Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico.
  • O texto para submissão está em formato Microsoft Word e não ultrapassa 2MB.
  • Está sendo empregado o template e o texto está digitado em folha formato A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12 e sem numeração de páginas.
  • O texto possui entre 16 e 20 páginas (artigo e ensaio) ou entre 8 e 12 páginas (relato de experiência), incluindo título, resumo, abstract, resumen, figuras, tabelas e referências.
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • Foram removidas do texto quaisquer referências ou marcas que possam identificar sua autoria.
  • O arquivo contendo o trabalho não possui nenhum tipo de identificação de autoria em suas propriedades, garantindo o critério de sigilo.
  • O texto está de acordo com as “Diretrizes para autores”.

Diretrizes para Autores

Sobre os autores

  1. Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro (4) autores.
  2. Trabalhos de graduados e/ou mestrandos serão aceitos para análise desde que em coautoria com o(a) orientador(a).
  3. O/s autor/es não podem submeter mais de um trabalho  em um mesmo ano ou volume da revista.
  4. Na submissão do manuscrito, é obrigatório que os autores preencham todos os campos de metadados, com as informações do artigo e dos autores, que devem estar cadastrados e com informações atualizadas na Plataforma lattes (no caso de autores brasileiros) e no ORCID, cujo identificador deve ser informado.

Sobre o processo de submissão

  1. Para serem publicados, os trabalhos devem ser inéditos e representar contribuição para o campo educacional. Serão avaliados, considerando os critérios de avaliação para artigos, ensaios e relatos de experiência.
  2. Os trabalhos podem ser encaminhados em português, espanhol ou inglês. Se o texto submetido em língua estrangeira for aceito, os autores deverão providenciar a tradução para o português, para publicação simultânea nos dois idiomas.
  3. Os textos devem ser inseridos no template (modelo para submissão) da revista, observando a formatação indicada. Textos fora do template serão devolvidos aos autores. A seguir, devem ser gravados sem qualquer identificação de autoria no documento. As informações referentes à autoria constarão apenas no sistema da revista, na parte referente ao perfil dos autores. No momento da submissão do manuscrito, é obrigatório que os autores preencham todos os campos e informem, inclusive, o seu identificador ORCID.
  4. Durante o processo de submissão do trabalho no sistema, os metadados devem ser, necessariamente, preenchidos com: nome(s) do(s) autor(es), sem abreviações e apenas com as letras iniciais em maiúsculo; instituição/afiliação (nome completo da instituição, com sigla apenas no final); e-mail; resumo da biografia (última titulação, instituição de vínculo, departamento, grupo de pesquisa, área de atuação). Em caso de autores sem vínculo de trabalho com instituição de ensino ou de pesquisa, a filiação a ser informada deve ser a instituição que lhe concedeu a última titulação. Importa lembrar que os dados digitados pelos autores no campo "Resumo da Biografia" aparecerão ao lado ao artigo (em caso de publicação). Logo, o preenchimento desse campo é de suma importância. O título do trabalho deve ser digitado sem caixa alta: apenas nomes próprios devem estar com as iniciais em maiúsculo. No sistema, há um espaço reservado para o subtítulo (caso tenha), bem como para artigos (definidos ou indefinidos).

Sobre a formatação e outras convenções

A formatação dos trabalhos segue as instruções das normas NBR6022/2018 (artigo científico), NBR 6023/2018 (referências), NBR 6028/2003 (resumos) e NBR10520/2023 (citações).

A revista disponibiliza um template  (modelo para submissão) que deve ser utilizado para a formatação e a estrutura dos trabalhos.

Os trabalhos devem estar em formato Microsoft Word, em folha tamanho A4, com margens superior e inferior de 2,0 cm e margens esquerda e direita de 1,5 cm, espaçamento entre linhas de 1,5, fonte Calibri, tamanho 12.

Os textos devem ser estruturados com os seguintes elementos: Título (em português, inglês e espanhol), Resumo (com Palavras-chave), Abstract (com Keywords), Resumen (com Palabras clave), Introdução, Desenvolvimento (que é nomeado com subtítulos), Considerações Finais e Referências. Todos esses elementos devem estar em negrito, com somente as letras iniciais maiúsculas e não devem ser numerados (fonte tamanho 12).

O título deve se limitar ao máximo de 18 palavras. Deve ser escrito em fonte Calibritamanho 14, negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois . Em seguida, os títulos em inglês e em espanhol serão escritos utilizando fonte Calibritamanho 14, sem negrito, iniciando com letra maiúscula e demais minúsculas, alinhamento centralizado, com espaçamento entre linhas simples e entre parágrafos 12 pt antes e 12 pt depois.

