Pensamento computacional na educação básica e o uso do software Scratch

Autores

  • Rafael Lauro Brugger Universidade Federal De Juiz De Fora
  • Liamara Scortegagna Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) https://orcid.org/0000-0001-6825-4945

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39205

Palavras-chave:

Scratch, Pensamento Computacional, Formação de Professores

Resumo

Este artigo faz um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Pensamento computacional na educação básica e o uso do software Scratch  apresentado no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora no ano de 2022. O objetivo deste artigo é analisar como a utilização do software Scratch pode auxiliar no desenvolvimento do ensino do Pensamento Computacional na disciplina de Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre os anos de 2012 à 2022 e a aplicação de um questionário para professores do Departamento de Matemática de uma escola pública do Estado de Minas Gerais (MG). As respostas ao questionário e os textos encontrados na RSL mostraram que os professores reconhecem a necessidade de se trabalhar com os estudantes os conceitos do Pensamento Computacional, assim como apresentaram o software Scratch como uma das principais ferramentas para trabalhar estes conceitos.

Biografia do Autor

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Informática pela Universidade do Contestado - Concórdia (1998;2001), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, atuando nos cursos de graduação em Licenciatura em Computação, Ciência da Computação e Sistemas de Informação, bem como nos Mestrados Profissionais em Educação Matemática e em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem - OA, cursos EAD, Tecnologias na EAD e Tecnologia Educacional.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-12-22

Como Citar

LAURO BRUGGER, R.; SCORTEGAGNA, L. . Pensamento computacional na educação básica e o uso do software Scratch. Lynx, [S. l.], v. 2, 2022. DOI: 10.34019/2675-4126.2022.v2.39205. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/39205. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

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