Licenciatura em Computação da UFJF: 10 anos de história e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35613

Palavras-chave:

Licenciatura em Computação, Educação a Distância, Gestão na EAD, Evasão na EAD

Resumo

O artigo apresenta a trajetória dos dez anos de história do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, ofertado na modalidade de Educação a Distância e destaca dois desafios: a gestão da Educação a Distância e a evasão do Curso. O objetivo é compartilhar as experiências e situações vivenciadas ao longo desse período de tempo e refletir sobre estratégias que visem à redução desses desafios. Apresentamos ainda, a contextualização da Educação a Distância na Universidade Federal de Juiz de Fora e as principais características do projeto pedagógico do Curso como objetivos, perfil dos egressos, grade curricular, estágios, oferta nos polos de apoio presenciais e os atores do processo educacional da licenciatura.

Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela UFSC e especialista em Educação a Distância pela UFPR, é professora Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), ambos da UFJF. Atua com educação a distância nos cursos presenciais e no curso de Licenciatura em Computação ofertado pela UAB e desenvolve pesquisas na área de informática na educação, educação a distância e educação matemática.

Referências

ABED. Censo EAD.BR: relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil, 2018. ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância. Curitiba: InterSaberes, 2019.

BRANCO, Lilian Soares Alves; CONTE, Elaine; HABOWSKI, Adilson Cristiano. Evasão na educação a distância: pontos e contrapontos à problemática. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 25, n. 01, p. 132-154, mar. 2020.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

CAMPOS, Fernanda; SCORTEGAGNA, Liamara. Projeto Pedagógico Curso de Licenciatura em Computação, Modalidade a Distância. 2015. Disponível em: https://www.ufjf.br/licomp/. Acesso em 19 jul. 2021.

CEAD. Institucional. Disponível em http://www.cead.ufjf.br/institucional/. Acesso em 28 ago. 2021.

INEP. Censo da educação superior 2019: divulgação dos resultados. Brasília-DF, 2020. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em 29 ago. 2021.

MEC. Educação superior: Censo de inspirar políticas e instituições mais efetivas. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/42031-censo-deve-inspirar-politicas-e-instituicoes-mais-efetivas. Acesso em 20 ago. 2021.

MILL, Daniel; CARMO, Hermano. Análise das Dificuldades de educadores e Gestores da Educação a Distância Virtual no Brasil e em Portugal. Simpósio Internacional de Educação a Distância. SIED-2012. UFSCar, setembro 2012.

NEVES, Felipe; CAMPOS, Fernanda; STROELE, Victor; DANTAS, Mario; DAVID, José Maria, BRAGA, Regina. 2021. Assisted education: Using predictive model to avoid school dropout in e-learning systems. In book: Intelligent Systems and Learning Data Analytics in Online Education (pp.153-178).

OLIVEIRA, Walter Pinto de; BITTENCOURT, Wanderley José Mantovani. A evasão na EaD: Uma análise sobre os dados e relatórios, ano base 2017, apresentados pelo Inep, UAB e Abed. Revista Educação Pública, v. 20, nº 3, 21 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/3/a-evasao-na-ead-uma-analise-sobre-os-dados-e-relatorios-ano-base-2017-apresentados-pelo-inep-uab-e-abed. Acesso em 20 ago. 2021.

UFJF. Regulamento Acadêmico da Graduação – RAG. 2016. Disponível em: https://www2.ufjf.br/prograd//files/2009/02/NOVO-RAG-21.07.pdf. Acesso em 20 ago. 2021.

VIEIRA, Vanessa Souto. Desafios e dificuldades da gestão em Educação a Distância. Revista Multitexto, v. 2, n. 01, 2013.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-12

Como Citar

CAMPOS , F. .; SCORTEGAGNA, L. Licenciatura em Computação da UFJF: 10 anos de história e desafios. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2675-4126.2021.v1.35613. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35613. Acesso em: 5 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>