Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O número ORCID e a filiação institucional do autor e dos coautores estão registrados no Perfil de Usuário (metadados). (Verificar e registrar, caso estejam faltando essas informações, seguindo os procedimentos descritos nas Diretrizes para Autores). Textos cujos metadados estiverem incompletos não serão aceitos. A responsabilidade dos metadados é inteiramente da pessoa que está realizando a submissão.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O ato da submissão implica a leitura e aceitação do “Código de Ética” da IPOTESI - Revista de Estudos Literários, disponível no site da revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (.docx) ou OpenOffice (.odt), conforme template disponível no site da revista. Obs: só serão aceitas contribuições redigidas a partir do template (arquivos disponíveis abaixo).
  • O texto está formatado de acordo com as normas dos templates disponibilizados abaixo.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível e estão ativas.
  • O autor inseriu, nos metadados da submissão, o resumo, as palavras-chave e as referências e os dados pessoais do trabalho conforme as exigências de cada seção.
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares, conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  • Não é requerida uma titulação mínima para os autores que desejam realizar a submissão de contribuições. Todos os textos, contudo, passarão pelo processo de revisão por pares, prezando pela qualidade das publicações.

Diretrizes para Autores

A Ipotesi - Revista de Estudos Literários [ISSN 1982-0836; qualis B2] é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários, da Universidade Federal de Juiz de Fora, cujo objetivo é  divulgar produções de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras. Dedicada a contribuições na área de estudos literários, a revista publica artigos (dossiê temático e dossiê de tema livre), resenhas, traduções e criação literária. O material enviado é avaliado pelos Editores de número e por pelo menos dois pareceristas ad hoc (Avaliação Cega por Pares).

 

Trabalhos aceitos

IPOTESI- Revista de Estudos Literários aceita os seguintes tipos de trabalho:

  • Artigos e ensaios inéditos em português, inglês, francês, espanhol e italiano que tenham no mínimo 30 mil caracteres com espaço e no máximo 60 mil caracteres com espaço.
  • Resenhas de dissertações, teses e livros publicados nos últimos 3 anos que tenham no máximo 30 mil caracteres com espaço.
  • Entrevistas realizadas nos últimos 3 anos, de caráter inédito, com escritores, críticos, professores ou pesquisadores que tenham relação com a área de Estudos Literários, com a devida autorização do entrevistado (ou dos responsáveis legais) a ser anexada no ato da submissão. As entrevistas deverão ter no máximo 40 mil caracteres com espaço.
  • Traduções de textos ensaísticos e literários, com a devida autorização do autor e/ou editor a ser anexada no ato da submissão.
  • Apenas para convidados, a revista também publica textos de criação literária, como poemas, contos, crônicas, ficção e drama. 

 

Processo de submissão e dados do autor

1) A IPOTESI - Revista de Estudos Literários opera através do sistema Open Journal Systems  de submissão online. Sendo assim, o envio das contribuições  será feito exclusivamente através desta plataforma OJS. Para que possa submeter seus trabalhos à apreciação da revista, cada autor deverá se registrar, bastando, para isso, acessar o link: https://periodicos.ufjf.br/index.php/ipotesi/login

Importante: 

  1. Solicitamos o preenchimento cuidadoso dos dados solicitados pela plataforma, pois serão estas as informações que acompanharão o trabalho caso seja aceito à publicação. É importante, nesse sentido, manter esses dados atualizados. 
  2. Em caso de mais de um autor, aquele que realiza a submissão é também responsável pelos metadados dos coautores que assinam o trabalho. Portanto, é necessário que os mesmos cuidados e atenções sobre as informações profissionais sejam também tomados pelos demais coautores ao se cadastrarem na plataforma de submissão.  
  3. Frisamos a importância do preenchimento e atualização dos metadados da contribuição e dos autores: a equipe editorial não se responsabiliza em caso de preenchimento incorreto ou lacunoso
  4. Em caso de tradução, pedimos que, nos metadados, insira o nome do autor da tradução escolhendo a opção "tradutor" entre as disponíveis. Ao mesmo tempo, pedimos que insira, como co-autor, o autor do texto original, marcando a opção "autor". 

