Práticas pedagógicas sob as lentes de uma professora formadora do Programa Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC1

Autores

  • Ivete Brito e Brito

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28312

Resumo

O artigo apresenta o registro narrativo de experiências vividas como Professora Formadora de um Programa de Formação de Professores do governo federal, PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). Sua ênfase recai sobre a constituição de professoras alfabetizadoras, suas práticas pedagógicas, suas multiplicidades e mergulhos em práticas inventivas a partir suas experiências formativas no PNAIC. Tomando como ferramentas analíticas as teorizações de Michel Foucault acerca dos processos de subjetivação esse artigo convida a pensar sobre os lugares ocupados pelas professoras nos Programas sobre Formaçãode Professores. Dentre as vivências narradas destaca-se a aproximação com duas professoras de escolas do Ensino Fundamental do interior do Pará que permitem visualizar os modos de ser professora, modos de ação e formação docente a constituir regimes de verdades que qualificam, demarcam, incluem e excluem docentes, mas que também permitem lançar-se ao encontro do novo, resistindo e inventando práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25