Uma análise das produções bibliográficas envolvendo a gamificação aliada ao Software GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45385Palavras-chave:
Revisão Sistemática de Literatura, Gamificação, GeoGebra, Funções do Segundo GrauResumo
Este trabalho tem por objetivo mapear as produções acadêmicas, identificando e analisando os trabalhos que debatem o uso da Gamificação aliada ao Software GeoGebra para o ensino de Funções do Segundo Grau. Utilizou-se as bases de dados do Portal de Periódico da Capes, BDTD e Google Scholar onde, após todos os critérios de inclusão e exclusão e leitura preliminar, discorreu-se sobre 06 (seis) trabalhos que possuíam aderência com a temática pesquisada e com o intuito de responder a seguinte questão: “Quais as contribuições da Gamificação aplicada no software GeoGebra, para o processo de aprendizagem de Funções do Segundo Grau?”. O resultado revelou uma lacuna na questão de investigação, visto que os trabalhos encontrados tratam da temática para a formação de professores e não para a aprendizagem do educando. Ainda, a gamificação no GeoGebra se mostrou um tema pouco debatido, mas relevante na busca por tornar o software mais atrativo e recepitivo.
Referências
BALLEJO, C. C.; BUENO, R. W. DA S; LIEBAN, D. Mathematics Teachers’ TPACK Development Based on an Online Course with GeoGebra. Open Education Studies, v. 3, p. 110-119, 2021.
CHARTERS, S.; KITCHENHAM, B. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007
DENISOVA, M., GAINUTDINOVA, T., SHIROKOVA, O. Multimedia technologies as a means of introducing game elements in the process of teaching mathematics. Conference 1st-3rd July 2019, Palma, Mallorca, Spain.
KAPP, K. M..The Gamification of Learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies for Training and Education. Ano: 2012.
KIMESWENGER, B. Identifying and Assessing Quality of Dynamic Materials for Teaching Mathematics / eingereicht von Barbara Kimeswenger (Dissertação), Linz, 2017
LIMA, A. E. O. DE.; PAIVA, R. E. B., OLIVEIRA, R. R. DE, OLIVEIRA, J. L. DE. O software GeoGebra como aporte para o Ensino de Matemática e aplicação em sequências numéricas. Revista Do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo, 10(1), 92–107, 2021. Disponível em: <https://doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p092-107> Acesso em: 14 Jul 2021.
PADILHA, R. O desafio da formação docente: potencialidades da Gamificação aliada ao GeoGebra (Mestrado) Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil, 2018.
VENTURA, L. M.; KIRNEW, L. C. P.; BIANCHINI, L. G. B.; DAHER, I. V. Análise de jogos e recursos gamificados utilizados para mediar o processo de ensino-aprendizagem de docentes em curso de formação. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 7, p. e131321, 2021. Disponível em: <https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1313.> Acesso em: 20 Jul 2021
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Iasmim Henrique Dias, Liamara Scortegagna

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.