Pensamento computacional no ensino médio das escolas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2675-4126.2021.v1.35553

Palavras-chave:

Pensamento Computacional, Minas Gerais, Ensino Médio Tecnológico

Resumo

Este trabalho apresenta algumas perspectivas relacionadas ao pensamento computacional no ensino médio. O trabalho apresenta o conceito de pensamento computacional, enfatizando sua eficácia e suas formas de aplicação como uma forma de auxiliar o processo de aprendizagem no ensino médio. São apresentadas as dificuldades enfrentadas durante o desenvolvimento da educação profissional no Brasil, e a situação que se encontra atualmente. São também apresentados os resultados de projetos e atividades educacionais que fizeram o uso dos conceitos do pensamento computacional. Finalmente são apresentados os resultados de uma estudo exploratório, sobre o conhecimento e utilização do pensamento computacional na rede pública municipal de Governador Valadares, através da aplicação de um questionário.

Referências

PESQUISA TIC DOMICÍLIOS 2019: Principais Resultados. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, Brasil, p. 5-12, 26 maio 2020. Disponível em:

https://cetic.br/mediahttps://cetic.br/media/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_im prensa.pdf/analises/tic_domicilios_2019_coletiva_imprensa.pdf . Acesso em: 18 set. 2020.

WING, J. Pensamento computacional: Um conjunto de atitudes e habilidades que todos, não só cientistas da computação, ficaram ansiosos para aprender e usar.

Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 2, 2016.

Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4711. Acesso em:

set. 2020.

SCHWARTZMAN, Simon; CHRISTOPHE, Micheline. A sociedade do conhecimento e a educação tecnológica. Série Estudos Educacionais, v. 2, p. 109, 2005. Disponível em: http://www.schwartzman.org.br/simon/pdf/2005_senai.pdf Acesso em: 22 set. 2020.

DA SILVA, Cleder Tadeu Antão; GARÍGLIO, José Ângelo. A formação continuada de professores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC): o caso do projeto Escolas em Rede, da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais. Revista diálogo educacional, v. 10, n. 31, p. 481-503, 2010. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/2380 Acesso em: 22 set. 2020.

CÉSAR, Danilo Rodrigues. Robótica livre: Robótica educacional com tecnologias livres. Fórum Internacional de Software Livre, v. 1, p. 1-6, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Danilo_Cesar/publication/316888857_Robotica _Livre_Robotica_Educacional_com_Tecnologias_Livres/links/59169cd70f7e9b70f4 9dd95f/Robotica-Livre-Robotica-Educacional-com-Tecnologias-Livres.pdf Acesso em: 22 set. 2020.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. 2017.

Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/172208 Acesso em: 21 out.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Resumo Técnico: Censo da Educação Básica Estadual 2019 [recurso eletrônico]. Resumo técnico do estado de Minas Gerais CENSO da Educação Básica, Brasília-DF: INEP/MEC, 2020. Disponível em:

http://inep.gov.br/documents/186968/484154/Resumo+T%C3%A9cnico+do+Estado

+de+Minas+Gerais+-+Censo+da+Educa%C3%A7%C3%A3o+B%C3%A1sica+201 9/a9ed935e-067e-4799-a027-9fb067c54f94?version=1.0. Acesso em: 21 out. 2020.

PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; BAZZO, Walter Antonio. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação (Bauru), v.

, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em:

https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132007000100005&script=sci_arttex t&tlng=pt . Acesso em: 22 out. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica.

Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Ministério da Educação

Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Médio e Tecnológica, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf . Acesso em: 22 out. 2020.

CHRISTOPHE, Micheline. A legislação sobre a educação tecnológica no quadro da educação profissional brasileira. Instituto de estudos do trabalho e sociedade, 2005. Disponível em: http://www.creasp.org.br/biblioteca/wp-content/uploads/2013/03/A_legislacao_sobre

_a_educacao_tecnologica.pdf Acesso em 19/11/2020

OTRANTO, Celia Regina. Criação e implantação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia–IFETS. Revista Retta, n. 1, p. 89-110, 2010.

Disponível em : http://www.ia.ufrrj.br/ppgea/conteudo/Retta/N01-2010.pdf#page=88

Acesso em 19/11/2020

BRASIL. Leis Ordinárias - Base Legislação da Presidência Da República. Lei Nº 11.892, de 29 de Dezembro de 2008. Presidência da República. Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2008 Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm Acesso em:

/11/2020

DE ARAÚJO, Alberto Borges. Educação tecnológica para a indústria brasileira. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 69-82, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2870 Acesso em

/04/2021

DURÃES, Marina Nunes. Educação técnica e educação tecnológica múltiplos significados no contexto da educação profissional. Educação & Realidade, v. 34,

n. 3, p. 159-175, 2009. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227055012.pdf Acesso em: 17/04/2021