Logo abaixo do título (nos três idiomas), deve ser inserido o(s) nome(s) do(s) autor(es), em fonte Calibri, negrito, tamanho 13. A afiliação institucional vem logo abaixo, em fonte Calibri, tamanho 11, itálico. Todavia, esses dados somente são preenchidos após aprovação do trabalho, de acordo com orientação do editor.

O resumo, bem como sua versão para o inglês e o espanhol (abstract resumen), deve ter o máximo de 10 linhas, sendo digitado em parágrafo único, com espaçamento simples e alinhamento justificado. O resumo deve conter informações sobre o tema geral, os objetivos, procedimentos metodológicos, principais resultados e conclusões. No final, deve apresentar de 3 a 5 palavras-chave, separadas por ponto. Estas mesmas diretrizes devem ser seguidas para a versão em inglês (Abstract) e espanhol (Resumen), que devem suceder, nesta ordem, o resumo. Os termos “Resumo”, “Abstract”, “Resumen”, “Palavras-chave”, “Keywords” e “Palabras clave” devem estar em negrito.

Os textos devem ter entre 16 e 20 páginas (artigos e ensaios) ou entre 8 e 12 páginas (relatos de experiência), incluindo título, resumo, abstractresumen, figuras, tabelas e referências.

O arquivo que contém o trabalho deve ter o tamanho máximo de 2 MB e não pode conter nenhum tipo de identificação nas propriedades do arquivo.

Importante: O arquivo de submissão deve ser anônimo, a fim de assegurar a avaliação cega pelos pares. Devem ser removidos os nomes dos autores e as marcas inteligentes que permitem identificação. Essas informações serão inseridas posteriormente.

Tabelas, figuras e gráficos devem ser inseridos no texto logo após a sua citação e conter títulos numerados sequencialmente e as fontes. As figuras digitalizadas devem ter 200 dpi de resolução e, além de serem inseridas no texto na posição em que constarão, devem ser gravadas no formato jpg ou png e enviadas como documentos suplementares no  sistema da revista. As tabelas devem estar em textos editáveis, numeradas sequencialmente e acompanhadas das fontes.

Notas explicativas somente devem ser utilizadas em caso de extrema necessidade. Nesse caso, devem ser numeradas sequencialmente (numeração com algarismos arábicos sobrescritos) e inseridas no final da página (como "nota de rodapé"). O formato das notas deve ser fonte Calibri, tamanho 10, alinhamento justificado, mantendo espaçamento simples na nota e entre as notas.

Termos que serão referidos por siglas e abreviações devem aparecer por extenso quando citados pela primeira vez no texto, seguidos de suas siglas ou abreviações entre parênteses.

As citações devem seguir as instruções da NBR10520/2023. Para citações indiretas curtas, no corpo do texto, usar o estilo sobrenome e ano: Autor (ano) ou (Autor, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (Autor; Autor, ano). Citações diretas curtas (até 3 linhas) devem ser apresentadas entre aspas no corpo do texto, usando o estilo sobrenome, ano e página: Autor (ano, página) ou (Autor, ano, página). Para citações longas (mais de 3 linhas), utilizar recuo de 4cm, fonte Calibritamanho 10, espaço simples, sem aspas e sem itálico. O recurso de itálico deve ser empregado apenas em palavras de língua estrangeira ou para ênfases, indicando no caso das citações diretas se os grifos constavam no original  –  neste caso, a indicação do sobrenome do autor, ano e página citados deve ser acompanhada da expressão “grifos do(s) autor(es)” – ou se são destaques do autor do texto submetido (neste caso, acompanha-se a expressão “grifos nossos”).

As referências devem seguir as instruções da NBR 6023/2018, usar espaçamento simples, alinhamento à esquerda e manter 1 espaço simples entre as referências. Nome e sobrenome dos autores devem ser digitados por extenso.

Relatos de experiência seguem as mesmas normas de artigos e ensaios, com número de páginas apropriado à categoria do trabalho, conforme mencionado anteriormente.

Declaração de direito autoral

Os autores que publicam na Instrumento têm seus direitos autorais mantidos e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, o que permite o compartilhamento do texto com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.

Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (como publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

Os autores têm permissão e são estimulados a distribuir o seu trabalho on-line (em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que essa ação pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.

Declaração de ética na publicação

A Revista Instrumento prima pelas práticas de respeito à conduta ética, seguindo as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE, disponíveis em: http://publicationethics.org/resources/guidelines )

1) Da responsabilidade dos autores

- Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, assim como pelos direitos autorais de imagens, vídeos e quaisquer elementos textuais ou complementares ao seu artigo.

