A perspectiva Bakhtiniana dos gêneros discursivos no currículo de língua portuguesa da rede estadual de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28331Resumo
Através de uma análise documental do Currículo Oficial de Língua Portuguesa da Rede Estadual de Ensino de São Paulo (2010),o presente texto objetivaidentificar as concepções de texto e gênero discursivo presentes no referido documento, bem comorefletir sobre a prática de ensino de língua portuguesa ancorada nos gêneros discursivos/textuais. O aporte teórico centrou-se nos estudos de Barros; (2009); Bakhtin (2010; 2014);Dolz e Schnewly (2004);Geraldi (2012); Marcushi (2008); Machado (2014) para que pudéssemos discutir as especificidades dos gêneros discursivos/textuais, ea importância de o professor de língua materna tomar os gêneros como objeto de reflexão em suas práticas profissionais, com o intuito de fazer com que os alunos tenham contatocom textos reais, com os quais se deparam em suas práticas socioculturais do dia-a-dia. Assim, verificamos que o documento paulista está em consonância com a vertente bakhtiniana dos gêneros discursivos, e se configura como fonte teórica para a formação do professor da rede pública de São Paulo.