Sobre a Revista
A Ipotesi - Revista de Estudos Literários [ISSN 1982-0836; qualis A4] é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo é divulgar produções de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras. Dedicada a contribuições na área de estudos literários, a revista publica artigos, resenhas, traduções e criação literária. O material enviado é avaliado pelos Editores de número e por pelo menos dois pareceristas ad hoc (Avaliação Cega por Pares).
Textos literários são aceitos a partir de convite por parte da equipe editorial, não sendo possível o livre envio.
A partir de 2026, a Ipotesi passou a adotar o sistema de submissão e publicação contínuas. Isso significa que as submissões podem ser feitas a qualquer momento e, uma vez aprovadas, são editadas e publicadas imediatamente em um único número anual. Números especiais dedicados a temas específicos poderão ser organizados paralelamente, conforme o interesse dos editores, com chamadas próprias divulgadas na seção de Notícias.
Para saber mais sobre a revista (histórico, foco, escopo, periodicidade), clique aqui.
Notícias
PRORROGAÇÃO DA DATA DE CHAMADA: Revista Ipotesi, v. 29, n. 1, jul./dez. 2025, dossiê "Poéticas da descolonização: o legado de Frantz Fanon para a literatura e as artes". Chamada prorrogada até 01 de outubro de 2025.
Segunda edição do ‘M’Illumino / d’Immenso’ Prêmio Internacional de Tradução de Poesia do Italiano para o Português
APPEL À CONTRIBUTIONS. IPOTESI - REVUE D'ÉTUDES LITTÉRAIRES, 2025: Poétiques de la décolonisation : l’héritage de Frantz Fanon dans la littérature et les arts
CHAMADA DE PUBLICAÇÃO. IPOTESI - REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS, V. 29, N. 1, JUL./DEZ. 2025: Poéticas da descolonização: o legado de Frantz Fanon para a literatura e as artes
Edição Atual
Neste ano de 2025, em que se comemora o centenário do nascimento de Frantz Omar Fanon (1925-1961), a IPOTESI - Revista de Estudos Literários, v. 29, n. 2, de jul./dez. 2025, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, convida professores, pesquisadores e estudiosos a enviarem trabalhos que reflitam sobre o impacto do pensamento do escritor e ativista martinicano no campo da literatura e das artes.
Frantz Fanon aliou o engajamento intelectual à militância revolucionária pela emancipação negra e a independência das colônias europeias na África, deixando como legado uma obra plural que, nas palavras de Achille Mbembe, “permitiu a constituição de um campo de estudos efervescente, rizomático e, hoje, de alcance planetário”.
A atualidade de sua obra evidencia-se, neste início de milênio, não só pela publicação de estudos críticos, traduções e retraduções de seus escritos, como também pela organização de eventos por universidades e movimentos sociais, e ainda pela produção de biografias em formatos diversos -- de livros acadêmicos a infantojuvenis, passando por graphic novels e filmes -- denotando o interesse pelo pensamento do teórico e pela ação do homem político.
Prolífico e multifacetado, o campo dos estudos fanonianos agrega leituras históricas, políticas, sociológicas e psicológicas. No entanto, o impacto do autor ainda é pouco explorado na produção literária e artística. Essa abordagem se faz necessária, levando-se em conta a dedicação de Fanon à elaboração de uma teoria da cultura, seu interesse manifesto pela literatura e a dimensão poética de sua escrita.
Coordenadores de número: Profª. Dra. Fernanda Murad Machado (UFJF) e Prof. Dr. Michel Mingote Ferreira de Azara (UFJF).








