O processo de eleição de representante de turma como ferramenta para o protagonismo estudantil

uma experiência no 3º ano do ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2025.v27.50308

Palabras clave:

Representante de turma, Protagonismo estudantil, Autonomia, Participação, Anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumen

Este relato tem por objetivo descrever o processo de eleição para representante de turma, realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFJF. A experiência buscou promover a participação cidadã e fortalecer o protagonismo estudantil, em conformidade com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Esse processo desenvolveu-se em cinco encontros, nos quais foram discutidas as dificuldades da turma, refletidas as formas de enfrentamento, definidas as atribuições do representante e, finalmente, realizadas a definição das regras e a eleição. Compreendemos que a experiência se mostrou eficaz, evidenciando que os estudantes desenvolveram habilidades de argumentação e de elaboração de propostas. As lições aprendidas sugerem que a aplicação de abordagens democráticas e participativas no ambiente escolar é crucial para o desenvolvimento da autonomia e do senso crítico dos estudantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Deniele Pereira Batista, Universidade Federal de Juiz de Fora / Colégio de Aplicação João XXIII

Doutorado em Educação. Professora Titular do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, vinculada ao Departamento de Matemática e atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Seus estudos e pesquisas concentram-se no campo da formação de professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental, com ênfase nos seguintes temas: prática pedagógica, experiência, saberes docentes, desenvolvimento profissional do professor, formação em Pedagogia e o ensino de Matemática nos anos iniciais.

Aline da Silva Gomes, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora

Assistente Social do Núcleo de Apoio Escolar do Colégio de Aplicação da UFJF.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.

CANAL PRÔ KARINA. Como escolher o representante de sala. [S.I.]: CANAL PRÔ KARINA, 2022. 1 vídeo (2 min, 56 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tfwXAInShDc. Acesso em: 14 set. 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Conselho Superior. Resolução nº 23, de 24 de novembro de 2006. Aprova o Regimento Interno do Colégio de Aplicação João XXIII. Juiz de Fora, 2006.

Publicado

2025-12-19

Número

Sección

Seção Especial: Celebrando os 60 anos do Colégio de Aplicação João XXIII/UFJF