Movimentos de constituição desde a experiência no/do PIBID

caminhos da formação docente

Autores

  • Alexandre Cougo de Cougo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2024.v26.45869

Palavras-chave:

Formação de professores, Pedagogia, Cartas Pedagógicas, PIBID

Resumo

O estudo aborda a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID, retomada 10 anos depois, em diálogo com outros estudos e narrativas. Partindo das questões: Como foi para você viver a experiência de formação no PIBID? De 2014 para cá, por quais caminhos você trilhou na educação ou fora dela? O que a experiência do PIBID contribuiu para a sua formação profissional, constituição identitária e para as trilhas e vivências que você foi vivendo nestes últimos 10 anos?  Objetivou-se compreender a experiência e as contribuições da formação provocada pelo PIBID na vida profissional e no movimento de constituição de professoras/es/pedagogas/os.  Para tanto, optou-se por um estudo bibliográfico inicial realizado no Portal de Periódicos da CAPES - últimos 10 anos - e, também, a leitura e análise de cartas produzidas por docentes ex-pibidianas. A investigação possibilitou compreender que o PIBID apresentou dialogicamente a realidade da práxis escolar, preparou as bolsistas para a docência e instigou-as a importantes escolhas profissionais.

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Biografia do Autor

Alexandre Cougo de Cougo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutor em Educação Ambiental (PPGEA/FURG), Professor Associado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, líder do Ateliê - Grupo de Estudos em Narrativas, Cotidianos e Formação de Professores, professor, pesquisador e extensionista dedicando-se aos campos da Educação Ambiental, Pesquisa Narrativa, Ensino de História e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Dossiê PIBID: Entre a formação e a ação