A construção de um modelo de análise do gênero artigo acadêmico experimental (AAE)

ensinando, negociando e compartilhando conhecimentos

Autores

  • Francisco Jeimes de Oliveira Paiva

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-7268.2018.v8.28330

Resumo

Neste artigoobjetivou-se construir um modelo de análise crítica de gênero (ACG), baseado na descrição e na organização sociorretórica das informações, oriundas de 10 artigosacadêmicos experimentais (doravante AAE’s) escritos por estudantes do último semestre do Cursode Letras. Compreende-se, a princípio, que os AAE ́s são reconhecidos por serem um dos gêneros de grande prestígio na produção, na distribuição e no consumo do conhecimento científicona universidade(SWALES, 1990, 2004; MOTTA-ROTH, 1995, 2001; PAIVA, 2011; PAIVA; DUARTE, 2017), sendo associado a gêneros escritos que reportam a alguma investigação realizadapor seus autores, culminandona apresentação de descobertas e na discussão de questões teóricas e metodológicas (BERNARDINO, 2007). As implicações destapesquisa comprovaram a necessidade de uma formalizaçãona escrita acadêmica e naorganização sociorretórica da modalidade de gênero AAE que conjecturou o contexto de produçãoe recepçãona comunidade universitária quanto às normas da ABNT e manuaisde redação avaliados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-25