- Os autores estão de acordo em trabalhar gratuitamente no processo de revisão por pares para este periódico no futuro.

- Os autores declaram que têm contribuição significativa para a pesquisa divulgada em seu artigo, quando for o caso.

- Os autores obrigam-se a oferecer ao periódico retratações ou correções de eventuais erros.

- Os autores devem assegurar que seu texto é obra original e não devem submeter o mesmo texto para mais de uma revista.

- Caso o artigo tenha sido escrito com base em pesquisa que apresenta reais riscos para os participantes, recomenda-se a apresentação de parecer do Comitê de Ética da instituição do pesquisador.

- Após a aprovação do trabalho para publicação, o mesmo deverá ser submetido à revisão linguística, sob responsabilidade dos/as autores/as. Este trabalho deve ser feito por profissional qualificado/a, com apresentação de declaração do serviço prestado (clique AQUI para acessar o modelo).

2)  Do processo de avaliação

- Todos os conteúdos da revista são submetidos à revisão por pares pelo método avaliação por pares duplo-cego.

- Avaliação por pares é o processo de obter pareceres sobre manuscritos individuais de avaliadores peritos no campo.

- Os pareceres devem ser o mais objetivos possível e suficientemente embasados para que permitam o aprimoramento da pesquisa e do texto avaliados.

- Os avaliadores não devem ter conflitos de interesse e declaram isso por escrito no sistema da revista, ao realizar uma avaliação.

- Os avaliadores devem sempre chamar a atenção para textos ou trechos já publicados e que não tenham sido propriamente citados.

- Todos os artigos avaliados são tratados de forma confidencial.

- A revista entende que qualquer forma de plágio não é aceitável e usa ferramentas para sua detecção.

- A decisão final sobre a publicação ou não de um texto cabe aos editores. Sempre que um texto tenha qualidade acadêmica e cumpra os critérios estabelecidos pela revista, ele é encaminhado para a avaliação por pares duplo-cega de, no mínimo, dois avaliadores.

- Os únicos critérios de avaliação são o mérito acadêmico do texto e o aprimoramento da qualidade do conhecimento, não havendo discriminação aos autores, por quaisquer razões.

- Não é permitido aos editores usarem informações constantes nos artigos em avaliação sem o consentimento explícito dos autores.

- Os editores estão disponíveis para responder qualquer questão ética ligada a uma submissão. 

3) Da ética na publicação

- Editores fazem esforços consideráveis para evitar e prevenir a publicação de artigos em que tenha ocorrido má conduta na pesquisa.

- Em nenhum caso incentivamos más condutas ou permitimos que elas aconteçam.

- Qualquer alegação de conduta imprópria de pesquisa será imediatamente averiguada.

- A revista publica erratas para corrigir artigos, quando necessário.

- A revista está sempre disposta a publicar correções, esclarecimentos, direito de resposta, retratações e desculpas quando necessário.

4) Dos direitos do autor e do acesso universal

- As licenças usadas pelo periódico estão descritas no site.

- Todos os artigos em conteúdo completo estão livres de taxas e são disponibilizados em sua totalidade para qualquer leitor sem a necessidade de cadastro ou senha.

5) Plágio e autoplágio

Antes de submeter o artigo, os autores devem certificar-se de que todas as ideias de outros autores estão devidamente citadas e incluídas na lista de referências.

Com relação ao autoplágio, indicamos que o artigo deve constituir-se em contribuição original e citações de trabalhos anteriores do autor devem ser citadas quando necessárias para a compreensão do artigo inédito no que se refere à teoria ou metodologia.

Para verificação de plágio os editores utilizam o software "i-Thenticate".

6) Dos demais princípios

- As informações sobre a propriedade, os direitos autorais e/ou gestão da revista estão claramente indicados no site do periódico.

- A revista Instrumento não cobra nenhum tipo de taxa de submissão, avaliação ou publicação.

- A revista Instrumento publica em fluxo contínuo com um volume anual.

POLÍTICAS DE SEÇÃO

Ensaios

A seção Ensaios é compostas por textos acadêmicos em que o autor apresenta reflexões e críticas acerca de um tema, dentro do foco e escopo da revista. Seu objetivo é discutir determinado assunto, por meio da exposição de ideias e pontos de vista do autor, com base em referências de outros autores sem, contudo, perder a originalidade.

Relatos

A seção Relatos é composta por relatos de experiência, que são caracterizados pela descrição e análise crítica de experiências vivenciadas que podem ser oriundas de pesquisas, ensino, projetos de extensão universitária, dentre outras. É fundamental que sua escrita garanta sua apresentação a partir da perspectiva acadêmica, de modo que o estudo tenha embasamento teórico e reflexão crítica.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.