Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

Diretrizes para Autores

Normas de Publicação da Ipotesi

IMPORTANTE: Informamos aos autores colaboradores que não serão considerados para avaliação os trabalhos que não estejam cuidadosamente dentro das normas estipuladas.

 

1 – A Revista Ipotesi - Estudos Literários (Qualis B2) é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFJF, cujo objetivo é  divulgar produções científicas de pesquisadores de universidades nacionais e estrangeiras dentro de sua área de abrangência específica. São aceitos para publicação artigos, ensaios, entrevistas e resenhas inéditos. O material enviado é apreciado por membros de nossos Conselho Editorial, Conselho Consultivo e por Consultores ad hoc, que selecionarão os textos para publicação.

 

2 – Os artigos e ensaios deverão ter no mínimo 8 e no máximo 20 páginas, as resenhas (de textos publicados nos últimos 3 anos), no máximo, 03 páginas, e as entrevistas, no máximo, 15 páginas. Todos os textos devem ser enviados em programa Word for Windows, em arquivo .doc, tamanho A4, com identificação contendo o nome do proponente e o título do trabalho. Devem respeitar a seguinte configuração: 1,25 cm de recuo para parágrafo, com margens esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,0 cm, sem numeração de páginas. Fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado ao longo de todo o texto, espaçamento simples entre linhas e parágrafos, duplo entre partes do texto (tabelas, ilustrações, citações em destaque etc).

 

3 – Serão aceitos artigos em português, inglês, francês, espanhol e italiano, de língua materna. 

 

4 – Os textos devem ser acompanhados de uma folha de rosto, contendo: título do trabalho; nome do autor e titulação; função e/ou cargo; unidade e departamento (cidade, estado e país); currículo do autor (de 06 linhas, no máximo incluindo referência às suas últimas publicações); bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato. 

 

5 – O Conselho Consultivo, ao qual serão submetidos os textos, poderá sugerir ao autor modificações de estrutura ou conteúdo. Serão devolvidos para correção os trabalhos para as modificações. Nenhuma modificação do conteúdo ou estilo será feita sem o prévio consentimento do autor.

 

6 – É do autor a inteira responsabilidade pelo conteúdo do material enviado.

 

7 – Ao enviar o artigo, e mediante o aceite, o autor cede seus direitos autorais para a publicação na revista.

 

8 – Os artigos deverão ter a seguinte estrutura:

 

8.1 – Elementos pré-textuais:

a) Título e subtítulo: na primeira linha, centralizados, negrito. Somente primeira letra em maiúscula em ambos.

b) O nome do autor: duas linhas simples abaixo do título, alinhado à direita, usando maiúsculas somente nas letras iniciais dos nomes. 

c) Resumo: três linhas simples abaixo do título do artigo; em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar a palavra RESUMO em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir o texto em parágrafo único, espaço simples, justificado, de no máximo 5 linhas, dando preferência ao uso de terceira pessoa do singular e voz ativa. Expressar na primeira frase o assunto tratado. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo.

d) Palavras-chave: em número de 03 a 05, duas linhas simples abaixo do resumo, em português, independente da língua em que o texto tiver sido escrito. Colocar o termo Palavras-chave, em caixa baixa, primeira letra em maiúscula. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada palavra-chave com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa.  Separá-las por ponto.

 

8.2 – Elementos textuais:

a) Citações: no corpo do texto, serão de até 03 linhas, entre aspas duplas. Fonte: Times New Roman corpo 12. Quando iguais ou maiores do que 04 linhas, devem ser destacadas fora do corpo do texto. Fonte: Times New Roman, corpo 10, em espaço simples, com recuo de 4 cm à esquerda.  Todas as referências das citações ou menções a outros textos  (tanto nas incluídas no corpo do texto, como as que devem aparecer em destaque) deverão ser indicadas, após a citação, com as seguintes informações, entre parênteses: sobrenome do autor em caixa alta, vírgula, ano da publicação, abreviatura de página e o número desta. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10) (NBR 10520/03). Evitar a utilização de idem ou ibidem e Cf. Quando for utilizado o apud, colocar as mesmas informações solicitadas anteriormente para o autor do texto de onde a citação foi retirada. Exemplo: (COSTA, 2003, p. 1-10 apud SILVA, 1998, p. 23). Não se esquecer de incluir todos os dados de ambos os autores.

b) Colocar  nas Referências somente as obras citadas.

