Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Revista Práticas de Linguagem
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Search
Register
Login
Search
Search
Home
/
Archives
/
v. 8, n.1, 2018 – Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
v. 8, n.1, 2018 – Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
Published:
2019-10-09
Apresentação
Apresentação
Andreia R. Garcia-Reis, Alexandre José P. Cadilhe, Begma T. Barbosa, Maria Cristina Weitzel, Raquel Martins Melo Pinheiro, Tânia G. Magalhães
1-10
Pdf (Português (Brasil))
TEMA 1: ENSINO DE ESCRITA
Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais
Cláudia Ribeiro Rodrigues
11-28
Pdf (Português (Brasil))
Contribuições teórico-metodológicas da linguística aplicada para a aquisição da escrita
Victória Ramos Régis Maciel, Hellen Teixeira Silva
29-41
Pdf (Português (Brasil))
A produção textual na escola e seu ensino nos materiais didáticos utilizados no estado de São Paulo
Tatiane Portela Vinhal, Renata Junqueira de Souza
42-58
Pdf (Português (Brasil))
Escrita docente
possibilidades de formação
Rosangela Padilha Thomaz dos Santos
59-73
Pdf (Português (Brasil))
Leitura e análise de textos da esfera jornalística em sala de aula
contribuições para a formação leitora
Flávia Elisa Vargas Chamon
74-86
Pdf (Português (Brasil))
A influência da língua brasileira de sinais nas produções escritas da língua portuguesa de alunos surdos do 9º ano do ensino fundamental II da cidade de Macaé/RJ
relatos de experiências
Cristiane Regina Silva Dantas, Eliana Crispim França Luquetti
87-95
Pdf (Português (Brasil))
Competência comunicativa e o trabalho com o texto argumentativo no ensino fundamental
Mariana Vieira Domingues
96-109
Pdf (Português (Brasil))
O tratamento dado à produção de textos por livros didáticos de língua portuguesa destinados a alunos de ensino médio
Lara Nascimento Scherrer
110-120
Pdf (Português (Brasil))
TEMA 2: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Interculturalidade e transversalidade temática no ensino de língua espanhola
propostas didáticas
Raquel Fellet Lawall
121-134
Pdf (Português (Brasil))
Estratégias sociais utilizadas dentro e fora da sala de aula
Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
135-144
Pdf (Português (Brasil))
O uso de estruturas passivas em espanhol por alunos brasileiros
Laís Lagreca de Carvalho, Raquel Fellet Lawall
145-156
Pdf (Português (Brasil))
O ensino da língua inglesa na escola pública nos discursos dos professores
Renata H. P. Pucci
157-176
Pdf (Português (Brasil))
A pronúncia no ensino de língua inglesa
uma análise de livros didáticos e implicações para a prática docente
Michelle Rie Hashimoto, Tufi Neder Neto
177-195
Pdf (Português (Brasil))
Simulação de um speed dating como técnica de conversação em turmas de português como língua estrangeira
Flávia Rodrigues de Souza Souza, Idalena Oliveira Chaves Chaves
196-202
Pdf (Português (Brasil))
Reflexões sobre o meu processo de aprendizagem da língua adicional no intercâmbio
Luana Cristina de Oliveira Santos
203-217
Pdf (Português (Brasil))
Ensino de PLE para surdo brasileiro
experiências das parcerias em um preparatório para proficiência em língua portuguesa para estrangeiros
Marina de Paulo Nascimento, Glauber Heitor Sampaio
218-226
Pdf (Português (Brasil))
Reflexão sobre a prática docente de línguas adicionais sob a perspectiva da pedagogia de multiletramentos
Renata de Souza Gomes
227-233
Pdf (Português (Brasil))
TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Formação inicial de professores e o processo argumentativo
Marília Berberick
234-248
Pdf (Português (Brasil))
Brincar junto, interagir com os bebês
reflexos da formação na prática pedagógica
Michelle Duarte Rios Cardoso
249-265
Pdf (Português (Brasil))
A construção de saberes docentes de professoras dos anos iniciais
qual o lugar da experiência?
Deniele Pereira Batista
266-282
Pdf (Português (Brasil))
Docentes em formação
contribuições para pensar a formação continuada de professores
Jacqueline Martins da Silva
283-291
Pdf (Português (Brasil))
Formação e desenvolvimento profissional do alfabetizador
Rita de Cássia Barros De Freitas Araujo
292-308
Ações pedagógicas no contexto escolar e formação docente
experiências no treinamento profissional
Daiane Ferreira de Freitas Silva
309-319
Pdf (Português (Brasil))
Problematizações dos usos da teoria de Jean Piaget na formação de professores
Gabriella S. Ebeling, Júlia M. C. Pereira
320-327
Pdf (Português (Brasil))
A brinquedoteca e suas potencialidades no processo de formação docente
Géssica Pereira Monteiro Rangel, Bárbara Viana Villaça
328-339
Pdf (Português (Brasil))
Letramento e educação social
Luciana Aparecida de Paula Silva, Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
340-351
Pdf (Português (Brasil))
O ensino de libras na formação do professor
quais perspectivas?
Emmanuelle Felix dos Santos, Wilson Pereira de Jesus
283-291
Pdf (Português (Brasil))
Formação continuada em serviço e o programa gestar
um estudo sobre a concepção de linguagem no ensino de língua portuguesa
Tânia Maria Nunes Nascimento
369-381
Pdf (Português (Brasil))
A identidade do formador de professores alfabetizadores
um processo em constituição
Fernanda de Araújo Frambach
382-398
Pdf (Português (Brasil))
Formando leitores e formando-se como leitoras
narrativas e práticas de professoras do município de Amargosa/BA
Nanci Rodrigues Orrico, Elizeu Clementino de Souza
399-415
Pdf (Português (Brasil))
A construção da identidade profissional do professor de língua inglesa por meio do discurso em contexto online
Valkíria Bento Luiz
416-428
Pdf (Português (Brasil))
Pesquisas em educação sobre formação de professores
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Eliana Crispim França Luquetti
429-443
Pdf (Português (Brasil))
Ato ético e ato estético na formação de professores
uma pedagogia do olhar por meio do cinema brasileiro contemporâneo
Marina Alvarenga Botelho, Marco Antonio Villarta-Neder
444-461
Pdf (Português (Brasil))
Diálogos sobre a formação de professores leitores a partir de uma vivência de leitura literária
Márcia Mariana Santos de Oliveira, Ana Maria Moraes Scheffer
462-469
Pdf (Português (Brasil))
Formação de professores
em pauta desenvolvimento moral e a construção de valores
Mônika Marja Silveira Consentino, Sandrelena da Silva Monteiro
470-479
Pdf (Português (Brasil))
A região do norte fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino
480-491
Pdf (Português (Brasil))
Lúdico na formação de professores
contribuições da brinquedoteca na capacitação docente
Luciana da Silva Almeida, João Batista da Silva Santos
492-501
Pdf (Português (Brasil))
A formação continuada de rede e em rede
uma articulação necessária para melhorias no ensino
Luciana Castro
502-511
Pdf (Português (Brasil))
A auto – heteroecoformação tecnológica do professor de inglês nas redes públicas de ensino estadual e municipal de São Paulo
Carla Cíntia Luz
512-519
Pdf (Português (Brasil))
Os cursos de pedagogia e a formação das (OS) professoras (ES) para a prática docente na creche
realidade e desafios
Juliana Lima da Silva, Patricia Maria Reis Cestaro
520-533
Pdf (Português (Brasil))
Reflexões sobre as ações formativas do instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAP-UERJ
Ana Lucia Gomes De Souza, Liliane Neves
534-541
Pdf (Português (Brasil))
Relatos de experiência em formação continuada
reflexões sobre a prática dos profissionais da educação da rede municipal de Juiz de Fora
Maria Olinda Venancio, Queila Adriana de Alcântara
542-550
Pdf (Português (Brasil))
O PIBID na tecedura da política de formação de professores
Iago Pereira dos Santos, Eliana Crispim França Luquetti
551-561
Pdf (Português (Brasil))
TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Escritas da dor
entre o silêncio e a representação
Roberta Cristina de Oliveira Saçço
562-571
Pdf (Português (Brasil))
Cronotopo e exotopia no seriado The Following
leituras de limites entre realidade e ficção
Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro, Marco Antônio Villarta-Neder
572-579
Pdf (Português (Brasil))
A leitura de alguns clássicos através de jogos materiais/virtuais elaborados em sala com os alunos do ensino médio
Renato Cassim Nunes, Terezinha Cristina Martins
580-589
Pdf (Português (Brasil))
O que é interdisciplinaridade?
em busca de uma didática interdisciplinar nas escolas brasileiras atuais
Ana Carolina Vieira de Brito, Jessica Oliveira Farias
590-598
Pdf (Português (Brasil))
Práticas de letramento na educação infantil
Josieli Almeida de Oliveira Leite
599-614
Pdf (Português (Brasil))
Abordagens intersemióticas e ensino de literatura e língua portuguesa rara graduandos surdos
Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira
615-624
Pdf (Português (Brasil))
Relato de experiência
a produção de desenhos como estratégia para construção do conhecimento histórico
José Leandro Peters, Rafaela Andrade Savino de Oliveira
625-634
Pdf (Português (Brasil))
A psicomotricidade e a importância das atividades interdisciplinares ludicos-pedagógicas com foco na alfabetização dos alunos da educação infantil de São João da Barra - RJ
Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa
635-645
Pdf (Português (Brasil))
Sequência didática em sala de aula
os impactos do pacto no trabalho interdisciplinar
Graziele Ramos da Conceição Cácio
646-653
Pdf (Português (Brasil))
Práticas interdisciplinares na orientação profissional e pessoal de jovens alunos
Cristiane Elvira de Assis Oliveira
654-661
Pdf (Português (Brasil))
A argumentação sobre temas sociocientíficos no ensino de ciências e de matemática
um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental
Vania Fernandes e Silva
662-670
Pdf (Português (Brasil))
O casamento da princesa
uma aventura estética e humanizadora
Maiara Ferreira de Souza, Marcela Brasil Galvão
671-680
Pdf (Português (Brasil))
Uma proposta de re(leitura) poética com auxílio do QR Code
Wesley Henrique Avemédio Filgueiras
681-691
Pdf (Português (Brasil))
Trajetórias formativas docentes
alguns elementos de análise
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
692-700
Pdf (Português (Brasil))
Developed By
Open Journal Systems
Language
English
Español (España)
Português (Brasil)
Information
For Readers
For Authors
For Librarians