Licenciatura em Computação da UFJF: 10 anos de história e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35613

Palavras-chave:

Licenciatura em Computação, Educação a Distância, Gestão na EAD, Evasão na EAD

Resumo

O artigo apresenta a trajetória dos dez anos de história do Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora, ofertado na modalidade de Educação a Distância e destaca dois desafios: a gestão da Educação a Distância e a evasão do Curso. O objetivo é compartilhar as experiências e situações vivenciadas ao longo desse período de tempo e refletir sobre estratégias que visem à redução desses desafios. Apresentamos ainda, a contextualização da Educação a Distância na Universidade Federal de Juiz de Fora e as principais características do projeto pedagógico do Curso como objetivos, perfil dos egressos, grade curricular, estágios, oferta nos polos de apoio presenciais e os atores do processo educacional da licenciatura.

Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Mídia e Conhecimento pela UFSC e especialista em Educação a Distância pela UFPR, é professora Adjunto IV do Departamento de Ciência da Computação da UFJF, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), ambos da UFJF. Atua com educação a distância nos cursos presenciais e no curso de Licenciatura em Computação ofertado pela UAB e desenvolve pesquisas na área de informática na educação, educação a distância e educação matemática.

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Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-12

Como Citar

CAMPOS , F. .; SCORTEGAGNA, L. Licenciatura em Computação da UFJF: 10 anos de história e desafios. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2675-4126.2021.v1.35613. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35613. Acesso em: 19 abr. 2024.

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