Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

As submissões dos textos deverão obedecer aos seguintes requisitos:

  1. O texto deve ser inédito, não tendo sido publicado e/ou que não está sendo avaliado para publicação em outro periódico científico indexado ou livro. Deve abordar temas relacionados aos diversos aspectos da educação a distância sob a forma de Artigo, Resenha ou Relato de Experiência.
  2. Serão aceitos textos em Português ou Inglês (título, resumo e palavras-chave deverão ser informados em amos idiomas línguas).
  3. É recomendável que os manuscritos citem outros artigos publicados em revistas nacionais e internacionais importantes. Trabalhos que citam apenas livros e não artigos recentes de revistas científicas, especialmente quando ignoram publicações importantes, possivelmente não possuem relevância para a publicação.
  4. Os artigos assinados são de inteira responsabilidade dos autores, bem como no que se refere ao uso de imagens e material multimídia enviados em anexo.
  5. Em caso de verificação de plágio, os editores poderão imediatamente recusar e arquivar o texto submetido.
  6. As submissões deverão ser feitas por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas(OJS) mediante cadastro com o perfil de autor. Ao cadastrar o perfil no sistema, deve-se informar os dados solicitados por extenso, evitando o uso de siglas. Deve-se guardar o login e senha de acesso para acompanhamento do processo editorial (a identificação principal do usuário junto ao sistema é reconhecida pelo endereço de e-mail, que evita cadastros duplicados).
  7. Caberá ao Editor Chefe a decisão final referente à oportunidade da publicação dos trabalhos recebidos.

 

Artigos Originais

Nesta sessão serão publicados textos oriundos de pesquisas inéditas, que apresentem conteúdo científico original e relevante para a publicação, sustentado por referências atuais relevantes para a pesquisa. O manuscrito deve ter cerca de 3.000 a 7.500 palavras (cerca de 6 a 15 páginas).

Relatos de experiência

Nesta sessão serão publicados textos que reúnam informações detalhadas e sistemáticas sobre uma ação, resumindo seus principais aspectos. A sequência deve preferencialmente ser cronológica, organizada com detalhes suficientes para que o leitor tenha clareza de sua aplicação, eliminando dados retóricos ou supérfluos. Os resultados devem ser sustentados por um referencial teórico atual e robusto. É desejável que justifique a sua particularidade, além de sugerir recomendações de aplicação. O manuscrito deve ter entre 3.000 a 7.500 palavras (cerca de 6 a 15 páginas).

Resenhas

Nesta sessão serão publicados documentos que desenvolvam argumentos, críticas e conclusões originais sobre um livro – impresso ou on-line –, pacote de software ou produto educacional relacionado à educação a distância. Sugere-se que a resenha contenha cerca de 700-800 palavras (de três a quatro laudas), tamanho apropriado para um estudo merecedor de destaque especial.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.