Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Práticas de Linguagem
Atual
Arquivos
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 8, n. 2, 2018 – Ensino de Língua Portuguesa
v. 8, n. 2, 2018 – Ensino de Língua Portuguesa
Publicado:
2019-10-09
Apresentação
Apresentação
Acir Mário Karwoski , Rosângela Rodrigues Borges
1-7
Pdf
Artigos
Análise das práticas pedagógicas de variação linguística no ensino fundamental II
Laís Lagreca de Carvalho, Flaviane Gonçalves Corrêa
8-22
Pdf
Variação linguística e ensino da ortografia
o uso do conector adversativo “mas”em textos escritos por adultos em processo de escolarização
Marcelo de Castro, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
23-39
Pdf
Práticas pedagógicas sob as lentes de uma professora formadora do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC1
Ivete Brito e Brito
40-46
Pdf
Para além da estrutura linguística
as (re)leituras de alunos do ensino fundamental sobre “o massacre de alto alegre” a partir das vozes indígenas dos Guajajaras
Thiago Silva e Silva, Áustria Rodrigues Brito
47-66
Pdf
O ensino de conjunções a partir do texto
uma sequência didática para alunos do ensino fundamental
Karen Fabiane Leonel Corrêa, Ana Carolina Sperança-Criscuolo
67-76
Pdf
Sociolinguística e ensino
diálogos pertinentes
Juliana da Silva
77-87
Pdf
Planejamento didático analisado nas práticas pedagógicas no ensino fundamental
Marilene Sipriano Xavier Eveling , Natália de Oliveira Gomes
88-99
Pdf
Sequências didáticas no ensino de gêneros textuais
Márcia Antônia Dias Catunda, Mayumi Passos Lopes
100-113
Pdf
Práticas de letramento no ensino de língua portuguesa
táticas para o uso reflexivo do livro didático
Silvio Nunes da Silva Júnior
114-131
Pdf
Gêneros textuais
a escrita da carta argumentativa fundamentada nas sequências didáticas à luz da concepção interacionista e sociodiscursiva da linguagem
Carmelita Rodrigues Gomes
132-152
Pdf
O ensinar a produzir textos escritos na educação básica
reflexões e práticas no ensino fundamental–anos iniciais
Douglas Corrêa da Rosa
153-173
Pdf
Produção colaborativa de textos multimodais a partir do gênero infográfico digital
Elizabeth Mota Nazareth de Almeida, Girlene Lima Portela
174-194
Pdf
Tiras cômicas e charges
potencialidades para promover o letramento multimodal
Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Mauricéia Silva de Paula Vieira
195-211
Pdf
Teorias de currículo e concepções de língua no ensino de língua portuguesa
Delane Cristina Galiza Lourenço, Nathalia Niely Tavares Alves de Melo
212-221
Pdf
O ensino dos gêneros textuais na esfera do argumentar
da concepção docente ao trabalho realizado
Luciana Vieira Alves Rocha, Maria de Fátima Alves
225-243
Pdf
O papel da leitura na aprendizagem de alunos com dificuldades escolares
Lucia Cristina Dalago Barreto, Aurea Maria Paes Leme Goulart, Elsa Midori Shimazaki
244-261
Pdf
O papel das HQ’S na alfabetização
Márcia Antônia Dias Catunda
262-273
Pdf
O ensino do gênero textual tutorial na perspectiva da prática do letramento digital
Clarice de Matos Oliveira, Fernanda Araujo Silva
274-284
Pdf
A construção de um modelo de análise do gênero artigo acadêmico experimental (AAE)
ensinando, negociando e compartilhando conhecimentos
Francisco Jeimes de Oliveira Paiva
285-300
Pdf
A perspectiva Bakhtiniana dos gêneros discursivos no currículo de língua portuguesa da rede estadual de São Paulo
Cleber Ferreira Guimarães
301-313
Pdf
O SAEP –Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná
objetivos, metodologia e concepções de linguagem e de leitura
Pricilla Záttera
314-329
Pdf
Relatos de Experiência
O peso silábico no ensino de acentuação gráfica no ensino fundamental II
Laís Lagreca de Carvalho, Flaviane Gonçalves Corrêa
330-338
Pdf
Dicionários em sala de aula
Giovana Rabite Callian
339-344
Pdf
“É só pra ler ou é pra comer, prô?”
a receita como prática significativa de alfabetização e letramento
Andreia Suli
345-351
Pdf
O debate regrado e a construção de competências e habilidades orais no nono ano do ensino fundamental
Natália Coêlho Bagagim
352-360
Pdf
Os quadrinhos de Henfil e a formação do leitor crítico na escola
Giovanna Carrozzino Werneck, Priscila de Souza Chisté Leite
361-371
Pdf
O infográfico na sala de aula
uma experiência multimodal
Danielle Porto Sylvestre Grijó
372-380
Pdf
Memórias literárias e resenha crítica no ensino médio
Ana Carla Machado, Danilo Augusto da Silva
381-390
Pdf
Caracterização e produção do gênero textual crônica
Clarice de Matos Oliveira
387-395
Pdf
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários