Resolução de problemas em uma perspectiva investigativa no ensino de equação do primeiro grau
Palavras-chave:
Educação Matemática, Investigação Matemática, ProblemasResumo
Com o intuito de relatar uma proposta didática, desenvolvida no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e da disciplina de Ensino de Matemática através de Problemas do Curso de Matemática – Licenciatura da Universidade Federal de Uberlândia, sobre o tema equação do primeiro grau, este artigo baseia-se na pergunta norteadora “Como a resolução de problemas e a investigação podem contribuir para o ensino de equação do primeiro grau?”. Para tanto foi elaborada uma proposta, fundamentada teoricamente na aula investigativa, de João Pedro da Ponte, e no ensino de matemática através da resolução de problemas, das professoras Lourdes Onuchic e Norma Allevato, com o objetivo de introduzir o conceito de equação do primeiro grau por meio da resolução de problemas. Concluiu-se que a aula viabilizou a interação entre pares e o desenvolvimento de raciocínios na resolução dos problemas, além de fazer surgir a necessidade do conteúdo matemático a partir de um problema que fizesse sentido para os alunos.
Downloads
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas? In: ONUCHIC, Lourdes De la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria (org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021. p. 35-52.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
LIMA, Elon Lages; CARVALHO, Paulo César Pinto; WAGNER, Eduardo; MORGADO, Augusto César. Temas e Problemas Elementares. Coleção PROFMAT. 3.ed. Rio de Janeiro: SBM, 2012.
LUCENA, Alana Ventura. Uma proposta metodológica para o ensino de equação de primeiro grau por meio da resolução de problemas de idade. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Departamento de Matemática. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.
ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro, SP, v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011.
PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação Matemática na Sala de Aula. 2. Edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.