Extensão Universitária e Replicabilidade: Oficinas Desplugadas de Pensamento Computacional Incluindo Perspectiva de Gênero e Materiais de Acesso Livre

Autores

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Computação Desplugada, Replicabilidade, Projeto de Extensão, Material Didático Digital

Resumo

Este relato apresenta o desenvolvimento, a aplicação e a disponibilização digital de duas oficinas de Pensamento Computacional (PC) elaboradas no âmbito do projeto de extensão Meninas Digitais UFJF. As oficinas utilizam a abordagem de Computação Desplugada como estratégia acessível para escolas públicas e ambientes com baixa infraestrutura tecnológica, incorporando ainda uma perspectiva de gênero voltada ao aumento da representatividade feminina nas áreas de STEM. A primeira oficina, baseada no jogo educacional Turing Tumble, introduz conceitos de lógica e algoritmos por meio de desafios narrativos protagonizados por uma personagem feminina. A segunda utiliza o cubo mágico para ensinar decomposição, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos. Todo o material produzido foi publicado no site institucional do projeto, para permitir replicabilidade por professores em diferentes contextos e modalidades. Os resultados das aplicações presenciais realizadas no Centro de Ciências da UFJF indicam engajamento dos estudantes, especialmente pela manipulação de materiais concretos e pelo uso de narrativas lúdicas. A disponibilização aberta dos materiais reforça o papel da extensão universitária na democratização do ensino de Computação e no apoio a educadores interessados em integrar o Pensamento Computacional em suas práticas didáticas.

Referências

BARICHELLO, L. Computação Desplugada. Unicamp, Campinas, 2021. Disponível em: www.desplugada.ime.unicamp.br. Acesso em: 17/11/2025.

BELL, T.; WITTEN, I.; FELLOWS, M. CS Unplugged: An enrichment and extension programme for primary-aged students. 2015. self-published. http://csunplugged.org/wp-content/uploads/2015/03/CSUnplugged_OS_2015_v3.1.pdf Acesso em: 19 nov. 2025.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Computação na educação básica - complemento à BNCC. Resolução CEB nº 1/2022, 2022.

CHERYAN, S.; ZIEGLER, S. A.; MONTOYA, A. K.; JIANG, L. Why are some STEM fields more gender balanced than others? Psychological Bulletin, v. 143, n. 1, p. 1–35, 2017.

CNN, 47% dos brasileiros consideram a educação no Brasil ruim. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/47-dos-brasileiros-consideram-a-educacao-no-brasil-ruim-diz-pesquisa Acesso em: 18 nov 2025

GREBOGI, E. C.; SANTOS, I.; CASTILHO, M. A. Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação – SBIE, 2021.

GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. S.Dimensões do Pensamento Computacional: conceitos, práticas e novas perspectivas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO (SBIE), 31., 2020, Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 1463-1472.

GUARDA, G. F.; PINTO, S. C. C. S. Formação continuada de professores do ensino fundamental em pensamento computacional. RENOTE, Porto Alegre, v. 21, n. 1, p. 128–138, 2023. DOI: 10.22456/1679-1916.134334.

GUIMARÃES, M. L. R.; OLIVEIRA, P. R. de; LUCAS, A. J. de A.; OLIVEIRA, A. M. de; QUINTELA, B. de M. Estimulando o Pensamento Computacional a partir da Computação Desplugada: Uma Abordagem para Meninas do Ensino Fundamental. In: WORKSHOP DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL E INCLUSÃO (WPCI), 2., 2023, Passo Fundo/RS. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023. p. 87-96.

MACIEL, C.; Bim, S. A.; Ribeiro, K. da S. F. Meninas Digitais: uma jornada de ciclos enriquecedores. Computação Brasil, 44(44), 2021.

MILL, D. Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. 1. ed. Campinas: Papirus, 2021.

OLIVEIRA, C. S.; MOREIRA, J. A.; VILLAS BOAS, S. Brazilian Girls’ Perspectives on STEM Careers. Social Sciences, v. 14, n. 11, 2025.

PITT, L. Turing Tumble is Turing-Complete. Theoretical Computer Science, v. 948, n. C, 28 fev. 2023.

QUINTELA, B. M.; ESTEVES, L. O.; CAMPOS, J. de P.; VERLY, A. C.; OLIVEIRA, A. Teaching Computational Thinking to Middle School Students using Rubik’s Cube. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 5., 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025a. p. 404-412. ISSN 3086-0733.

QUINTELA, B. M.; GUIMARÃES, M. L. R.; DIAS, L. da S.; VERLY, A. C.; OLIVEIRA, A. Teaching Computational Thinking Main Concepts with a Marble-Powered Computer. In: Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EDUCOMP), 5., 2025, Juiz de Fora/MG. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025b. p. 413-422. ISSN 3086-0733.

RAPKIEWICZ, Clev.; MELLO, A. V. de; FINGER, A. F.; MELO, A. M.; FAVERO, R. V. M.; SOUZA, H. Mulheres Brasileiras na Computação: diversidade, representatividade e inspiração em perspectiva. In: Women in Information Technology (WIT), 19., 2025, Maceió/AL. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2025. p. 752-763. ISSN 2763-8626.

ROSCOE, J. F.; FEARN, St.; POSEY, E. Teaching Computational Thinking by Playing Games and Building Robots. In: Proceedings of the International Conference on Interactive Technologies and Games (iTAG), 2014. DOI: 10.1109/iTAG.2014.15.

SILVA, V. D. da; BLANCO, V. S. C.; SANTOS, V. S. Computação Desplugada como proposta metodológica para o ensino-aprendizagem do Pensamento Computacional no Ensino Médio. Revista PINDORAMA, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 07–30, 2024.

SOARES, L. M.; TRENTIN, M. A. S.; TEIXEIRA, A. C. A computação desplugada aliada à educação básica: uma revisão sistemática da literatura brasileira. ENCITEC – Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista, v. 12, n. 3, p. 118–130, 2022.

UNESCO. Cracking the Code: Girls’ and Women’s Education in STEM. Paris: UNESCO, 2017. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000253479. Acesso em 19 nov. 2025

WING, J. M. Computational Thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006.

WING, J. M. Pensamento Computacional. Educação e Matemática, n. 162, p. 2–4, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

LINDEBECK, J.; ESTEVES, L.; GOMES, G.; CHAPINOTTI, G.; GONÇALVES, L.; NASCIMENTO, F.; CAMPOS, J.; SCORTEGAGNA, L.; OLIVEIRA, A.; QUINTELA, B. de M. Extensão Universitária e Replicabilidade: Oficinas Desplugadas de Pensamento Computacional Incluindo Perspectiva de Gênero e Materiais de Acesso Livre. Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–13, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/50915. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Relatos de experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2