AFONSO, A.; GONZALEZ, W. Desafios da educação profissional e tecnológica:

novas faces dos mesmos problemas. ComCiência Revista Eletrônica de Jornalismo Científico, Dossiê emprego e profissões, 2018. Disponível em:

https://d1wqtxts1xzle7.cloudfront.net/60496746/Desafios_da_educacao_profissiona l_e_tecnologica__novas_faces_dos_mesmos_problemas_-__comciencia20190905 -87421-1joyla6.pdf?1567695190=&response-content-disposition=inline%3B+filena me%3DPor_Anthone_Mateus_Magalhaes_Afonso_e_Wa.pdf&Expires=161887153

&Signature=Dg1-F9APC8bFreJNlC7v8IZ1AsTtj9RYfydnBP6ECiT6uO4SYolU3rOb

Y03XFWBorpK4TO4NdtTrGDFBi0206QLbb-DP4tblHD0EQxtte0K9kT2PK6nN9e8vk YuJb8tGEPXq01XwXLefrI83DJLapkpy7a-4brs8l84T7BdosZe9jQSSWCWVoLJ16bg tfQxwjzEfnPENWHWSfnrEGeOR9sFunxcNirTHQRzwKNlMYFsRp7lxCiDf7NbijuQR hctzrKEefwbOlToUGA5eRvTli1gB3oHogoqNALXnp13BOS1I13uCrTbKzD-PnoW5N tYWHNrkr4jRA3CvoCrZ2PTnFQ__&Key-Pair-Id=APKAJLOHF5GGSLRBV4ZA

Acesso em: 17/04/2021

OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales. Mudanças no mundo do trabalho: acertos e desacertos na proposta curricular para o Ensino Médio (Resolução CNE 03/98).

Diferenças entre formação técnica e formação tecnológica. Educação & Sociedade, v. 21, n. 70, p. 40-62, 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-73302000000100004&script=sci_arttex t&tlng=pt Acesso em: 17/04/2021

DORE, Rosemary; LÜSCHER, Ana Zuleima. Permanência e evasão na educação técnica de nível médio em Minas Gerais. Cadernos de pesquisa, v. 41, n. 144, p.

-789, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742011000300007&script=sci_arttex t&tlng=pt Acesso em: 17/04/2021

DE SOUZA MACHADO, Lucília Regina. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em:

http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862 Acesso em:

/04/2021

FERREIRA, Ana Carolina et al. Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In:

Anais do Workshop de Informática na Escola. 2015. p. 256. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/5032 Acesso em: 17/04/2021

SCAICO, Pasqueline Dantas et al. Ensino de programação no ensino médio: Uma abordagem orientada ao design com a linguagem scratch. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 21, n. 02, p. 92, 2013. Disponível em: https://br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/2364 Acesso em: 17/04/2021

DE CARVALHO, Márcio Luiz Bunte; CHAIMOWICZ, Luiz; MORO, Mirella M. Pensamento computacional no ensino médio mineiro. In: Workshop de Educação em Informática (WEI). 2013. Disponível em:http://bitgirls.dcc.ufmg.br/assets/pdf/2013.WEI.deCarvalho.pdf Acesso em:

/05/2021

RIBEIRO, Erivane Rocha. O programa Reinventando o Ensino Médio no estado de Minas Gerais: uma análise sobre as condições do trabalho docente. 2015. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/BUBD-A3NG2R Acesso em: 25/05/2021

DE PAULA LABORNE, Ana Amélia; BRAGA, Felipe Michel; VIANA, Iara Azevedo

Vitelli. Experiência concomitante de monitoramento e avaliação do Projeto Reinventando o Ensino Médio. Revista Avaliação de Políticas Públicas-AVAL, v.

, n. 14, 2016. Disponível em: http://www.avalrevista.ufc.br/index.php/revistaaval/article/view/27 Acesso em:

/05/2021

BEZERRA, Gilmar et al. Ensino de computação no ensino médio utilizando técnicas da Computação Desplugada: um relato de experiência. In: II Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+ E 2017). 2017. Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-1877/CtrlE2017_AR_16_134.pdf Acesso em: 27/05/2021

BELL, T.; WITTEN, I. e FELLOWS, M. (2011). “Computer Science Unplugged – Ensinando Ciência da Computação sem o uso do Computador”. Tradução de Luciano Porto Barreto, 2011. Disponível em: https://classic.csunplugged.org/wp-content/uploads/2014/12/CSUnpluggedTeachers-portuguese-brazil-feb-2011.pdf . Acesso em: 27/05/

Arquivos adicionais

Publicado

2021-11-12

Como Citar

COSTA, D. P.; GONZAGA, R.; BRAGA, R.; DAVID, J. M.; STROELE, V.; CAMPOS, F. Pensamento computacional no ensino médio das escolas públicas. Lynx, [S. l.], v. 1, n. 2, 2021. DOI: 10.34019/2675-4126.2021.v1.35553. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lynx/article/view/35553. Acesso em: 21 nov. 2024.