Extensão Universitária e Replicabilidade: Oficinas Desplugadas de Pensamento Computacional Incluindo Perspectiva de Gênero e Materiais de Acesso Livre
Palavras-chave:
Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Replicabilidade, Projeto de Extensão, Material Didático DigitalResumo
Este relato apresenta o desenvolvimento, a aplicação e a disponibilização digital de duas oficinas de Pensamento Computacional (PC) elaboradas no âmbito do projeto de extensão Meninas Digitais UFJF. As oficinas utilizam a abordagem de Computação Desplugada como estratégia acessível para escolas públicas e ambientes com baixa infraestrutura tecnológica, incorporando ainda uma perspectiva de gênero voltada ao aumento da representatividade feminina nas áreas de STEM. A primeira oficina, baseada no jogo educacional Turing Tumble, introduz conceitos de lógica e algoritmos por meio de desafios narrativos protagonizados por uma personagem feminina. A segunda utiliza o cubo mágico para ensinar decomposição, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. Todo o material produzido foi publicado no site institucional do projeto, para permitir replicabilidade por professores em diferentes contextos e modalidades. Os resultados das aplicações presenciais realizadas no Centro de Ciências da UFJF indicam engajamento dos estudantes, especialmente pela manipulação de materiais concretos e pelo uso de narrativas lúdicas. A disponibilização aberta dos materiais reforça o papel da extensão universitária na democratização do ensino de Computação e no apoio a educadores interessados em integrar o Pensamento Computacional em suas práticas didáticas.
Referências
BARICHELLO, L. Computação Desplugada. Unicamp, Campinas, 2021. Disponível em: www.desplugada.ime.unicamp.br. Acesso em: 17/11/2025.
BELL, T.; WITTEN, I.; FELLOWS, M. CS Unplugged: An enrichment and extension programme for primary-aged students. 2015. self-published. http://csunplugged.org/wp-content/uploads/2015/03/CSUnplugged_OS_2015_v3.1.pdf Acesso em: 19 nov. 2025.
BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Computação na educação básica - complemento à BNCC. Resolução CEB nº 1/2022, 2022.
CHERYAN, S.; ZIEGLER, S. A.; MONTOYA, A. K.; JIANG, L. Why are some STEM fields more gender balanced than others? Psychological Bulletin, v. 143, n. 1, p. 1–35, 2017.
CNN, 47% dos brasileiros consideram a educação no Brasil ruim. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/47-dos-brasileiros-consideram-a-educacao-no-brasil-ruim-diz-pesquisa Acesso em: 18 nov 2025
GREBOGI, E. C.; SANTOS, I.; CASTILHO, M. A. Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2021.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. S.Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1463-1472.
GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. S. Formação continuada de professores do ensino fundamental em pensamento computacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 128–138, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134334.
GUIMARÃES, M. L. R.; OLIVEIRA, P. R. de; LUCAS, A. J. de A.; OLIVEIRA, A. M. de; QUINTELA, B. de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 87-96.
MACIEL, C.; Bim, S. A.; Ribeiro, K. da S. F. Meninas Digitais: uma jornada de ciclos enriquecedores. Computação Brasil, 44(44), 2021.
MILL, D. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1. ed. Campinas: Papirus, 2021.
OLIVEIRA, C. S.; MOREIRA, J. A.; VILLAS BOAS, S. Brazilian Girls’ Perspectives on STEM Careers. Social Sciences, v. 14, n. 11, 2025.
PITT, L. Turing Tumble is Turing-Complete. Theoretical Computer Science, v. 948, n. C, 28 fev. 2023.
QUINTELA, B. M.; ESTEVES, L. O.; CAMPOS, J. de P.; VERLY, A. C.; OLIVEIRA, A. Teaching Computational Thinking to Middle School Students using Rubik’s Cube. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 5., 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025a. p. 404-412. ISSN 3086-0733.
QUINTELA, B. M.; GUIMARÃES, M. L. R.; DIAS, L. da S.; VERLY, A. C.; OLIVEIRA, A. Teaching Computational Thinking Main Concepts with a Marble-Powered Computer. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 5., 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025b. p. 413-422. ISSN 3086-0733.
RAPKIEWICZ, Clev.; MELLO, A. V. de; FINGER, A. F.; MELO, A. M.; FAVERO, R. V. M.; SOUZA, H. Mulheres Brasileiras na Computação: diversidade, representatividade e inspiração em perspectiva. In: Women in Information Technology (WIT), 19., 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. p. 752-763. ISSN 2763-8626.
ROSCOE, J. F.; FEARN, St.; POSEY, E. Teaching Computational Thinking by Playing Games and Building Robots. In: Proceedings of the International Conference on Interactive Technologies and Games (iTAG), 2014. DOI: 10.1109/iTAG.2014.15.
SILVA, V. D. da; BLANCO, V. S. C.; SANTOS, V. S. Computação Desplugada como proposta metodológica para o ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional no Ensino Médio. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 07–30, 2024.
SOARES, L. M.; TRENTIN, M. A. S.; TEIXEIRA, A. C. A computação desplugada aliada à educação básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 12, n. 3, p. 118–130, 2022.
UNESCO. Cracking the Code: Girls’ and Women’s Education in STEM. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000253479. Acesso em 19 nov. 2025
WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006.
WING, J. M. Pensamento Computacional. Educação e Matemática, n. 162, p. 2–4, 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliana Lindebeck, Lara Esteves, Geisielen Gomes, Gabriela Chapinotti, Laura Gonçalves, Fernanda Nascimento, Julia Campos, Liamara Scortegagna, Alessandreia Oliveira, Barbara de Melo Quintela

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
