Planejamento didático analisado nas práticas pedagógicas no ensino fundamental

Autores

  • Marilene Sipriano Xavier Eveling
  • Natália de Oliveira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28316

Resumo

O presente artigo apresenta algumas reflexões sobre as práticas docentes de uma professora de língua portuguesa do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual da região central de Juiz de Fora –MG. Como referência, tomamos um período de aulasobservadas, correspondente ao primeiro bimestre letivo de 2017,para a disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa I, ofertadaaos alunos do sétimo período de licenciatura emLetras. Nesse pequeno período de acompanhamento em sala pudemos observar como se dava o planejamento de atividades, a mediação da professora e a adequação das atividades durante a aplicação. Baseando-nos em Rangel(2010), Koch(2006) e na experiência de observação da professora em sua sala de aula, concluímos que o planejamento de atividades, seguido pela elaboração de sequências didáticas, bem como o bom relacionamento com os alunos e demais professores é fundamental para obter êxito nas atividades propostas, assim também na execução do papel primordial de formador de cidadão que o professor exerce.

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Publicado

2019-09-25