Entre potencial e realidade: desafios para a adoção de Recursos Educacionais Digitais na Educação Básica
Palavras-chave:
Tecnologias Educacionais, Recursos Educacionais Digitais, Prática PedagógicaResumo
Este trabalho traz o resultado de uma pesquisa realizada no curso de Licenciatura em Computação visando analisar as barreiras encontradas por professores de uma escola estadual, em São José da Lapa (MG), para utilizar Recursos Educacionais Digitais (REDs) em suas práticas pedagógicas. A integração de tecnologias digitais na educação é reconhecida como caminho para tornar o ensino mais dinâmico e alinhado às demandas atuais, porém seu uso efetivo ainda enfrenta onstáculos nas escolas públicas. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, foi realizada por meio de um questionário online. Os resultados apontam dificuldades relacionadas à infraestrutura insuficiente, falta de formação continuada, sobrecarga de trabalho e desconhecimento de ferramentas digitais gratuitas. Apesar do interesse dos docentes, a ausência de suporte institucional limita a inserção consistente dos REDs no cotidiano escolar. Conclui-se que a ampliação de investimentos em tecnologia, capacitação e políticas de incentivo é essencial para promover uma adoção mais efetiva e equitativa dos REDs na educação pública.
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