O ensino dos gêneros textuais na esfera do argumentar
da concepção docente ao trabalho realizado
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28326Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a forma como os gêneros textuais argumentativos escritos, mais especificamente o artigo de opinião, são concebidos e explorados por professores do Ensino Médio. O corpus foi constituído por uma entrevista com uma docente do Ensino Médio, e por atividades didáticas elaboradas por ela e aplicadas em sala de aula. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa e de cunho interpretativo. O estudo fundamentou-se, teoricamente, nas pesquisas de Bronckart (2006); Machado (2007); Medrado (2011) e Lousada (2006), à luz da perspectiva do ISD. Os resultados revelaram a falta de clareza da docente sobre o conceito de gêneros e a limitação do trabalho desta em relação à exploração das dimensões do artigode opinião, evidenciando a necessidade de uma formação continuada.