Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Práticas de Linguagem
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n.1, 2018 – Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
v. 8, n.1, 2018 – Volume Especial II – Colóquio de Letramento, Linguagem e Ensino
Publicado:
2019-10-09
Apresentação
Apresentação
Andreia R. Garcia-Reis, Alexandre José P. Cadilhe, Begma T. Barbosa, Maria Cristina Weitzel, Raquel Martins Melo Pinheiro, Tânia G. Magalhães
1-10
Pdf
TEMA 1: ENSINO DE ESCRITA
Infografia como estratégia para ensino de leitura e escrita de textos multimodais
Cláudia Ribeiro Rodrigues
11-28
Pdf
Contribuições teórico-metodológicas da linguística aplicada para a aquisição da escrita
Victória Ramos Régis Maciel, Hellen Teixeira Silva
29-41
Pdf
A produção textual na escola e seu ensino nos materiais didáticos utilizados no estado de São Paulo
Tatiane Portela Vinhal, Renata Junqueira de Souza
42-58
Pdf
Escrita docente
possibilidades de formação
Rosangela Padilha Thomaz dos Santos
59-73
Pdf
Leitura e análise de textos da esfera jornalística em sala de aula
contribuições para a formação leitora
Flávia Elisa Vargas Chamon
74-86
Pdf
A influência da língua brasileira de sinais nas produções escritas da língua portuguesa de alunos surdos do 9º ano do ensino fundamental II da cidade de Macaé/RJ
relatos de experiências
Cristiane Regina Silva Dantas, Eliana Crispim França Luquetti
87-95
Pdf
Competência comunicativa e o trabalho com o texto argumentativo no ensino fundamental
Mariana Vieira Domingues
96-109
Pdf
O tratamento dado à produção de textos por livros didáticos de língua portuguesa destinados a alunos de ensino médio
Lara Nascimento Scherrer
110-120
Pdf
TEMA 2: ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
Interculturalidade e transversalidade temática no ensino de língua espanhola
propostas didáticas
Raquel Fellet Lawall
121-134
Pdf
Estratégias sociais utilizadas dentro e fora da sala de aula
Flávia Luciana Campos Dutra Andrade
135-144
Pdf
O uso de estruturas passivas em espanhol por alunos brasileiros
Laís Lagreca de Carvalho, Raquel Fellet Lawall
145-156
Pdf
O ensino da língua inglesa na escola pública nos discursos dos professores
Renata H. P. Pucci
157-176
Pdf
A pronúncia no ensino de língua inglesa
uma análise de livros didáticos e implicações para a prática docente
Michelle Rie Hashimoto, Tufi Neder Neto
177-195
Pdf
Simulação de um speed dating como técnica de conversação em turmas de português como língua estrangeira
Flávia Rodrigues de Souza Souza, Idalena Oliveira Chaves Chaves
196-202
Pdf
Reflexões sobre o meu processo de aprendizagem da língua adicional no intercâmbio
Luana Cristina de Oliveira Santos
203-217
Pdf
Ensino de PLE para surdo brasileiro
experiências das parcerias em um preparatório para proficiência em língua portuguesa para estrangeiros
Marina de Paulo Nascimento, Glauber Heitor Sampaio
218-226
Pdf
Reflexão sobre a prática docente de línguas adicionais sob a perspectiva da pedagogia de multiletramentos
Renata de Souza Gomes
227-233
Pdf
TEMA 3: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Formação inicial de professores e o processo argumentativo
Marília Berberick
234-248
Pdf
Brincar junto, interagir com os bebês
reflexos da formação na prática pedagógica
Michelle Duarte Rios Cardoso
249-265
Pdf
A construção de saberes docentes de professoras dos anos iniciais
qual o lugar da experiência?
Deniele Pereira Batista
266-282
Pdf
Docentes em formação
contribuições para pensar a formação continuada de professores
Jacqueline Martins da Silva
283-291
Pdf
Formação e desenvolvimento profissional do alfabetizador
Rita de Cássia Barros De Freitas Araujo
292-308
Ações pedagógicas no contexto escolar e formação docente
experiências no treinamento profissional
Daiane Ferreira de Freitas Silva
309-319
Pdf
Problematizações dos usos da teoria de Jean Piaget na formação de professores
Gabriella S. Ebeling, Júlia M. C. Pereira
320-327
Pdf
A brinquedoteca e suas potencialidades no processo de formação docente
Géssica Pereira Monteiro Rangel, Bárbara Viana Villaça
328-339
Pdf
Letramento e educação social
Luciana Aparecida de Paula Silva, Elaine Aparecida de Oliveira Assunção
340-351
Pdf
O ensino de libras na formação do professor
quais perspectivas?
