Considerações sobre territorialidades infantis em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA) na zona leste da cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.37111Palabras clave:
Participação. Territorialidade. InfânciaResumen
Este texto é um recorte de pesquisa de doutorado realizada em um Centro para Crianças e Adolescentes (CCA), localizado no Distrito Água Rasa, zona leste da cidade de São Paulo, instituição que oferece atividades fora do horário escolar, período denominado contraturno. Por meio da apresentação e análise de uma roda de conversa temática “Aqui não pode usar peruca!”, desenvolvida com um grupo de cinco (5) crianças que frequentam o espaço, busca-se apresentar o CCA, desenvolver os conceitos de territorialidades infantis e território lugar, e compreender aquele espaço, da forma como se apresenta. A Geografia da Infância é utilizada como referência teórico-metodológica para a análise.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Secretaria Nacional de Assistência Social. Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), Reimpressão, 2014. Disponível em
<https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/tipificacao.pdf> Acesso em: 18 jun. de 2019.
CORSARO, William. Peer Culture. In: QVORTRUP, Jens; CORSARO, William; HONIG, Michael-Sebastian. The Palgrave Handbook of Childhood Studies. England: Macmillan Publishers Limited, 2009. p. 301-315.
GAITÁN MUÑOZ, Lourdes. Protagonismo em la infancia, o la participación de los niños em los procesos de intervención social. Servicios Sociales y Política Social, v. 107, p. 25-39, 2015.
LOPES, Jader Janer Moreira; FERNANDES, Maria Lidia Bueno. A criança e a cidade: contribuições da Geografia da Infância. Educação, Porto Alegre, v. 41, n.2, p. 202-211, 2018.
LOPES, Jader Janer Moreira; VASCONCELLOS, Tânia de. Geografia da Infância: territorialidades infantis. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 1, p. 103-127, 2006.
MARCILIO, Daniela S. Brincadeiras infantis no município de São Paulo: Penha e Cangaíba entre o passado e o presente. Dissertação (Mestrado em Estudos Culturais). Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, 2015.
MOOSA-MITHA, Mehmoona. Political Geography of the “Best Interest of the Child”. In: SKELTON, Tracey; AITKEN, Stuart Campbell. Establishing Geographies of Children and Young people: geographies of children and young people: v.1. Singapore: springer reference: National University of Singapore, 2019. p. 295-314.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Centro para crianças e adolescentes (CCA). Disponível em:
<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_basica/index.php?p=159208 >. Acesso em: 15 mar. 2021.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Norma técnica de serviços socioassistenciais de proteção social básica. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/arquivos/norma_tecnica.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2018.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Proteção social básica. Disponível em:
<http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/assistencia_social/protecao_social_basica/>. Acesso em: 07 jun. 2018.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Relatório de análise de ofertas de serviços socioassistenciais: serviços de convivência e fortalecimento de vínculos nas modalidades Centro para Crianças e Adolescentes e Centro para Juventude. Coordenadoria do Observatório de Políticas Sociais, 2017. Disponível em
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/00-publicacao_de_editais/pesquisa2017.pdf Acesso em: 07 jun. 2018.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Relatório: análise de vulnerabilidade e risco de crianças de 0 a 14 anos para planejamento de ações. Supervisão de pesquisa e georreferenciamento, 2017. Disponível em
<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/assistencia_social/documentos%20ju/Relat%C3%B3rio%20Prioridades%206%20a%2014%20anos%20e%2011%20meses.pdf> Acesso em: 07 jun. 2018.
SÃO PAULO (cidade). Secretaria das Subprefeituras. Dados demográficos dos distritos pertencentes às Subprefeituras. Disponível em:
<https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/subprefeituras/dados_demograficos/index.php?p=12758 >. Acesso em: 15 mar. 2021.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SARMENTO, Manuel Jacinto. Mapa de Conceitos na área de estudos da Sociologia da Infância. Zero-a-Seis, v. 8, n. 14, jul./dez. 2006. Disponível em:
https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1910 . Acesso em: 18 jun. de 2019.