Uma análise das produções bibliográficas envolvendo a gamificação aliada ao Software GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45385

Palavras-chave:

Revisão Sistemática de Literatura, Gamificação, GeoGebra, Funções do Segundo Grau

Resumo

Este trabalho tem por objetivo mapear as produções acadêmicas, identificando e analisando os trabalhos que debatem o uso da Gamificação aliada ao Software GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau. Utilizou-se as bases de dados do Portal de Periódico da Capes, BDTD e Google Scholar onde, após todos os critérios de inclusão e exclusão e leitura preliminar, discorreu-se sobre 06 (seis) trabalhos que possuíam aderência com a temática pesquisada e com o intuito de responder a seguinte questão: “Quais as contribuições da Gamificação aplicada no software GeoGebra, para o processo de aprendizagem de Funções do Segundo Grau?”. O resultado revelou uma lacuna na questão de investigação, visto que os trabalhos encontrados tratam da temática para a formação de professores e não para a aprendizagem do educando. Ainda, a gamificação no GeoGebra se mostrou um tema pouco debatido, mas relevante na busca por tornar o software mais atrativo e recepitivo.

Biografia do Autor

Iasmim Henrique Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil (2023) - Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Docência na Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática no Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2021)- Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2016)- Funcionária Pública Municipal; Professora e Sócia - Proprietária no curso Ápice Oficina do Saber, atuando diretamente com as áreas de Matemática e Física. Professora de Administração pela FAETEC, sendo responsável direta pelo curso de Assistente Administrativo Interessada nas áreas de Educação Matemática e Metodologias Ativas na Educação.

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado - Concórdia (1998;2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, cursando cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como nos Mestrados Profissionais em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem - OA, cursos EAD, Tecnologias na EAD e Tecnologia Educacional.

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Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-08

Como Citar

HENRIQUE DIAS, I.; SCORTEGAGNA, L. Uma análise das produções bibliográficas envolvendo a gamificação aliada ao Software GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–7, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45385. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45385. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

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Artigos Originais

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