Problematizações dos usos da teoria de Jean Piaget na formação de professores

Autores

  • Gabriella S. Ebeling
  • Júlia M. C. Pereira

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28379

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar os usos da teoria de Piaget em trabalhos na área da Educação. A metodologia escolhida foi a denominada “Estado da Arte”, cuja característica é o mapeamento bibliográfico. Fez-se um levantamento na plataforma online da ANPEd, buscando por artigos que fizessem menção a Piaget, publicados num intervalo de 10 anos (2006 a 2015). Foram encontrados 30 artigos, os quais utilizam as teorias piagetianas sob diferentes perspectivas, dentre os quais apenas 10 tratam os conceitos apresentados com maior aprofundamento. Este cenário nos leva a problematizar o tratamento da teoria de Piaget na formação docente, uma vez que esses artigos refletem o conhecimento da teoria de Piaget por parte dos acadêmicos da área, e podem também ser utilizados na formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26