Resolução de problemas em uma perspectiva investigativa no ensino de equação do primeiro grau

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática, Investigação Matemática, Problemas

Resumo

Com o intuito de relatar uma proposta didática, desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e da disciplina de Ensino de Matemática através de Problemas do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, sobre o tema equação do primeiro grau, este artigo baseia-se na pergunta norteadora “Como a resolução de problemas e a investigação podem contribuir para o ensino de equação do primeiro grau?”. Para tanto foi elaborada uma proposta, fundamentada teoricamente na aula investigativa, de João Pedro da Ponte, e no ensino de matemática através da resolução de problemas, das professoras Lourdes Onuchic e Norma Allevato, com o objetivo de introduzir o conceito de equação do primeiro grau por meio da resolução de problemas. Concluiu-se que a aula viabilizou a interação entre pares e o desenvolvimento de raciocínios na resolução dos problemas, além de fazer surgir a necessidade do conteúdo matemático a partir de um problema que fizesse sentido para os alunos.

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Biografia do Autor

Matheus Carvalho Carrijo Silveira, Universidade Federal de Uberlândia

Estudante de graduação em Matemática - Licenciatura na Universidade Federal de Uberlândia. Participou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) por 18 meses, de 2022 a 2024. Fez iniciação científica vinculada ao projeto de pesquisa Formação continuada de professores que ensinam matemática: um estudo sob a perspectiva histórico-cultural (APQ-03108-17) por 14 meses, de 2023 a 2024. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU). É integrante da equipe organizadora dos projetos de extensão Resolução de Problemas com o GeoGebra desde 2022 e LEM de Portas Abertas desde 2023.

Érika Maria Chioca Lopes, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Matemática (Bacharelado) pela Universidade Federal de Uberlândia (1996), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, na linha de Educação em Ciências e Matemática (2019). Também fez especialização em Estatística Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Uberlândia e membro do Núcleo de Pesquisa em Mídias na Educação (NUPEME). Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem com tecnologias digitais e formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de Matemática, tecnologias digitais, formação de professores, ensino superior. E-mail: erikalopes@ufu.br.

Arianne Vellasco-Gomes, Instituto Federal de São Paulo

Atualmente é docente efetiva do Instituto Federal de São Paulo, campus Registro. É membro do Corpo Editorial da Revista do Instituto GeoGebra Internacional do Rio Grande do Norte, ISSN: 2447-8318. É membro dos Grupos de Pesquisa "cf@fc - Cálculo Fracionário e Aplicações" da UNESP/SP e "Plataforma GeoGebra no ensino da Matemática e Tecnologias da Ufersa/RN. Fez parte do grupo PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, 2022 a 2024, que trabalha na unidade escolar de forma multi e interdisciplinar entre as disciplinas de Matemática e Física. Em 2022 e 2023 atuou como coordenadora da OBMEP no Colégio de Aplicação Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - CAP ESEBA/UFU. Foi coordenadora da área de matemática EM 2021 e atuou no "Grupo de Estudos, Pesquisas e Inovações Tecnológicas" (GEPIT) do CAP ESEBA/UFU. Formação: Doutora em Ciência e Tecnologia de Materiais (Matemática Aplicada à Física Quântica), Unesp-Campus Bauru/SP, 2018; Mestre em Biometria (Matemática Aplicada nos sistemas biológicos), Unesp-Campus Botucatu/SP, 2014 e Graduada em Licenciatura em Matemática, UNESP-Campus Bauru/SP, 2011. Trabalhou na Escola Agrotécnica da Universidade Federal de Roraima - EAGRO/RR, campus Murupu, no ano de 2019, onde ministrou aulas de Cálculo para o curso Superior tecnológico em Agroecologia e de Matemática para o Ensino Médio e PROEJA. Trabalhou na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC), Campus Bauru/SP, onde ministrou disciplinas de Fundamentos de Cálculo e Cálculo Diferencial e Integral I e II, no período de dois anos (2014 e 2015). Atuou no grupo de pesquisa em Psicologia da Educação Matemática, com ênfase na Resolução de problemas e a Matemática escolar.

Fabiana Fiorezi de Marco, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-Doutora em Educação, área de concentração em Ensino de Ciências e Matemática pela FE/USP (2015). Doutora (2009) e Mestre (2004) em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas; Especialista em Educação Matemática (1998) e em Matemática Aplicada (1996) pela Universidade de Franca; Licenciada em Matemática pela Universidade de Franca (1995). Docente Associada no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal de Uberlândia; Coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; membro do Fórum de Licenciaturas da UFU; Coordenadora do GT07 - Formação de Professores que Ensinam Matemática, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), na gestão 2024-2027, tendo sido coordenadora adjunta do mesmo GT na gestão (2021-2024). Membro do corpo permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Programa de Pós-Gradução em Ensino de Ciências e Matemática. Editora-chefe da revista Ensino em Re-Vista; membro da diretoria da Revista Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica (2017-2024). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU) e, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP/SP). Coordenadora do Curso de Especialização em Formação de Professores que ensinam Matemática nos anos iniciais (EFPEMAI), iniciado em 2025 ofertado pela Secretaria de Educação Básica/MEC envolvendo todos os Estados e o DF.Tem experiência na educação básica e no ensino superior, desenvolve trabalhos de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem e, formação docente, atuando, principalmente, nos seguintes temas: educação matemática; ensino e aprendizagem de Matemática; resolução de problemas; tecnologia educacional; jogos no ensino de matemática; teoria da atividade; e, teoria histórico-cultural. E-mail: fabiana.marco@ufu.br.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, Lourdes De la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 35-52.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo César Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto César. Temas e Problemas Elementares. Coleção PROFMAT. 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2012.

LUCENA, Alana Ventura. Uma proposta metodológica para o ensino de equação de primeiro grau por meio da resolução de problemas de idade. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Departamento de Matemática. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.

PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

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Publicado

2025-06-04

Edição

Seção

Relatos