Código de ética

 

Ipotesi - Revista de Estudos Literários preza pelo respeito à conduta ética, e segue as recomendações do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE, disponíveis em: http://publicationethics.org/resources/guidelines).

 

Política de acesso aberto

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários é um periódico de Acesso Aberto, cujo conteúdo está disponível gratuitamente. Desde que seja respeitada a licença de uso do Creative Commons utilizada pelo periódico, os textos dos artigos podem ser baixados, distribuídos, impressos, pesquisados e usados para qualquer finalidade, sem necessidade de autorização do autor ou do editor. Tal política de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

 

Política de direitos autorais

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários utiliza a licença do Creative Commons (CC) CC Attribution 4.0, preservando a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. 

Autoras e autores que publicam nesta revista estão de acordo que:

 

1) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo esta licenciada sob a Creative Commons Attribution License 4.0 Internacional; 

2) são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo fazer constar a referência à primeira publicação nesta revista;

3) autorizam a revista a ceder o conteúdo de seus trabalhos, após sua publicação, para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.

4) sua participação se deu em todas as etapas de elaboração do trabalho: a) concepção, pesquisa, análise e interpretação dos dados; b) redação e revisão do texto; c) aprovação da versão final do texto para publicação; d) responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. 

Para mais informações sobre a Creative Commons Attribution 4.0 International License, pedimos que acesse https://creativecommons.org/licenses/by/4.0.

 

Política antiplágio e similaridade

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e de prevenção de plágio em nossas publicações, a Ipotesi - Revista de Estudos Literários adota serviços de identificação de similaridade de textos utilizando, quando os textos chegam até nós, o CopySpider e, após o aceite e as correções, o software iThenticate da Turnitin.

 

Política de retratação

Assumindo o compromisso de defender a qualidade acadêmica, a Ipotesi - Revista de Estudos Literários pode publicar, se necessário, erratas, manifestações de preocupação e notas de retratação. Para isso, segue as “Retraction Guidelines” do Committee on Publication Ethics - COPE, que podem ser acessadas em https://publicationethics.org/sites/default/files/retraction-guidelines-cope.pdf.

 

Ausência de taxas de publicação

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários é um periódico totalmente gratuito, tanto para leitores quanto para autores. De acesso aberto, não cobra qualquer taxa (Article processing charge - APC) por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

 

Declaração de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação das contribuições é feita pelo processo de avaliação cega por dois pares especialistas (double blind peer review). 

Todos os textos submetidos são analisados primeiramente pelos editores, que decidem submetê-los ao processo de revisão por pares. 

Os revisores devem ser pesquisadores reconhecidos na área e são escolhidos com base no tema do trabalho, após consulta aos membros do Conselho Editorial e às bases de dados do CNPq. 

Os textos são encaminhados a dois revisores. Em caso de conflito entre os pareceres, é solicitado um terceiro parecer. A decisão final fica a cargo dos editores.

 

Assegurando a avaliação cega por pares

Para assegurar a integridade da avaliação cega por pares, deve-se tomar todos os cuidados possíveis para não revelar a identidade de autores e avaliadores durante o processo. Isso exige que autores, editores e avaliadores (passíveis de enviar documentos para o sistema como parte do processo de avaliação) tomem algumas precauções com o texto e as propriedades do documento:

 

1) os autores do documento devem excluir do texto seus próprios nomes, o que inclui substituir com Autor e ano (ex.: Autor, 2023) todas as referências e notas de rodapé em que citem um texto de sua própria autoria. Caso o texto seja aceito para publicação, haverá uma fase pós-avaliação para inserção dos dados no texto;

2) a identificação do autor deve ser removida também das propriedades do documento em formato .docx. Em versões até Word 2003, é preciso realizar os seguintes passos: iniciando em Arquivo, no menu principal, clicar na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar. Em versões mais recentes, deve-se realizar o procedimento do seguinte modo: no menu Arquivo > Informações > Inspecionar documentos. Depois da verificação, clicar em “Remover tudo” na opção “Propriedades do documento e informações pessoais”;

3) aos pareceristas, solicitamos que não insiram qualquer informação pessoal que possa identificá-los na parte de comentários do formulário de avaliação. Pedimos também atenção, caso optem por enviar o arquivo do texto avaliado, tendo utilizado a aba de revisão do Word (Controlar alterações), para que nos comentários não constem seus nomes. Uma saída é, antes de começar, abrir a aba Arquivo > Opções > Geral e alterar o nome do usuário e as iniciais para algo que não o/a identifique, marcando também a opção “Sempre usar estes valores independentemente da entrada no Office”. Caso não seja possível, tentem salvar o arquivo em PDF e verifiquem se os comentários ainda aparecem, e se seus nomes foram reduzidos às suas iniciais.