Ato ético e ato estético na formação de professores
uma pedagogia do olhar por meio do cinema brasileiro contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28389Resumo
Essa pesquisa, no LEDISC/UFLA3, empresta de Rubem Alves o termo “pedagogia do olhar” como um ensinar a ver, aprender a olhar o cinema, refletindo sobre a mediação entre cinema brasileiro e cinema clássico industrial-comercial norte-americano. Para Bakhtin, a unidade da responsabilidade do sujeito supõe relação indissociável entre arte (ato estético) e vida (ato ético). Pretende-se discutir implicações dessa relação na formação de professores. Metodologicamente, é uma análise qualitativa-descritiva-interpretativa: os analistas assumem-se sujeitos produtores de sentidos e implicados eticamente no ato da análise. Os resultados são a produção acadêmica sobre essa conjunção na leitura audiovisual e na formação de professores de Letras.
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Publicado
2019-09-26
Edição
Seção
TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES