Ato ético e ato estético na formação de professores

uma pedagogia do olhar por meio do cinema brasileiro contemporâneo

Autores

  • Marina Alvarenga Botelho
  • Marco Antonio Villarta-Neder

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28389

Resumo

Essa pesquisa, no LEDISC/UFLA3, empresta de Rubem Alves o termo “pedagogia do olhar” como um ensinar a ver, aprender a olhar o cinema, refletindo sobre a mediação entre cinema brasileiro e cinema clássico industrial-comercial norte-americano. Para Bakhtin, a unidade da responsabilidade do sujeito supõe relação indissociável entre arte (ato estético) e vida (ato ético). Pretende-se discutir implicações dessa relação na formação de professores. Metodologicamente, é uma análise qualitativa-descritiva-interpretativa: os analistas assumem-se sujeitos produtores de sentidos e implicados eticamente no ato da análise. Os resultados são a produção acadêmica sobre essa conjunção na leitura audiovisual e na formação de professores de Letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-26