 

2) Cada texto deve ser submetido no formato de um arquivo Microsoft Word (.docx) ou OpenOffice (.odt), contento título, texto, referências e anexos/apêndices (se houver). Não insira nenhuma identificação de autoria no seu texto (abrir, também, as Propriedades do arquivo e retirar os dados pessoais). O ocultamento da autoria deve ser feito apenas no texto, enquanto todos os metadados devem ser preenchidos corretamente, indicando os autores e as informações bibliográficas completas. Apenas o texto será enviado para avaliação, enquanto os metadados não são visíveis para os pareceristas

 

3) É possível que ocorram sugestões ao autor de modificações de estrutura ou conteúdo, sendo os trabalhos devolvidos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor, o qual tem a inteira responsabilidade pelo material enviado.

 

4) A publicação dos trabalhos será feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial e dos Editores do Dossiê. Caso não ocorra o envio do texto modificado pelo(s) autor(es) quando solicitado e dentro do prazo, a submissão será rejeitada.

 

Templates 

Para formatar seu arquivo conforme as normas da revista, basta baixar o respectivo template (artigo, resenha, entrevista, tradução, criação literária) e seguir as indicações do arquivo. As normas específicas para artigo também estão disponíveis abaixo. Os templates podem ser acessados em: https://drive.google.com/drive/folders/12IViPSr-RNwauK0akAme4DTzjH7Qx9-3?usp=sharing 

Observação: só serão aceitos arquivos de acordo com as normas e diagramação dos templates. Sugerimos baixar o documento e escrever seu trabalho diretamente no template.

 

Formato e referências 

Artigos, resenhas, entrevistas, traduções e escrita criativa devem seguir as normas dos respectivos templates disponibilizados acima.

 

No caso de artigos, disponibilizamos, além do template, um resumo das normas:

 

1) Elementos pré-textuais:

  1. Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito, fonte Cambria, corpo 12. Somente primeira letra em maiúscula em ambos.
  2. Resumo: três linhas simples abaixo do título do artigo. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de 100 a 250 palavras. Fonte: Cambria, corpo 10, para todo o resumo.
  3. Palavras-chave: em número de 03 a 05, uma linha simples abaixo do resumo. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Cambria, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa.  Separá-las por ponto.
  4. Observação: o título, o resumo e as palavras-chave devem vir em três idiomas: em português, na língua em que foi escrito o trabalho e em inglês - nesta ordem. Caso o artigo tenha sido escrito em inglês ou português, não há necessidade de uma terceira língua, ficando o título, resumo e palavras-chave restritos a estes dois idiomas. Em caso de dúvida, consulte os templates disponibilizados acima.

 

2) Elementos textuais:

  1. Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão, Referências e Elementos pós-textuais, devem vir sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra. Se expressos somente em números,  colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.
  2. Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Cambria corpo 12. Quando iguais ou maiores do que 4 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Cambria, corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4 cm à esquerda.  Todas as referências das citações ou menções a outros textos deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. 
  3. Colocar nas Referências somente as obras citadas.
  4. Notas de rodapé: devem ser numeradas sequencialmente com algarismos arábicos. Fonte: Cambria, corpo 10. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas. 
  5. Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente. 
  6. Todo o texto deve ter alinhamento justificado. As margens devem ser: superior e esquerda de 3 cm; inferior e direita de 2 cm. 

 

3) Elementos pós-textuais:

  1. Referências: seguir normas para referências do Manual de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da UFJF (páginas 49-53). O documento está disponível em: https://www2.ufjf.br/biblioteca/wp-content/uploads/sites/56/2023/08/Manual-de-normaliza%C3%A7%C3%A3o-24.08.23.pdf. Além disso, disponibilizamos abaixo e também no template uma lista de exemplos mais comuns:
    • Livro: BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
    • Capítulo de livro: SANTOS, F. R. A colonização da terra dos Tucujús. In: SANTOS, F. R. História do Amapá. Macapá: Valcan, 1994, p. 15-24.
    • Artigo: DOREA, R. D.; COSTA, J. N.; BATITA, J. M.; FERREIRA, M. M.; MENEZES, R. V.; SOUZA, T. S. Reticuloperitonite traumática associada à esplenite e hepatite em bovino: relato de caso. Veterinária e Zootecnia, São Paulo, v. 18, n. 4, p. 199-202, nov. 2011.
    • Tese: AGUIAR, André Andrade de. Avaliação da microbiota bucal em pacientes sob uso crônico de penicilina e benzatina. 2009. Tese (Doutorado em Cardiologia) – Faculdade de Medicina, Univers idade de São Paulo, São Paulo, 2009.
  2. Data: após as referências, incluir a data de envio do artigo para publicação no formato (dd/mm/aaaa).

 

 

 

 

Política de Privacidade

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