Tecnologias no ensino de Matemática para crianças com TEA: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45420

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias assistivas, Matemática inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Autismo

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula regular vem aumentando, mas apesar de ser amparada pela legislação brasileira está longe de ser uma realidade para todos. A inclusão, implica na oferta de matrícula e no pleno acesso ao currículo escolar, com as adequações necessárias, porém, muitas instituições ainda possuem práticas excludentes, que não levam em consideração as singularidades desses estudantes. A Matemática, por si só já é uma disciplina considerada complexa e para os estudantes com TEA, ela se torna supressora. Visto isso, o objetivo deste artigo, é apresentar o estado da arte das publicações, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática para alunos com TEA. A metodologia se baseou no protocolo de RSL consolidado por Kitchenham (2004), utilizando as bases de dados Google Scholar, CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) num recorte temporal de 2008 a 2023. Após as análises das produções selecionadas, observou-se que a maioria das tecnologias para o ensino de Matemática para alunos com autismo, são jogos e também, a maioria dos professores não têm formação necessária para trabalhar com alunos com TEA.

Referências

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

MENON, T.; SCORTEGAGNA, L.; NAZAR DAVID, J. M. . Tecnologias no ensino de Matemática para crianças com TEA: o que dizem as pesquisas?. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–11, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45420. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45420. Acesso em: 5 nov. 2024.

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