Tecnologias no ensino de Matemática para crianças com TEA: o que dizem as pesquisas?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2023.v3.45420

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias assistivas, Matemática inclusiva, Transtorno do Espectro Autista, Autismo

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na sala de aula regular vem aumentando, mas apesar de ser amparada pela legislação brasileira está longe de ser uma realidade para todos. A inclusão, implica na oferta de matrícula e no pleno acesso ao currículo escolar, com as adequações necessárias, porém, muitas instituições ainda possuem práticas excludentes, que não levam em consideração as singularidades desses estudantes. A Matemática, por si só já é uma disciplina considerada complexa e para os estudantes com TEA, ela se torna supressora. Visto isso, o objetivo deste artigo, é apresentar o estado da arte das publicações, por meio de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre o uso de tecnologias no ensino de Matemática para alunos com TEA. A metodologia se baseou no protocolo de RSL consolidado por Kitchenham (2004), utilizando as bases de dados Google Scholar, CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) num recorte temporal de 2008 a 2023. Após as análises das produções selecionadas, observou-se que a maioria das tecnologias para o ensino de Matemática para alunos com autismo, são jogos e também, a maioria dos professores não têm formação necessária para trabalhar com alunos com TEA.

Referências

BRASIL, Lei no 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto no 6.253, de 13 de novembro de 2007.

DONADIA, Valdecar Antonio Melotti. Usos da informática no ensino de matemática: alunos com Transtorno do Espectro Autista do 5o e 6o anos em escolas de Vila Velha/ES. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) - Faculdade Vale do Cricaré, [S. l.], 2020.

FERREIRA, Jailson de França; LIRA, Mirtes Ribeiro de. Aplicativo de jogos matemáticos como ferramenta assistiva no processo de ensino-aprendizagem com estudante com autismo leve. Curso de Especialização em Educação Especial na perspectiva Inclusiva UPE /Mata Norte, [S. l.], p. 1-10, 2 jul. 2023.

GUBERT, Larissa Leal Scapin. Uso de tecnologias assistivas no Ensino de Matemática em salas de recursos multifuncionais em uma rede municipal de ensino. 2022. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino – PPGEn) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, [S. l.], 2022.

KITCHENHAM, Barbara. Procedures for Performing Systematic Reviews. Joint Technical Report, [S. l.], p. 1-28, 2 jul. 2023.

MELO, Francisco de Assis Freire de. Construção de sequências didáticas com Realidade Aumentada para alunos com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do Ensino Fundamental- 6o ano. 2021. Dissertação (Inovação em Tecnologias Educacionais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, [S. l.], 2021.

MOREIRA, Priscila Rezende; COSTA, Evandro Alexandre da Silva; AMARAL, Clara Tatiane Dias. Tecnologia Assistiva no Ensino da Matemática para alunos com Transtorno do Espectro Autista. EDUCAÇÃO MATEMÁTICA em Revista, [s. l.], p. 304-319, 2 jul. 2023.

NTALINDWA, Theoneste.; NDUWINGOMA, Mathias.; KARANGWA, Evariste; SORON, Tanjir Rashid; UWORWABAYEHO, Alphonse; UWMINEZA, Annete. Development of a Mobile App to Improve Numeracy Skills of Children with Autism Spectrum Disorder: Participatory Design and Usability Study. JMIR Pediatrics and Parenting. Vol 4, n 3, p. 55–75. 2021.

ORRÚ, Sílvia Ester. Autismo, linguagem e educação: interação social no cotidiano escolar. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

PAIVA, Adriana Borges de; SANTOS, Josely Alves dos; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Tecnologias Assistivas e o Ensino de Matemática para alunos autistas na Educação Infantil. Cadernos da Fucamp, [S. l.], p. 124-146, 2 jul. 2023.

PORCELLIS, Diego de Abreu; SIEDLER, Marcelo; GARCIA, Marizele. LUDUS - Desenvolvimento de um Jogo para auxiliar no aprendizado de matemática para alunos com Autismo. XI Computer on the Beach, [S. l.], p. 615- 618, 2 jul. 2023.

SOUZA, Andiara Cristina de. O uso de tecnologias digitais educacionais para o favorecimento da aprendizagem matemática e inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista em anos iniciais de escolarização. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Alfenas, [S. l.], 2019.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-08-12

Como Citar

MENON, T.; SCORTEGAGNA, L.; NAZAR DAVID, J. M. . Tecnologias no ensino de Matemática para crianças com TEA: o que dizem as pesquisas?. Lynx, [S. l.], v. 3, p. 1–11, 2024. DOI: 10.34019/2675-4126.2023.v3.45420. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/45420. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)