Entre potencial e realidade: desafios para a adoção de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias Educacionais, Recursos Educacionais Digitais, Prática Pedagógica

Resumo

Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Computação visando analisar as barreiras encontradas por professores de uma escola estadual, em São José da Lapa (MG), para utilizar Recursos Educacionais Digitais (REDs) em suas práticas pedagógicas. A integração de tecnologias digitais na educação é reconhecida como caminho para tornar o ensino mais dinâmico e alinhado às demandas atuais, porém seu uso efetivo ainda enfrenta onstáculos nas escolas públicas. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada por meio de um questionário online. Os resultados apontam dificuldades relacionadas à infraestrutura insuficiente, falta de formação continuada, sobrecarga de trabalho e desconhecimento de ferramentas digitais gratuitas. Apesar do interesse dos docentes, a ausência de suporte institucional limita a inserção consistente dos REDs no cotidiano escolar. Conclui-se que a ampliação de investimentos em tecnologia, capacitação e políticas de incentivo é essencial para promover uma adoção mais efetiva e equitativa dos REDs na educação pública.

Biografia do Autor

Ricardo Breseno de Sousa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Licenciado em Computação pela Universidade Federal  de Juiz de Fora (UFJF), com interesse nas áreas de  Tecnologias Educacionais, Recursos Educacionais Digitais e Inovação Digital. 

Iasmim Henrique Dias, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora desde 2024, Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil (2023) - Pós-Graduada em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Docência na Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática no Instituto Brasileiro de Formação, Brasil (2020) - Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil (2021)- Bacharel em Administração Pública pela Universidade Federal Fluminense, Brasil (2016)- Interessada pelas áreas de Gamificação, Tecnologias na Educação Matemática e Inteligência Artificial na Educação (IA).

Liamara Scortegagna, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Tecnólogo em Processamento de Dados (1998) e Bacharelado em Informática (2001) pela Universidade do Contestado (UnC), Especialização em Formação em Educação a Distância (2002) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Processamento de Dados (2000) pela UnC e, em Educação a Distância (2000) pelo IPAE, Mestrado em Ciências da Computação (2002) e Doutorado em Engenharia de Produção (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora Associada III da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), atuando nos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Licenciatura em Computação, na qual atua também como Coordenadora. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ciência da Computação e Educação, com ênfase em Tecnologias na Educação, Educação a Distância (EAD), Educação Híbrida, Objetos de Aprendizagem (OA) e Inteligência Artificial (IA) na Educação.

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Arquivos adicionais

Publicado

2025-12-18

Como Citar

BRESENO DE SOUSA, R.; DIAS, I. H. .; SCORTEGAGNA, L. Entre potencial e realidade: desafios para a adoção de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica. Lynx, [S. l.], v. 5, p. 1–11, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/51103. Acesso em: 19 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

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