Pensamento computacional na educação básica e o uso do software Scratch
DOI:
https://doi.org/10.34019/2675-4126.2022.v2.39205Palavras-chave:
Scratch, Pensamento Computacional, Formação de ProfessoresResumo
Este artigo faz um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado Pensamento computacional na educação básica e o uso do software Scratch apresentado no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora no ano de 2022. O objetivo deste artigo é analisar como a utilização do software Scratch pode auxiliar no desenvolvimento do ensino do Pensamento Computacional na disciplina de Matemática. A pesquisa é de abordagem qualitativa, e utilizou-se de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) entre os anos de 2012 à 2022 e a aplicação de um questionário para professores do Departamento de Matemática de uma escola pública do Estado de Minas Gerais (MG). As respostas ao questionário e os textos encontrados na RSL mostraram que os professores reconhecem a necessidade de se trabalhar com os estudantes os conceitos do Pensamento Computacional, assim como apresentaram o software Scratch como uma das principais ferramentas para trabalhar estes conceitos.
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