A Ipotesi

Escopo, foco e periodicidade

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários [ISSN 1982-0836; qualis B2] é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo é  divulgar produções de pesquisadores nacionais e estrangeiros. 

Dedicada a contribuições na área de estudos literários, a revista publica artigos (dossiê temático e dossiê de tema livre), resenhas, traduções e criação literária. 

O material enviado é avaliado pelos Editores de número e por pelo menos dois pareceristas ad hoc (Avaliação Cega por Pares).

A publicação dos trabalhos é feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial.

 

Histórico

A primeira Ipotesi foi publicada no segundo semestre de 1997. Na ocasião, a revista era parte das ações de consolidação do Programa de Pós-Graduação em Letras - Teoria Literária, que contava com duas linhas de pesquisa: a) Teoria da Literatura e Identidade cultural; b) Literatura e outras práticas semióticas.

Desde então, a Ipotesi vem sendo publicada ininterruptamente (ver seção Edições anteriores), firmando-se como uma das revistas mais longevas da área de Estudos Literários no Brasil.

Atualmente, nosso Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários conta com três linhas de pesquisa – a), Literatura, crítica e cultura; b) Literatura e transdisciplinaridade; c) Criação literária –, todas contempladas no escopo da revista. 

 

Por que IPOTESI?

Ipotesi é o título do livro em italiano de Murilo Mendes, publicado postumamente, em 1977. A relação da UFJF com o poeta juiz-forano é intensa: o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM), criado e gerido pela universidade, abriga a biblioteca pessoal e a coleção de artes visuais do escritor.

Além disso, como explica a Profa. Terezinha Maria Scher Pereira na sua apresentação do primeiro volume da revista, “ipotesi” é o termo italiano para “hipótese”, etapa fundadora de todo trabalho de pesquisa. O título da revista rende homenagem, assim, não apenas a Murilo Mendes, mas a todo/a pesquisador/a dos Estudos Literários, que encontram na Ipotesi um espaço de divulgação e debate.