c) Notas explicativas: se necessárias, devem ser colocadas depois do término do artigo (logo após o ABSTRACT e as Keywords) e antes das Referências, e devem ser numeradas sequencialmente, sobrescritas, com algarismos arábicos, no decorrer do texto. Fonte: Times New Roman, corpo 10. A segunda linha da mesma nota deve ser alinhada abaixo da primeira letra da primeira palavra da nota, de forma a destacar o expoente. Alinhamento justificado, mantendo espaço simples dentro da nota e entre as notas. 

d) Títulos e subtítulos das seções, se expressos em palavras, sem numeração arábica, inclusive Introdução, Conclusão, Referências e Elementos pós-textuais, devem vir sem recuo de parágrafo, em negrito, com maiúscula somente para a primeira palavra. Se expressos somente em números,  colocar o número seguindo as mesmas regras anteriores, mas sem pontuação.

e) Elementos ilustrativos: tabelas, figuras, fotos etc. devem ser inseridas no texto, logo após serem citadas, contendo a devida explicação na parte inferior da mesma, numeradas sequencialmente. Serão referidas, no corpo do texto, de forma abreviada. Exemplo. Fig. 1., Fig. 2 etc.

 

8.3 – Elementos pós-textuais:

a) Colocados logo após o término do artigo. 

b) Título em inglês. Recomenda-se, para este item e os dois seguintes, procurar revisão por um especialista em língua inglesa.

c) ABSTRACT:  Colocar a palavra ABSTRACT em caixa alta, corpo 10, seguida de dois pontos. Redigir a tradução do resumo em língua inglesa. Fonte: Times New Roman, corpo 10, para todo o resumo. 

d) Keywords: Colocar a tradução das palavras-chave em língua inglesa. Fonte: Times New Roman, corpo 10. Cada Keyword com primeira letra maiúscula e o restante em caixa baixa. Separá-las por ponto.

e) Referências: seguir normas da ABNT em uso (NRB-6023/02). Usar espaçamento 1 entre as linhas das referências e espaço 1,5 entre uma referência e outra,  alinhamento justificado.

f) Data: incluir a data de envio do artigo para publicação.

 

____________________________________________________________________________________

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS (NRB-6023/02)

Artigo de periódico:

ANTELO, Raul. A aporia da leitura. Revista Ipotesi, Juiz de Fora, v. 7, n.1, p. 31-45, jan./jun. 2003.

Livros e folhetos:

HARBONE, J.B. Introduction to ecological biochemistry. 3. ed. London: Academic Press, 1988. 382 p.

Capítulos de livros:

KUITERS, A.T.; VAN BECKHOVEN, K.; ERNST, W. H. O. Chemical influences of tree litters on herbaceous vegetation. In.: FANTA, A. (Ed.). Forest dynamics research in Western and Central Europe. Washington: Pudoc, 1986. p.140-170. 

Monografias, dissertações e teses:

ROQUE, R. M. Manejo de virola surinamensis no estuário amazônico. 1998. 75 f. Monografia (Especialização em Ciências Ambientais) – Instituto de Biologia, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 1998.

PAIVA, S.R. Aspectos da biologia celular e molecular de espécies de Plumbaginácea. 1999. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1999.

BRITO, E. O produto de chapas de partículas de madeira a partir de maravilhas de Pinus elliottii. Var. Elliottii plantado no sul do Brasil. 1995. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Florestal) – Setor de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1995.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos:

CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais… Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

Citação de citação:

MARINHO, Pedro. A pesquisa em ciências humanas. Petrópolis: Vozes, 1980 apud 

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1982.

Documentos eletrônicos:

BELLATO, M.A.; FONTANA, D.C. El nino e a agricultura da região Sul do Brasil. Disponível em:http://www.mac.usp.br/nino2.. Acesso em: 6 abr. 2001. 

CD-ROM:

KOOGAN, A.; HOUASSIS, A (Ed.) Enciclopédia e dicionário digital 98. Direção geral de André Koogan Breikman. São Paulo: Delta: Estadão, 1998. 5 CD-ROM. Produzida por Videolar Multimídia.

Artigos

Insira aqui a política desta seção

Artigos sobre Virginia Woolf

Artigos científicos sobre a escritora e crítica literária britânica Virginia Woolf.

Outros Textos (Tema Livre)

Nesta seção, são publicados textos que não contemplam a tem´´atica do número da Ipotesi, mas que os(as) editores(as), ao reconhecerem a relevância das pesquisas apresentadas para a área dos Estudos Literários, indicaram para avaliação por pares que recomendaram a publicação.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.