A extensão e a integração com o ensino e a pesquisa na formação discente na Licenciatura em Computação: projeto e-TEIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35971

Palavras-chave:

e-TEIA; Formação discente; Extensão universitária; Educação a distância.

Resumo

Apresentamos neste artigo, a trajetória da integração da extensão com o ensino e a pesquisa na formação discente a partir de ações desenvolvidas no projeto “e-TEIA - Tecnologias de informação e comunicação na Educação: Inovação na sala de Aula” no curso de Licenciatura em Computação (LiComp) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O e-TEIA tem como objetivo ampliar a formação dos alunos da LiComp, inserindo-os no cotidiano das escolas da rede pública com o intuito de capacitar e informar os professores no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na sala de aula, bem como melhorar a formação dos alunos da LiComp, através de uma proposta integrada de ensino, pesquisa e extensão e ainda, aproximá-los com a UFJF, promovendo a construção de um processo de identidade e pertencimento com a Instituição de ensino. Destacamos ainda, a relevância da extensão no processo educacional do graduando, sua presença no eixo curricular dos cursos EAD, bem como evidenciamos o percurso do e-TEIA, em suas edições junto à LiComp, expondo o processo empregado e os benefícios alcançados pelos discentes, universidade e comunidade.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em 17 set. 2021.

BRASIL. Plano Nacional de Extensão Universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas. Brasileiras e SESu/MEC Brasil. 2001.

BRASIL. Resolução nº 7. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 ago. 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.057. 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=65251-decreto9057-pdf&category_slug=maio-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em 20 ago. 2021.

IFPR. O que é Curricularização da Extensão? Disponível em: https://reitoria.ifpr.edu.br/institucional/o-instituto/comissoes/comissao-de-curricularizacao-da-extensao/curricularizacao-da-extensao/o-que-e-curricularizacao-da-extensao/. Acesso em 14 set. 2021.

MARCON, K. Editorial - Dossiê Extensão na Educação a Distância. EmRede - Revista De Educação a Distância, 7(2), 124-129, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/658. Acesso em 14 set. 2021.

PROEX. Pró-Reitoria de Extensão - Universidade Federal de Juiz de Fora. Disponível em: www.ufjf.br/proex/. Acesso em 21 ago. 2021.

RODRIGUES, V. M. O fórum de pró-reitores de extensão e sua contribuição no debate sobre a extensão universitária. Revista Educação e Políticas em Debate – v. 4, n.2 - ago./dez. 2015.

SCHEIDEMANTEL. S. E., KLEIN. R., TEIXEIRA. L. I. A Importância da Extensão Universitária: o Projeto Construir. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. Belo Horizonte – 12 a 15 de setembro de 2004. Disponível em: www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf. Acesso em 14 set. 2021.

SCORTEGAGNA, L. Programa de extensão e-TEIA: integração do ensino, pesquisa e extensão no curso de Licenciatura em Computação na modalidade EAD In: VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 2017, Recife - PE: CBIE. v.1. 774 - 783.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-12

Como Citar

SCORTEGAGNA, L. .; OLIVEIRA, P. R. de .; SILVA, L. A. da; RODRIGUES DE CARVALHO, F.; SILVA, J. A extensão e a integração com o ensino e a pesquisa na formação discente na Licenciatura em Computação: projeto e-TEIA. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2675-4126.2021.v1.35971. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35971. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)