Notícias

CHAMADA DE PUBLICAÇÃO - IPOTESI – REVISTA DE ESTUDOS LITERÁRIOS: V. 26, N. 2, JUL./DEZ. 2022

 

Bicentenário da Independência do Brasil – De(s)colonizando as memórias das Américas a partir do Sul Global

 

A edição da IPOTESI Revista de Estudos Literários, v. 26, n. 2, de ago/dez. 2022, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais, espera receber contribuições que estabeleçam diálogos entre as comemorações dos bicentenários da independência dos países latino-americanos. Se as celebrações dos primeiros centenários latino-americanos se dedicaram a articular uma memória da independência centrada em identidades fundadas sob a ideia de uma comunidade imaginada, que é branca, católica e falantes da mesma língua, seja português ou castelhano, as comemorações dos bicentenários promovem outros tipos de articulações identitárias. Assim, considerando as propostas de Aníbal Quijano sobre a colonialidade do poder, que se refere à prolongação contemporânea das bases coloniais que sustentam a formação do capitalismo, de Rita Segato e María Lugones sobre gênero e colonialidade e de  Boaventura de Sousa Santos quem em Epistemologias do Sul (2009) denuncia o sistema que se desenvolveu com a exclusão e o ocultamento de povos e culturas que ao longo da história foram dominados pelo colonialismo e pelo capitalismo, este número da IPOTESI pretende coletar trabalhos que promovam discussões a cerca dos processos de de(s)colonização das Américas, considerando sobretudo o Sul Global, não como lugar geográfico, mas como coalizão de culturas subjugadas pela colonialidade do poder.

A revista IPOTESI também possui a seção "Outros Textos" (com artigos que não são contemplados pelo tema do Dossiê, mas que possuem relevância na área dos Estudos Literários). Aceita-se textos em português, castelhano e inglês.

 

Organizadores do número: Prof.ª Dra. Ana Beatriz R. Gonçalves (UFJF), Profa. Dra. Danae Gallo Gonzáles (Justus Liebig Universitat – Giessen, Alemanha), Prof.ª Dra. Maria Eugenia Osorio Soto (Universidad de Antioquia – Medelín, Colômbia)

 

ENVIO DE TEXTOS (Artigos, Traduções, Resenhas e Criação Artística) ATÉ 15 DE SETEMBRO DE 2022

Recebimento de textos pela Plataforma OJS: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi