A brinquedoteca e suas potencialidades no processo de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28380Resumo
Este estudo aborda as potencialidades do ensino lúdico, por meio do espaço da brinquedoteca, no processo de formação do professor. Tendo em vista, que o futuro docente precisa compreender com afinco a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem dos seus alunos. Para a realização dessa proposta, baseamos nossa metodologia nas leituras de Vygostsky (1991), Huizinga (1993), Gimenes e Teixeira (2011). A fim de validar a questão do lúdico na formação do professor, foi realizado uma pesquisa-ação no laboratório lúdico/pedagógico da brinquedoteca, com alunos do primeiro ano do Normal Médio, do Colégio Estadual João Pessoa no município de Campos dos Goytacazes- RJ. Nesse contexto, foram propostas oficinas criativas com temáticas relevantes para a futura atuação docente, tendo ao final resultados satisfatórios.