A região do norte fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada

Autores

  • Jackeline Barcelos Corrêa
  • Amaro Sebastião de Souza Quintino

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28392

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de abordar elementos conceituais e preocupações que permeiam uma proposta de educação patrimonial, cuja abordagem metodológica busca integrar a escola e seu meio, pelo viés da democratização do acesso aos bens culturais de uma comunidade, tendo como sujeitos sociais do processo, alunos da educação fundamental de escolas públicas do Norte e noroeste fluminense do Estado do Rio de Janeiro. A metodologia que nos amparou foram as do Tripp (2005) além dos estudos teóricos de Cosson, (2006); Fiorin, (1998); Lajolo, (2001), entre outros. Sendo assim, os resultados da pesquisa aponta que é possível inserir o sujeito na sociedade agregando valores, só é possível a partir de uma alfabetização cultural.

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Publicado

2019-09-26