Contribuições teórico-metodológicas da linguística aplicada para a aquisição da escrita

Autores

  • Victória Ramos Régis Maciel
  • Hellen Teixeira Silva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28343

Resumo

O presente artigo tem por objetivo inventariar as contribuições teórico-metodológicas da Linguística Aplicada (L.A.) para a análise do processo de aquisição da escrita. Para a consecução do objetivo proposto, este trabalho contemplou o estudo de três temas: a) Linguística Aplicada; b) Linguística Aplicada ao ensino de língua materna e) Linguística aplicada à aquisição da escrita. Para tal, foram utilizados os seguintes teóricos: Moita Lopes (2006), Kleiman (2007), Rojo (2007), Moreira (2013), Bosco (1999), Ferreira (2008), entre outros. Foram selecionadas duas produções escritas de crianças em fase de alfabetização. Constatou-se que a L. A., considerando-se as várias pesquisas realizadas por pesquisadores brasileiros, pode emprestar contribuições para o trabalho com a produção de textos escritos na escola, uma vez que poderá iluminar a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25