Geografia da Infância

reflexões sobre um teatro com bebês e crianças e outras territorialidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36971

Palavras-chave:

Teatro com Bebês e Crianças Pequenas, Geografia da Infância, Kòtèba

Resumo

Na elaboração deste artigo, reunimos duas pesquisas distintas que dialogaram com o teatro e a Geografia da Infância, cada uma em sua cronotopia. As reflexões sobre um teatro com bebês e crianças percorreram uma vasta revisão bibliográfica que sinalizou outras possibilidades de refletir sobre como estamos pensando a relação com os bebês e as crianças na sociedade, principalmente, no espaço institucional da creche. A teoria histórico-cultural e as inspirações da Geografia da Infância foram a base para pensarmos a espacialização da vida a partir do teatro. Paralelamente, dialogamos com o Kòtèba, o teatro tradicional dos Bámànàn (África Ocidental), um povo conhecido por brincar com seus problemas e seus mitos, cujas encenações, danças, cantos e música pontuam todos os aspectos de sua vida social. Seguimos as pegadas de Sotigui Kouyaté, que afirmava que, através do Kòtèba, a jovem África podia acessar todo o mundo e toda a experiência ancestral bámànàn. Além das palavras do djeli Sotigui Kouyaté, estruturam a presente pesquisa os trabalhos de Sada Sissoko e Osita Okagbue

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Biografia do Autor

Luiz Miguel Pereira, Professor Substituto do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense/UFF

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em educação da Universidade Federal Fluminense e licenciado em Geografia na mesma instituição. Com experiências nas áreas de Educação e Artes Cênicas. Atuação nos seguintes temas: Geografia - Ensino/aprendizagem; Geografia da Infância; Pesquisa com infâncias, crianças e bebês; Educação Infantil; Teatro para bebês; Teatro com bebês; Iluminação cênica. Pesquisador do GRUPEGI-CNPq/UFF-UFJF - Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografia da Infância.

Angela Monteiro Pereira, Universidade Federal Fluminense/UFF

Mestra em Educação pela Universidade Federal Fluminense - Linha de Pesquisa: Linguagem, Cultura e Processos Formativos. Graduada em Comunicação Social e em Teatro. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas e Estudos em Geografias da Infância (GRUPEGI - CNPq/UFF-UFJF). Áreas de interesse: as tradições ancestrais próprias das culturas da África Tradicional, pautadas na oralidade e no papel dos mestres das tradições orais, arcabouços para a compreensão dos conceitos de educação e de infãncia, de cultura, arte e filosofia estruturados por essas sociedades.

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Publicado

2022-07-29