Emmanuelle Felix dos Santos, Wilson Pereira de Jesus
283-291
Pdf
Formação continuada em serviço e o programa gestar
um estudo sobre a concepção de linguagem no ensino de língua portuguesa
Tânia Maria Nunes Nascimento
369-381
Pdf
A identidade do formador de professores alfabetizadores
um processo em constituição
Fernanda de Araújo Frambach
382-398
Pdf
Formando leitores e formando-se como leitoras
narrativas e práticas de professoras do município de Amargosa/BA
Nanci Rodrigues Orrico, Elizeu Clementino de Souza
399-415
Pdf
A construção da identidade profissional do professor de língua inglesa por meio do discurso em contexto online
Valkíria Bento Luiz
416-428
Pdf
Pesquisas em educação sobre formação de professores
Priscila de Andrade Barroso Peixoto, Eliana Crispim França Luquetti
429-443
Pdf
Ato ético e ato estético na formação de professores
uma pedagogia do olhar por meio do cinema brasileiro contemporâneo
Marina Alvarenga Botelho, Marco Antonio Villarta-Neder
444-461
Pdf
Diálogos sobre a formação de professores leitores a partir de uma vivência de leitura literária
Márcia Mariana Santos de Oliveira, Ana Maria Moraes Scheffer
462-469
Pdf
Formação de professores
em pauta desenvolvimento moral e a construção de valores
Mônika Marja Silveira Consentino, Sandrelena da Silva Monteiro
470-479
Pdf
A região do norte fluminense e a alfabetização cultural na formação continuada
Jackeline Barcelos Corrêa, Amaro Sebastião de Souza Quintino
480-491
Pdf
Lúdico na formação de professores
contribuições da brinquedoteca na capacitação docente
Luciana da Silva Almeida, João Batista da Silva Santos
492-501
Pdf
A formação continuada de rede e em rede
uma articulação necessária para melhorias no ensino
Luciana Castro
502-511
Pdf
A auto – heteroecoformação tecnológica do professor de inglês nas redes públicas de ensino estadual e municipal de São Paulo
Carla Cíntia Luz
512-519
Pdf
Os cursos de pedagogia e a formação das (OS) professoras (ES) para a prática docente na creche
realidade e desafios
Juliana Lima da Silva, Patricia Maria Reis Cestaro
520-533
Pdf
Reflexões sobre as ações formativas do instituto de aplicação Fernando Rodrigues da Silveira- CAP-UERJ
Ana Lucia Gomes De Souza, Liliane Neves
534-541
Pdf
Relatos de experiência em formação continuada
reflexões sobre a prática dos profissionais da educação da rede municipal de Juiz de Fora
Maria Olinda Venancio, Queila Adriana de Alcântara
542-550
Pdf
O PIBID na tecedura da política de formação de professores
Iago Pereira dos Santos, Eliana Crispim França Luquetti
551-561
Pdf
TEMA 4: LEITURA EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Escritas da dor
entre o silêncio e a representação
Roberta Cristina de Oliveira Saçço
562-571
Pdf
Cronotopo e exotopia no seriado The Following
leituras de limites entre realidade e ficção
Guilherme Augusto de Figueiredo Carneiro, Marco Antônio Villarta-Neder
572-579
Pdf
A leitura de alguns clássicos através de jogos materiais/virtuais elaborados em sala com os alunos do ensino médio
Renato Cassim Nunes, Terezinha Cristina Martins
580-589
Pdf
O que é interdisciplinaridade?
em busca de uma didática interdisciplinar nas escolas brasileiras atuais
Ana Carolina Vieira de Brito, Jessica Oliveira Farias
590-598
Pdf
Práticas de letramento na educação infantil
Josieli Almeida de Oliveira Leite
599-614
Pdf
Abordagens intersemióticas e ensino de literatura e língua portuguesa rara graduandos surdos
Valéria Campos Muniz, Danielle Cristina Mendes Pereira
615-624
Pdf
Relato de experiência
a produção de desenhos como estratégia para construção do conhecimento histórico
José Leandro Peters, Rafaela Andrade Savino de Oliveira
625-634
Pdf
A psicomotricidade e a importância das atividades interdisciplinares ludicos-pedagógicas com foco na alfabetização dos alunos da educação infantil de São João da Barra - RJ
Amaro Sebastião de Souza Quintino, Jackeline Barcelos Corrêa
635-645
Pdf
Sequência didática em sala de aula
os impactos do pacto no trabalho interdisciplinar
Graziele Ramos da Conceição Cácio
646-653
Pdf
Práticas interdisciplinares na orientação profissional e pessoal de jovens alunos
Cristiane Elvira de Assis Oliveira
654-661
Pdf
A argumentação sobre temas sociocientíficos no ensino de ciências e de matemática
um estudo nos anos iniciais do ensino fundamental
Vania Fernandes e Silva
662-670
Pdf
O casamento da princesa
uma aventura estética e humanizadora
Maiara Ferreira de Souza, Marcela Brasil Galvão
671-680
Pdf
Uma proposta de re(leitura) poética com auxílio do QR Code
Wesley Henrique Avemédio Filgueiras
681-691
Pdf
Trajetórias formativas docentes
alguns elementos de análise
Carla Patrícia Quintanilha Corrêa
692-700
Pdf
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários