso.

Relatos de experiência seguem as mesmas normas de artigos e ensaios, com número de páginas apropriado à categoria do trabalho, conforme mencionado anteriormente.

Expediente

Espaço destinado para o Expediente da revista.

Artigos

Insira aqui a política desta seção.

Créditos

Incluir os créditos de todos os envolvidos na publicação de cada edição:

Diagramadores;

Revisores;

Capistas;

Revisores de metadados;

Avaliadores dos manuscritos;

Comissão editorial;

E todos os demais que trabalharam na edição.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.