Mundos globais, mundos em fragmentos

Autores

  • Ana Luiza de França Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília- IFB/ Universidad del Desarrollo- UDD, Chile https://orcid.org/0000-0001-6962-7408
  • Andrea Smorti Università di Firenze

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-0836.2025.v29.49197

Palavras-chave:

psicologia cultural, língua italiana, globalização, tradução

Resumo

O presente ensaio trata-se da introdução ao livro A Psicologia Cultural: processos de desenvolvimento e compreensão social de Andrea Smorti, pesquisador e professor no departamento de formação, língua, intercultura, literatura e psicologia da Universidade de Florença, Itália. A tradução dessa parte da obra como texto independente tem o intuito de apresentar ao público brasileiro a teoria da psicologia cultural sob a perspectiva da língua italiana. Esse objetivo está fundamentado na presença predominante de trabalhos da psicologia cultural publicados em língua inglesa, fato que ocasiona a prevalência de uma perspectiva euro-americana na interpretação da referida teoria. Desse modo, essa tradução vem trazer diversidade à psicologia cultural com o intuito de familiarizar o público brasileiro com uma perspectiva latina. A atualidade do tema da globalização coloca luz sob os fenômenos migratórios, o giro linguístico em psicologia e a diversidade cultural como temas centrais sob os quais se debruça a psicologia cultural. Assim, a psicologia cultural vem trazer contribuições significativas para o campo das ciências humanas em um diálogo interdisciplinar com a história, o direito, a literatura e a ciência do desenvolvimento, princípio em que se assenta essa perspectiva teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Smorti, Università di Firenze

Andrea Smorti possui mestrado em Filosofia (Universidade de Florença), especialização em Psicologia Escolar (Universidade de Siena) e em Psicologia do Esporte (Universidade de Roma). Foi diretor da Faculdade de Psicologia da Universidade de Florença e atualmente é Professor Honorário Titular da Faculdade de Psicologia da Universidade de Florença. Nas últimas três décadas, sob a perspectiva da Psicologia Cultural, tem estudado o problema da narrativa autobiográfica em diferentes contextos pessoais e sociais, com especial atenção às experiências dolorosas e de doença.

Referências

CUISENIR, Jean. Etnologia dell’Europa. Milano, Italia: Il Saggiatore, 1990.

DINER, Dan. Raccontare il Novecento: uma storia politica. Milano, Italia: Garzanti, 1999.

FALLACI, Oriana. La rabia e l‘orgoglio. Milano, Italia: RCS Libri, 2001.

GEERTZ, Clifford. Mondo globale, mondi locale. Bologna, Italia: Il Mulino, 1995.

LYOTARD, Jean-François. La condizione postmoderna. Milano, Italia: Feltrinelli, 1979.

MANTOVANI, Giuseppe. L’elefante invisibile. Firenze, Italia: Giunti, 1998.

MAZZARA, Bruno. Appartenenza e pregiudizio. Roma, Italia: Crocci, 1996.

VERNON, Philip. Antropologia culturale dell’intelligenza. Firenze, Italia: La Nuova Italia, 1969.

ZUCCHERMAGLIO, Cristina. Psicologia culturale dei gruppi. Roma, Italia: Carocci, 2002.

Downloads

Publicado

2025-12-27